RPG Maker Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
MestreJujuba
MestreJujuba
Membro
Membro
Masculino Mensagens : 413
Reputação : 66
http://www.lokosmaniacos.blogspot.com

[AULA 2]  Fazendo um bom jogo Empty [AULA 2] Fazendo um bom jogo

Dom Jul 11, 2010 5:39 pm
Olá a todos, essa é minha segunda aula de como fazer um bom jogo.
Bem, caso você não tenha visto a primeira aula ainda, sugiro clicar aqui.

Indice desta aula
Geral - "Encontrando" idéias
1.0 - Idéias, onde posso tê-las?
2.0 - Aproveitando oportunidades
extra - A legalidade e a internet.

Agora que você já sabe identificar os diversos gêneros de diversos jogos, creio que já tenha pensado em qual o melhor para
seu jogo. Se ainda não pensou, acalme-se, essa aula, apesar de não estar voltada a isso, ajudará.

1.0 Idéias, onde posso tê-las?
Hmmm, parece algo dificil, não? Não, não é!
Ter uma idéia é algo realmente fácil, basta você saber como "procula-las", sim, digo procurar pois idéias não brotariam do
chão ou surgiriam das profundezas do NADA apenas por surgir. Idéias devem ser trabalhadas e lapidadas, simples idéias se tornam idéias fodásticas, basta ter apenas um pouquinho de paciência e saber que sua ideía pode ser ampliada para se tornar algo complexo, um jogo complexo. Bacana, agora você sabe que uma idéia, mesmo que boba e sem contrução nenhuma, pode vir a ser algo realmente bom. Mas nossa segunda aula não se limita a isso. Ainda não falei como encontrar uma boa idéia.

Jogos: Em especial, os jogos de RPG trazem boas histórias. Mesmo que o desenvolvimento do jogo seja ridículo, sua história pode ser legal e pode servir até de base para algo. Você agora deve estar querendo que eu cite alguns jogos, sim eu citarei:
Spoiler:
Filmes: Filmes de seu gênero, não saia por ai procurando filmes que você nunca ouviu/viu e que certamente não irá gostar.
Aqui não citarei lista, pois acabaria pondo meus filmes predilétos, gosto é gosto e cada um tem o seu, basta você ir na locadora mais próxima e ver na seção lançamentos e/ou seu gênero favorito e alugar ^^

Livros: Mais uma vez, não procure por algo que não te interesse, pode ser tedioso e arruinará seus planos.
Agora sim, posso colocar uma listinha, de livros que trazem boas idéias:
Spoiler:
Internet: Sua fiel amiga, te ajudará em tudo, simplesmente tudo que precisar. Abaixo citarei alguns sites que podem trazer a
tona algumas inspirações a você:
Spoiler:
Desenhos: Por que não? Desenhos podem trazer boas inpirações, apesar de parecerem futeis. Vejam alguns exemplos (todos serão animes, pois estes eu considero ter alguma base):
Spoiler:
2.0 Aproveitando oportunidades
Caso você tenha lido outros tutoriais/aulas que realmente ensinem a fazer uma boa história, saberá o que eu estou falando.
Oportunidades vêm do nada, quando você menos espera. Um ex. disso: sabe aquele sonho que você teve ontem e que lembrou? Que
tal usa-lo como base para algo? Pode dar certo.
Bem, a preguiça de digitar esse texto, somada com o receio de deixar o tópico imenso, me permite apenas falar isso.

extra:
Bem, acima dei alguns exemplos de filmes, jogos, livros, seiláoquemais...
Algumas pessoas podem querer baixa-los e isso é algo bem delicado, pois, baixando um dos exemplos acima, você estará conseguindo-os de graça, sem pagar por absolutamente nenhum serviço (isso é ecologicamente correto, para falar a verdade). Quando você pega um emulador, vai em um site de roms e as baixa, bem, isso pode diretamente ser considerado como pirataria, entretanto, a pirataria é efetivamente punida quando o "falsificador" acaba lucrando com isso, gerando uma certa descordancia por parte das pessoas de "boa fé", quero dizer, aquelas pessoas que apenas clicam em download após certificarem-se que terão alguma diversão jogando, assistindo ou lendo tal conteúdo.
Bem, como no Brasil esse assunto ainda pode ser considerado "em discussão", creio que, você possa baixar tais conteúdos sem a preocupação de ser preso.
Claro, não sou advogado e muito menos penso em me formar em advocacia, minhas palavras podem ser ou não válidas, você é que deve tirar suas próprias
conclusões e decisoes.

A nossa aula fica por aqui....
E ai, gostou? Achou parecida de mais com outras aulas? Achou inútil? Grande de mais (eu achei o/)? Mal organizada? Responda esse tópico!!

Dependendo da reação de vocês, continuarei com as aulas para que iniciantes / experientes sem idéias possam fazer bons jogos ^^.

Edit: Esqueci de por os links de todas as aulas, portanto:

Aula1
Aula2
Aula3
Aula4
Aula5


Última edição por MestreJujuba em Ter Jul 20, 2010 7:29 pm, editado 4 vez(es)
Naxus
Naxus
Veterano
Veterano
Masculino Mensagens : 500
Reputação : 68

[AULA 2]  Fazendo um bom jogo Empty Re: [AULA 2] Fazendo um bom jogo

Seg Jul 12, 2010 5:38 am
Bem eu gostei da sua aula, aguardo as próximas!
MestreJujuba
MestreJujuba
Membro
Membro
Masculino Mensagens : 413
Reputação : 66
http://www.lokosmaniacos.blogspot.com

[AULA 2]  Fazendo um bom jogo Empty Re: [AULA 2] Fazendo um bom jogo

Seg Jul 12, 2010 11:12 am
Que bom que é ver que alguém lê essa joça \o/
Bem, obrigado por ter a paciência de ler e esperar por mais aulas...
Mas estou meio enrolado aqui, portanto, estou demorando a faze-las o_o. (Já tenho um "roteiro" a seguir para faze-las, o problema é tempo =/)
Mas enfim...
Espero realmente estar ajudando alguém \õ/ e, bem, estou adicionando mais livros/jogos/animes/... se alguém lembrar de mais algum que realmente valha a pena, diz ^^
Pheryus
Pheryus
Membro
Membro
Masculino Mensagens : 214
Reputação : 38

[AULA 2]  Fazendo um bom jogo Empty Re: [AULA 2] Fazendo um bom jogo

Seg Jul 19, 2010 1:59 pm
Só não gostei de ter colocado CDZ nos animes bons para ter ideia. Porque você mesmo falou que mitólogia é algo interessante. ^^' \o.
MestreJujuba
MestreJujuba
Membro
Membro
Masculino Mensagens : 413
Reputação : 66
http://www.lokosmaniacos.blogspot.com

[AULA 2]  Fazendo um bom jogo Empty Re: [AULA 2] Fazendo um bom jogo

Seg Jul 19, 2010 5:02 pm
Opa! Bem lembrado!!
Estou colocando CDZ e Yu Yu Hakusho agora mesmso. ^^
allzero
allzero
Novo Membro
Novo Membro
Masculino Mensagens : 198
Reputação : 16

[AULA 2]  Fazendo um bom jogo Empty Re: [AULA 2] Fazendo um bom jogo

Ter Jul 20, 2010 7:25 pm
massa, tambem poderia colocar bleach, pois afinal é uma historia(não vou falar sobre o que se não vai demorar.) e pode ser muito util.
MestreJujuba
MestreJujuba
Membro
Membro
Masculino Mensagens : 413
Reputação : 66
http://www.lokosmaniacos.blogspot.com

[AULA 2]  Fazendo um bom jogo Empty Re: [AULA 2] Fazendo um bom jogo

Ter Jul 20, 2010 7:40 pm
Adicionei Bleach (sugestão) (não que eu ralmente ache alguma história conclusiva no anime, mas é que pediram ^^)

Adicionei "livros sobre mitologia japonesa" (é um tipo de mitologia bem engraçado, pode dar boas histórias de comédia, querem um exemplo? Pesquisem por "Kappa" na wikipédia e no google).

Adicionei "Livros Bíblicos / Bíblias" (são bons exemplos para quem gosta de jogos sobre demônios / santos / deuses / etc.)
kaique
kaique
Novato
Novato
Masculino Mensagens : 28
Reputação : 10

[AULA 2]  Fazendo um bom jogo Empty Re: [AULA 2] Fazendo um bom jogo

Qua Ago 04, 2010 2:40 pm
Obrigado li sua 1ª aula e gostei mas essa me ajudou mas aquela ñ me ajudou muito
mas ñ quer dizer que ñ ajudou.Muita gente fazem jogos baseados em filmes desenhos
ou até pegar um pouco de cada desenho
MestreJujuba
MestreJujuba
Membro
Membro
Masculino Mensagens : 413
Reputação : 66
http://www.lokosmaniacos.blogspot.com

[AULA 2]  Fazendo um bom jogo Empty Re: [AULA 2] Fazendo um bom jogo

Qua Ago 11, 2010 8:28 pm
Para maior organização do fórum, tópico movido para a área correta
Conteúdo patrocinado

[AULA 2]  Fazendo um bom jogo Empty Re: [AULA 2] Fazendo um bom jogo

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos