RPG Maker Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo

O que acharam desta 1ª aula?

0 - 0%
3 - 23%
1 - 8%
3 - 23%
6 - 46%
 
Total de votos: 13
 
MestreJujuba
MestreJujuba
Membro
Membro
Masculino Mensagens : 413
Reputação : 66
http://www.lokosmaniacos.blogspot.com

[AULA 1]  Fazendo um bom jogo Empty [AULA 1] Fazendo um bom jogo

Sex Jul 09, 2010 3:23 pm
Reputação da mensagem: 75% (4 votos)
Bem, para muitos pode parecer estranho um cara que mal "deu as caras" no fórum e já sair fazendo tutoriais esperando que alguém realmente leia-os. Sim, realmente é estranho. Eu poderia dizer até que seja uma "tosquisse" minha fazer esses tutoriais, e
posts aqui na RMB sendo que, ninguém realmente me conheça no mundo maker, mas o que posso dizer ao meu favor é:
Spoiler:
Então, aqui ficam registradas as minhas instruções para que você saiba fazer mais um bom, divertido e cativante jogo de rpg.

Indice desta aula:
Geral - Introdução ao gênero dos jogos.
1.0 - Conhecendo os gêneros de jogos.
2.0 - Escolhendo o gênero do seu jogo.

1.0 CONHECENDO OS GÊNEROS DE JOGOS
"Ahhh, legal... Ele vai falar mais um monte de coisa que eu sei"
Sim, eu vou. Mas vou também ensinar a você, caro leitor destas séries de aulas, a saber escolher o tipo de jogo que você quer
para seu jogo.

O RPG Maker e o RPG - Não dê limites à sua imaginação
Legal, você sabe que no rpg maker nós podemos fazer jogos de rpg.
Mas o que vem ao caso aqui é: o RPG Maker não se limita apenas à isso, você já levou em consideração fazer uma aventura, um jogo de puzzles ou um jogo de xadrez, usando o rpg maker? (sim, xadrez, porque não?). Aprenda a usar esse magnifico programa e claro, não fique no computador até seus olhos arderem apenas aprimorando seu conhecimento baseado no rpg maker (lê-se: deixe de ser viciado!), se divirta, faça amigos, saia! Acredite, apenas ler, mecher em scripts e em eventos não farão idéias brotarem no chão, prontas para serem colhidas. Já vi jogos horriveis, que os autores se dedicaram à faze-los apressadamente, e baseando-se em uma folha de papel e um bloco de notas com algumas coisas anotadas e, sinceramente, podiam até ter um bom enredo, roteiro, personagens, mas faltava algo: Vida. Sim, o rpg pode ter vida, e quando isso acontece, bem, você pula da cadeira e grita "PUTA QUE PARIUUUUU"* quando algo nostalgico e surpreendente acontece.

*Desculpe o palavreado, mas é que, sinceramente, já vi pessoas fazerem isso.

Os vários tipos de RPG
Bem, você ainda deve estar pensando em como fazer um jogo de xadrez no rpg maker, esqueça isso por enquanto. O rpg pode ser dividido em várias categorias, lembra daquele jogo de tabuleiro em que você fazia uma roda com amigos, escolhia seu mestre e bem, jogava!?? Pois é, tudo começou daquilo, e como clássico, nós temos o Dungeons&Dragons (lê-se: a caverna do dragão). Mas enfim... o que nos interessa aqui, são apenas 3:
Livro-jogo:
Aqui você encontrará um livro (ex: Dungeons&Dragons), com um roteiro pré-pronto, onde você escolhe as opções ao longo do jogo. Geralmente é narrado, por um Mestre (narrador, como alguns chamam). Pode parecer inútil nessa aula, não é? Eu te pergunto: você já jogou um jogo chamado Radical Dreamers?(na minha opinião, chega a ser cansativo). Depois falarei sobre esse jogo.
RPG Eletrônico:
Esse você conhece, e muito bem.
Baseia-se em uma história, apresenta opções e dilogos enormes, chegando a ser tedioso dependendo do que você irá fazer.
MMORPG:
Outro que você também conhece muito bem, é o simples RPG Online, onde você precisaria de uma conexão com internet.

2.0 ESCOLHENDO O GÊNERO DO SEU JOGO
Eu sei que você ainda está pensando no xadrez, bem, sinta-se a vontade. Antes de mais nada, antes mesmo de sua história, antes mesmo de você terminar de ler essa aula, pense: "O que eu quero fazer?". Com essa pergunta, algum idiota reponderia: "Um jogo!", esse mesmo idiota deve ganhar o título de descendente de capitão óbvio. Não quero saber que você fará um jogo, quero saber O QUE SERÁ ESSE JOGO. Uma aventura? Um RPG? Um Jogo de Puzzle? Um jogo de Tiro? Um jogo online de tudo isso junto? O que? Pense...
Agora você deve estar pensando, mas por favor, deixe para o final, antes, vou esclarecer uma coisa:
Rpg pode ser considerado uma aventura, mas com batalhas, estratégias, decisões a tomar (e textos). Quando eu disse ali em cima "Uma aventura? Um RPG", basicamente quis diferenciar esses dois, onde, a aventura se resume à jogos menos estratégicos e menos cansativos, podendo ser terminadas em algumas poucas horas, diferentemente do rpg, que demora algumas poucas horas apenas para você descobrir que fez uma coisa errada e voltar meio mundo para concertar.

A nossa aula fica por aqui....
E ai, gostou? Achou parecida de mais com outras aulas? Achou inútil? Grande de mais (eu achei o/)? Mal organizada? Responda esse tópico!!

Dependendo da reação de vocês, continuarei com as aulas para que iniciantes / experientes sem idéias possam fazer bons jogos ^^.

Edit: Esqueci de por os links de todas as aulas, portanto:

Aula1
Aula2
Aula3
Aula4
Aula5


Última edição por MestreJujuba em Seg Jul 19, 2010 8:00 pm, editado 3 vez(es)
wagnercgil
wagnercgil
Membro
Membro
Masculino Mensagens : 203
Reputação : 24

[AULA 1]  Fazendo um bom jogo Empty Re: [AULA 1] Fazendo um bom jogo

Sex Jul 09, 2010 3:31 pm
gostei,
mas tu n explico ainda cmo se faz u jogo de xadrez no rpg maker
MestreJujuba
MestreJujuba
Membro
Membro
Masculino Mensagens : 413
Reputação : 66
http://www.lokosmaniacos.blogspot.com

[AULA 1]  Fazendo um bom jogo Empty Re: [AULA 1] Fazendo um bom jogo

Sex Jul 09, 2010 9:06 pm
Que bom que gostou e, bem, esqueça o xadrez! xD
Eenquanto escrevia essa aula estava pensando em como fazer um puzzle de xadrez e não cheguei a lugar nenhum o_o.
Demoraria muito tempo, mexeria com muitas switchs, variáveis e condições, resumindo: AhhHhHHHhHHHHHHHhHHHhHAHHHH!
Se alguém tiver disposto a fazer, eu apoio moralmente \o/
l!nkin
l!nkin
Novato
Novato
Masculino Mensagens : 6
Reputação : 11

[AULA 1]  Fazendo um bom jogo Empty Re: [AULA 1] Fazendo um bom jogo

Seg Jul 26, 2010 12:06 am
Legal a aula, ela me fez refletir mais sobre o que eu realmento quero fazer.
kaique
kaique
Novato
Novato
Masculino Mensagens : 28
Reputação : 10

[AULA 1]  Fazendo um bom jogo Empty Re: [AULA 1] Fazendo um bom jogo

Qua Ago 04, 2010 2:34 pm
legal gostei como sou iniciante no forum e no rpg maker isso me ajudou um pouquinho
mas mesmo assim eu gostei
Lukolis
Lukolis
Novato
Novato
Masculino Mensagens : 26
Reputação : 8

[AULA 1]  Fazendo um bom jogo Empty Re: [AULA 1] Fazendo um bom jogo

Dom Ago 08, 2010 7:24 pm
cara muito legal
você explica muito bem
continue com as aulas =)
freysun
freysun
Novato
Novato
Mensagens : 87
Reputação : 15
http://makersbrasil.foro.bz

[AULA 1]  Fazendo um bom jogo Empty Re: [AULA 1] Fazendo um bom jogo

Dom Ago 08, 2010 8:48 pm
ótimo +rep
MestreJujuba
MestreJujuba
Membro
Membro
Masculino Mensagens : 413
Reputação : 66
http://www.lokosmaniacos.blogspot.com

[AULA 1]  Fazendo um bom jogo Empty Re: [AULA 1] Fazendo um bom jogo

Qua Ago 11, 2010 8:24 pm
Para maior organização do fórum, tópico movido para a área correta
eduardofel
eduardofel
Novo Membro
Novo Membro
Masculino Mensagens : 163
Reputação : 14

[AULA 1]  Fazendo um bom jogo Empty Re: [AULA 1] Fazendo um bom jogo

Sáb Set 11, 2010 12:37 pm
Gostei
ai xadrez ensina-mee

Ai sem parecer tolo
mas alguns jogos que eu faço
a maioria eu me vir dentro do jogo
Resumindo sonhei pa
ai axo que vai da uma boa ideia
mas ainda tou aprendendo
Lhu!
Lhu!
Novo Membro
Novo Membro
Masculino Mensagens : 167
Reputação : 20

[AULA 1]  Fazendo um bom jogo Empty Re: [AULA 1] Fazendo um bom jogo

Ter Jun 12, 2012 3:10 am
Isso ajudará muito novatos, muito bom cara ^^.
Conteúdo patrocinado

[AULA 1]  Fazendo um bom jogo Empty Re: [AULA 1] Fazendo um bom jogo

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos