RPG Maker Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
dienifer
dienifer
Membro
Membro
Feminino Mensagens : 393
Reputação : 41

Tutorial de como usar o rpg maker xp Empty Tutorial de como usar o rpg maker xp

Qua Ago 04, 2010 3:36 am
Reputação da mensagem: 100% (2 votos)
Antes de Tudo voce tem que ter uma historia pois sem ela nao havera jogo.Entao lapis e papel na mao e comece a imaginar, pense em mosntros, cidadoes etc.Depois de tudo é so aprender a usar!!!e eu to aqui pra isso

Introdução
A interface do RMXP

Para quem vai começar no RPG Maker XP, nós aconselhamos que primeiro se acostume com a interface geral do programa. Aqui está ela:
Tutorial de como usar o rpg maker xp Tutoinicintrimg1
Iniciemos pelos botões de funções ligadas ao PROJETO - estas são basicamente todas as funcionalidades para a criação do seu jogo.
1. Criar um novo projeto: Serve para criar um projeto novo no RMXP (RPG Maker XP).
2. Abrir um projeto existente: Serve para abrir um projeto já criado e desencriptado do RMXP.
3. Salvar projeto: Salva seu projeto de acordo com a pasta que escolher.
4. Layer 1: Esta é a primeira camada usada no mapeamento. Ela é a camada que ficará abaixo da segunda e terceira camadas. Ou seja, nesta camada você usará o chão, paredes e mais algumas coisas.
5. Layer 2: Esta é a segunda camada de mapeamento, onde vai a maioria dos objetos secundários, como árvores, cercas, etc.
6. Layer 3: Na terceira camada de mapeamento vai tudo o que ficará por cima da primeira e segunda camada, como por exemplo: janelas, panelas em cima de mesas e até mesmo, em alguns casos, árvores aparecendo na frente de casas.
7. Layer 4 (Edição de Eventos): Esta é, sem dúvida alguma, a camada mais importante do seu projeto, pois é nela que ficarão todos os eventos do jogo, desde simples NPCs (personagens não jogáveis), até complexos sistemas.
8. Zoom 1/1: Clicando aí você terá a visão mais aproximada do seu jogo. Também é o campo de visão que seu personagem tem ao jogar.
9. Zoom 1/2: Dá-lhe uma visão mais ampla que o Zoom 1/1.
10. Zoom 1/4: Dá-lhe uma visão quatro vezes maior que o Zoom 1/1 e 2 vezes maior que o Zoom 1/2.
11. Banco de Dados: Este é o coração e a alma do jogo. É aqui que toda a base é montada. Aqui escolhemos as classes, personagens, inimigos, armas, armaduras, itens, a aparência do jogo, os gráficos, tilesets, e todo o resto que fará parte do seu jogo.
12.Respucer Manager: Aqui é onde você importa os gráficos e os sons para o seu jogo, como, por exemplo, ícones, windowskins, titles, telas de game over, tilesets, BGMs, e tudo mais.
13. Editor de Scripts: Esta é a aba mais “complicada” do RMXP, porque ela trata de uma linguagem de programação chamada de script(Ruby Game Scripting System). Com ela você pode modificar quase tudo em seu jogo, livrando-o assim do clichê.
13.
14. Teste de som: Aqui você poderá facilmente testar e ouvir os sons e músicas do seu projeto.
15. Testar Jogo: Esta opção serve para jogar uma prévia do seu jogo, para testar alguns bugs e a jogabilidade. Dica: Segure a tecla CTRL durante a caminhada e poderá atravessar objetos não atravessáveis, apenas para testar!
Vejamos agora as FERRAMENTAS que nos facilitam a criação do jogo. Algumas delas você já deve conhecer:
1. Cortar: Esta é uma ferramenta padrão do Windows. Simplesmente corta (elimina) alguma coisa e deixa preparado para colar em algum lugar.
2. Copiar: Mais uma vez esta é uma ferramenta padrão do Windows. Você copia algo e deixa preparado para colar em outro lugar.
3. Colar: Cola algo que tenha sido copiado ou cortado de outro lugar, como citado acima. Novamente, padrão do Windows. Dica: Cortar (CTRL+X), Copiar (CTRL+C), Colar (CTRL+V).
4. Deletar: Elimina algo.
5. Desfazer: Esta é uma ferramenta muito útil. Errou alguma coisa? Clique nesse botão, e a sua última ação será desfeita.
6. Lápis: Ferramenta essencial para se construir um mapa, porque é com o lápis que você desenhará quase todo o seu mapa.
7. Retângulo: Ferramenta que funciona arrastando o mouse pelo mapa, ela vai construindo e repetindo o que você selecionou no tileset.
8. Círculo: Basicamente faz a mesma coisa que a ferramenta Retângulo, porém em forma de círculo.
9. Preencher: Preenche toda uma área com uma parte que você escolheu do tileset.
10. Selecionar: Use esta ferramenta para selecionar uma parte do mapa e arrastá-la para outro local, ou até mesmo para copiar para outro mapa.
Por fim, temos a área destinada aos MAPAS:
Tutorial de como usar o rpg maker xp Tutoinicintrimg4
1. Área dos tilesets: Aqui aparece o tileset que você está usando para o mapa atual.
2. Árvore de mapas: Aqui ficam registrados todos os mapas e sub-mapas do seu projeto.
3. Área de mapeamento: Aqui está uma das partes mais importantes da interface. É nela que você criará todos os mapas do seu jogo, colocando tiles e eventos.
Podemos também usar algumas teclas para facilitar a navegação pelo RMXP e, assim, criar o nosso jogo muito mais rapidamente. Vejamos então os principais ATALHOS:

Comandos usáveis durante a edição do jogo:

F1: Mostra o arquivo de ajuda do RMXP.
F5: Muda para a primeira camada de mapeamento.
F6: Muda para a segunda camada de mapeamento.
F7: Muda para a terceira camada de mapeamento.
F8: Muda para a quarta camada de mapeamento (camada para edição de eventos).
F9: Abre o Database/Banco de Dados.
F10: Abre o Resource Manager.
F11: Abre o Editor de Scripts.
F12: Testa o Jogo.
CTRL + T: Move todos os eventos para onde você quiser.
CTRL + O: Abrir um projeto.
CTRL + S: Salvar o projeto.
CTRL + N: Criar um novo projeto.
CTRL + F: No Editor de Scripts, procura um pedaço de texto no script onde você se encontra.
CTRL + SHIFT + F: No Editor de Scripts, procura um pedaço de texto em todos os scripts do seu jogo.

Comandos usáveis durante um teste do jogo:

F1: Abre uma janela com as opções de jogabilidade.
F2: Mostra os FPS (Frames por segundo) do jogo.
F9: Mostra uma janela que permite ativar/desativar switches e variáveis, para facilitar os testes do jogo. Só funciona se o projeto for testado dentro do Editor. Quando você divulgar o seu jogo para outras pessoas, elas não poderão usar este atalho.
F12: Reinicia o jogo.
CTRL + Movimentos do personagem: Permite a você atravessar objetos definidos como não atravessáveis (paredes, eventos, e etc) para facilitar os testes do jogo. Só funciona se o projeto for testado dentro do Editor. Quando você divulgar o seu jogo para outras pessoas, elas não poderão usar este atalho


espero que tenham gostado deste tutorial :):
Alucard_2
Alucard_2
Administrador
Administrador
Masculino Mensagens : 823
Reputação : 57
http://www.não tenho site ainda.com.nada

Tutorial de como usar o rpg maker xp Empty Re: Tutorial de como usar o rpg maker xp

Seg Ago 09, 2010 11:17 pm
Primeiramente, desculpe por não ter comentado antes, acabei deixando passar.
Eu achei que o tutorial ficou bem explicado, passo a passo, com imagens explicativas e indicações, meus parabéns, rep+! Explicasse toda a interface básica do RMXP!
dienifer
dienifer
Membro
Membro
Feminino Mensagens : 393
Reputação : 41

Tutorial de como usar o rpg maker xp Empty Re: Tutorial de como usar o rpg maker xp

Ter Ago 10, 2010 12:57 am
Reputação da mensagem: 0% (2 votos)
que bom que você gostou Alucard
e tambem eu pesso a um moderador mover o Topico para Tutoriais RPG MAKER XP
bom espero que atendaam meu pedido moderadores
e tambem me desculpem pelo meu descuido
Becel
Becel
Veterano
Veterano
Masculino Mensagens : 528
Reputação : 42
http://nozes-e-amendoins.forumeiros.com

Tutorial de como usar o rpg maker xp Empty Re: Tutorial de como usar o rpg maker xp

Qui Ago 12, 2010 8:58 pm
Reputação da mensagem: 0% (1 votos)
Tópico movido para a secção correcta.
carlos III
carlos III
Novato
Novato
Masculino Mensagens : 38
Reputação : 10

Tutorial de como usar o rpg maker xp Empty Re: Tutorial de como usar o rpg maker xp

Qui Jan 13, 2011 8:00 pm
Eu tô procurando algo mais complicado.Cê sabe como eu faço pra por um evento sobre outro?(Ex:cavaleiro subindo sobre o cavalo).
ciberpyrata
ciberpyrata
Novo Membro
Novo Membro
Masculino Mensagens : 123
Reputação : 15

Tutorial de como usar o rpg maker xp Empty Re: Tutorial de como usar o rpg maker xp

Sex Jan 14, 2011 1:40 am
Data do tópico: Qua Ago 04, 2010 6:36 am
Acho q não precisava reviver ele...
Conteúdo patrocinado

Tutorial de como usar o rpg maker xp Empty Re: Tutorial de como usar o rpg maker xp

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos