RPG Maker Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
MestreJujuba
MestreJujuba
Membro
Membro
Masculino Mensagens : 413
Reputação : 66
http://www.lokosmaniacos.blogspot.com

[AULA 4] Fazendo um bom jogo Empty [AULA 4] Fazendo um bom jogo

Qui Jul 15, 2010 9:27 pm
Indice desta aula:
Geral - Fazendo seu roteiro e simplificando sua vida.
1.0 - Qual a diferença entre roteiro e história?
2.0 - 2.0 Qual a importancia de um roteiro?
3.0 - Meu roteiro está pronto, e agora?

Bem, aqui vai mais uma aula minha, caso você não tenha visto minhas 3 aulas, clique aqui, aqui e aqui.
Caso você já tenha as visto, bem, sua história já deve estar nos passos finais, pronta para se fazer um roteiro.

1.0 Qual a diferença de um roteiro e história?
Bem, confundir roteiro com história é algo comum e aceitável, principalmente na internet xD
A grande diferença de um roteiro para com uma história é basicamente uma: fatos.
Quando digo fatos, não quero me referir a aula passada, em que dividimos a história em partes, quero me referir a vida dos personagens. Pode estar meio confuso agora, eu sei disso, mas que tal continuar a ler essa aula? Bem, entenda o que é um roteiro apenas com um exemplo:

História (Presente) (citação/exemplo da aula passada)
Após ir a uma feira, conhecer uma nova amiga (Marle) e ir parar no passado, Chrono se vê obrigado a tentar resgatar a tal amiga que foi confundida com a princesa Leene, então, após concluir que Marle na verdade é uma descendente de Leene, ele recebe a missão de salvar a princesa do passado para que Marle continue a existir (Marle era decendente de Leene (raptada no passado) e que, caso morre-se, Marle não existiria).

Roteiro (Descrição da História - Presente)
Chrono é acordado pela sua mãe, para que possa chegar a tempo na feira da TimeSquare (não me lembro se era esse o nome em Chrono Trigger). Ele vai até lá e acaba esbarrando com Marle, esta, se torna sua amiga quando Chrono lhe devolve o colar que caiu no chão (devido o esbarrão). Chrono e Marle vão à apresentação de Lucca, melhor amiga de Chrono, que mostrará ao publico uma de suas inveções: uma máquina teletransportadora.
Marle pede para testar a máquina e supreende a todos quando seu colar começa a brilhar e faz com que a mesma seja sugada por uma espécie de portal.... [continua]

Viram a diferença? Um roteiro praticamente descreverá a sua história por completo, dando ênfase em alguns detalhes, aumentando a facilidade para com a futura programação e desenvolvimento do seu jogo.

2.0 Qual a importância de um roteiro?
Bem, apesar de não ser fundamental, um roteiro servirá apenas para simplificar a sua vida (ou dos programadores do jogo).
Com um roteiro, você saberá por onde começar, quero dizer, você saberá como deve ser os mapas e o encontro dos personagens e monstros. Muitas pessoas não gostam de fazer roteiros pela dificuldade ou até mesmo preguiça, o que eu acho absurdamente estranho, apesar de saber que uma pessoa pode sim continuar/começar uma história sem roteiro. Outra coisa importante que o roteiro traz são as falas dos personagens, apesar de parecer estranho. Para comprovar isso, veja esse trecho:

"Ele vai até a feira e acaba esbarrando com Marle"

Viu? Não, né? Eu vi:

"Marle: Ai!!! Você não olha por onde anda não? Ah, me desculpe, eu também não prestei atenção. Oh não! Meu colar sumiu!!" (simplesmente Chrono não tem fala nenhuma no jogo, a não ser em um dos finais)

Haha, por essa você não esperava.
Bem, eu apenas estou sugerindo a criação de um roteiro antes de começar a fazer o jogo própriamente dito. Caso você queira fazer um, continue a ler a aula, garanto que não será desperdício maior de tempo.

3.0 - Meu roteiro está pronto, e agora?
Poxa, bacana, você já terminou seu roteiro (ou pelo menos fez algo). Mas como assim "e agora?", agora é só "partir pro abraço", quero dizer, começar a criar o seu jogo. Tá certo, não era isso que você queria... Bem, algumas pessoas tem dúvidas (ou eu acho que tenham) do que fazer com o roteiro após feito. Algumas escolhem mostrá-lo ao seus futuros gammers (jogadores) e outras preferem esconde-lo. Eu, particurlamente, iria sugerir que você não mostrasse seu roteiro a mais ninguém (claro, salvando apenas as pessoas de sua equipe, caso tenha uma). Isso pois, mostrando seu roteiro, qualquer pessoa poderia desvendar o jogo antes mesmo de jogar, isso acontece porque você estará praticamente escrevendo um detonado sobre seu próprio jogo. E tem mais uma coisa: após revelar seu roteiro, alguma pessoa poderia simplesmente lê-lo e copiar partes (ou até mesmo todo) dele, estragando mais uma vez o seu trabalho.

Mas enfim...
A nossa aula fica por aqui...
E ai, gostou? Achou parecida de mais com outras aulas? Achou inútil? Grande de mais (eu achei o/)? Mal organizada? Responda esse tópico!!
Dependendo da reação de vocês, continuarei com as aulas para que iniciantes / experientes sem idéias possam fazer bons jogos ^^.

Edit: Esqueci de por os links de todas as aulas, portanto:

Aula1
Aula2
Aula3
Aula4
Aula5


Última edição por MestreJujuba em Seg Jul 19, 2010 8:01 pm, editado 1 vez(es)
allzero
allzero
Novo Membro
Novo Membro
Masculino Mensagens : 198
Reputação : 16

[AULA 4] Fazendo um bom jogo Empty Re: [AULA 4] Fazendo um bom jogo

Sex Jul 16, 2010 3:00 pm
parabenz! continue assim! suas aulas são muito uteis, isso pode ajudar muitos makers, principalmente os novatos.
Alucard_2
Alucard_2
Administrador
Administrador
Masculino Mensagens : 823
Reputação : 57
http://www.não tenho site ainda.com.nada

[AULA 4] Fazendo um bom jogo Empty Re: [AULA 4] Fazendo um bom jogo

Sex Jul 16, 2010 6:42 pm
Estou gostando das suas aulas, elas são criativas e realmente explicativas. Muito obrigado, rep+!
Apesar de serem grandes, elas são extremamente úteis!
MestreJujuba
MestreJujuba
Membro
Membro
Masculino Mensagens : 413
Reputação : 66
http://www.lokosmaniacos.blogspot.com

[AULA 4] Fazendo um bom jogo Empty Re: [AULA 4] Fazendo um bom jogo

Qua Ago 11, 2010 8:31 pm
Para maior organização do fórum, tópico movido para a área correta
Lhu!
Lhu!
Novo Membro
Novo Membro
Masculino Mensagens : 167
Reputação : 20

[AULA 4] Fazendo um bom jogo Empty Re: [AULA 4] Fazendo um bom jogo

Ter Jun 12, 2012 2:57 pm
Legal cara, voçe esta de parabéns! +1Rep.
Conteúdo patrocinado

[AULA 4] Fazendo um bom jogo Empty Re: [AULA 4] Fazendo um bom jogo

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos