RPG Maker Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
MestreJujuba
MestreJujuba
Membro
Membro
Masculino Mensagens : 413
Reputação : 66
http://www.lokosmaniacos.blogspot.com

[Aula 5] Fazendo um bom jogo Empty [Aula 5] Fazendo um bom jogo

Qui Jul 15, 2010 11:56 pm
Reputação da mensagem: 100% (2 votos)
Indice desta aula:
Geral - Usando o português corretamente
1.0 - Erros de português, evite-os.
1.1 - Novas regras ortográficas.
2.0 - Usando algumas técnicas de produção de texto
2.1 - Usando algumas figuras de sintaxe
Extra - Gírias, usar ou não usar?

Opa, última aula sobre "como criar um bom jogo" \õ/
Finalmente, né?

1.0 - Erros de português, evite-os.
Parece muito óbvio, mas algumas pessoas simplesmente não ligam para erros de português tanto no jogo quanto no roteiro ou até mesmo na história. Mas o fato é que, as pessoas passam a querer não jogar seu jogo apenas por ver um erro fatal. Esse tipo de erro causa um desenteresse, é tedioso e aborrecedor ver "se abaiche!" em uma fala de personagem.
Se você sofre problemas com o português, ou se suas notas estão horriveis (LOL), leia a aula toda ^^.
Bem, visitando esse site, você pode obter uma lista com 100 erros ortográficos mais cometidos por pessoas alheias. Entretanto, o site citado não mostra algumas das palavras, portanto, fiz uma lista do que as pessoas escrevem por ai:
Spoiler:
1.1 - Novas regras ortográficas.
Como todos já sabem, a "nova ortografia" já é usada desde 01/01/2010, ou seja, é praticamente obrigatória. Mudaram-se poucas coisas, isso eu tenho que concordar, algumas novas regras foram apenas fixadas (como por exemplo o trema, que perdeu de vez seu lugar na língua portuguesa mas que não era mais utilizado por ninguém). Algumas palavras ficaram mais simples de compreender e escrever (como perdoo e voo, que perderam seus acentos).
Bem, a nova ortografia é essencialmente necessária e simples, e pode ser conferida nesse site ou na wikipédia. (prefiro que você veja o primeiro link, é menos confuso).

2.0 - Usando algumas técnicas de produção de texto
Bem, você deve estar se perguntando: "ele quer mesmo que eu use técnicas de produção de texto no meu jogo?!".
Sim, eu quero que você use, essas técnicas podem dar um clima mais misterioso e chamativo ao jogo.
Mas afinal, você as conhece? Caso não, eu explico:
Spoiler:
Claro, as porduções de texto não se limitam somente a isso, elas possuem os gêneros. Esses, foram retratados em uma aula anterior ([Aula 1] Introdução ao gênero de jogos).

2.1 - Usando algumas figuras de sintaxe
As figuras de sintaxe podem fazer uma grande diferença tanto nos textos presentes no seu projeto quanto na publicação de sua história.
Mais uma vez eu pergunto, você as conhece? Se sua resposta for não, eu explico de novo:
Spoiler:
É claro, essas só foram 3 figuras de sintaxe, sendo que no total são 12. Entretanto, as outras 9 não são tão necessárias, o que pode confundi-los. (mentira, eu só conheço 7 , nas quais, essas 3 são as únicas com algum valor :P)

Extra: Gírias, usar ou não usar?
Spoiler:
Ufa, acho que essa aula chegou ao seu fim, juntamente com a série de aulas que eu comecei a um tempinho atrás. Aqui fica minha colaboração para não só com a RMB, mas sim, com a comunidade maker. Caso você queira disponibilizar essas aulas em alguma outra comunidade, é só me avisar via PM que eu poderei autorizar ^^.

Edit: Esqueci de por os links de todas as aulas, portanto:

Aula1
Aula2
Aula3
Aula4
Aula5


Última edição por MestreJujuba em Seg Jul 19, 2010 7:59 pm, editado 1 vez(es)
R3VoX
R3VoX
Novato
Novato
Masculino Mensagens : 27
Reputação : 10

[Aula 5] Fazendo um bom jogo Empty Re: [Aula 5] Fazendo um bom jogo

Dom Jul 18, 2010 11:17 pm
Gostei muito dessa aula e em relação as gírias é preferível não usar para não cometer erros como de usar 'Ai mano beleza'caso você esteja em uma época medieval.
E é claro não usar abreviações.
allzero
allzero
Novo Membro
Novo Membro
Masculino Mensagens : 198
Reputação : 16

[Aula 5] Fazendo um bom jogo Empty Re: [Aula 5] Fazendo um bom jogo

Ter Jul 20, 2010 7:26 pm
massa, continue assim! isso ajuda muito.
ciberpyrata
ciberpyrata
Novo Membro
Novo Membro
Masculino Mensagens : 123
Reputação : 15

[Aula 5] Fazendo um bom jogo Empty Re: [Aula 5] Fazendo um bom jogo

Dom Set 12, 2010 9:07 am
muito bom cara.
yuri_vieira
yuri_vieira
Novato
Novato
Masculino Mensagens : 25
Reputação : 13

[Aula 5] Fazendo um bom jogo Empty Re: [Aula 5] Fazendo um bom jogo

Dom Set 12, 2010 11:48 am
Boa aula,concerteza,um bom português ajuda muito num jogo e também é válido lembrar(como o R3VoX disse)que se for um jogo épico,linguagem épica dever ser usada,jogo moderno,linguagem moderna,e assim por diante.
Max Keisers
Max Keisers
Membro
Membro
Masculino Mensagens : 267
Reputação : 49

[Aula 5] Fazendo um bom jogo Empty Re: [Aula 5] Fazendo um bom jogo

Ter Set 28, 2010 12:58 pm
Muito boa essas aulas, fui conferindo faço tudo certinho. Ralph *-*
eduardofel
eduardofel
Novo Membro
Novo Membro
Masculino Mensagens : 163
Reputação : 14

[Aula 5] Fazendo um bom jogo Empty Re: [Aula 5] Fazendo um bom jogo

Ter Set 28, 2010 2:50 pm
Vlw por mas uma aula manow
+rep pa vc ta ligado.....
Lhu!
Lhu!
Novo Membro
Novo Membro
Masculino Mensagens : 167
Reputação : 20

[Aula 5] Fazendo um bom jogo Empty Re: [Aula 5] Fazendo um bom jogo

Ter Jun 12, 2012 3:04 am
Muito bom cara, gostei, só terei dificuldades em me lembrar disso! Espero que eu não esqueça.
Conteúdo patrocinado

[Aula 5] Fazendo um bom jogo Empty Re: [Aula 5] Fazendo um bom jogo

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos