- JhonnNovo Membro
- Mensagens : 114
Reputação : 48
[RMVX] Anotações
Qua Jul 14, 2010 5:54 pm
Anotações
por DarkChocobo
por DarkChocobo
Introdução
Esse script cria uma janela em que o herói poderá ver certos textos editados por você. Você pode criar desde uma lista de objetivos no jogo para o jogador fazer, até uma simples e comum lista de compras.
Funções
- Você pode fazer com que um ícone diferente apareça para cada texto da lista
- Você pode mudar a cor de cada um dos textos para que o(s) mesmo(s) fique(m) em destaque.
- Você pode configurar um texto para aparecer somente após a ativação de uma switch ou após uma variável ter um valor específico, ou até ambos switches e variáveis terem valores específicos.
- Você pode alterar os textos e as cores dos mesmos ao decorrer do jogo, de acordo com a história de seu jogo.
- Você pode colocar comandos para mostrar variáveis, switches, dinheiro, etc., com comandos semelhantes aos comandos utilizados pelos textos do maker.
Como usar
Crie um novo script na lista de scripts do editor e cole o código abaixo.
É importante configurar o script antes de usá-lo, para configurá-lo, siga as instruções contidas no próprio script. Ao apertar o botão "B", o jogador será redirecionado à Scene_Map, se você desejar mudar isto, vá até a linha 160. Você pode juntar esse script ao script 'A 4ª Opção', para isto edite o script 'A 4ª Opção' para redirecionar à este script, e edite a linha 160 deste script para redirecionar o jogador à Scene_Title.
Uma demo do script pode ser baixada aqui.
Script
- Código:
=begin
[ =================================================================== ]
[ =================================================================== ]
[ ============= ] script CRIADO POR: [ ============= ]
[ ============= ] [ ============= ]
[ ============= ] >>> Dark Chocobo [ ============= ]
[ ============= ] [ ============= ]
[ ============= ] [ ============= ]
[ ============= ] > Anotações < [ ============= ]
[ ============= ] [ ============= ]
[ ============= ] Agradecimento à: [ ============= ]
[ ============= ] > Jão Rafael [ ============= ]
[ ============= ] [ ============= ]
[ ============= ] [ ============= ]
[ =================================================================== ]
[ ============ ] Mais scripts de Dark Chocobo em: [ ============ ]
[ ============ ] DarkChocoboscripts.4shared.com [ ============ ]
[ =================================================================== ]
[ =============== ] : Comunidade RPG Maker VX : [ =============== ]
[ ===== ] http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=40232098 [ ==== ]
[ =================================================================== ]
[ =================================================================== ]
Resumo:
- Esse script cria uma janela em que o herói poderá ver certos textos
editados por você.
- Use sua imaginação, você pode criar des de uma lista de objetivos no
jogo para o jogador faser, até uma simples e comum lista de compras.
Funções:
- Você pode faser com que um ícone diferente apareça para cada texto da
lista
- Você pode mudar a cor de cada um dos textos para que o(s) mesmo(s)
fique(m) em destaque.
- Você pode configurar um texto para aparecer somente após a ativação
de uma switch ou após uma variável ter um valor específico, ou té
âmbos switch e variáeis terem valores específicos.
- Você pode alterar os textos e as cores dos mesmos ao decorrer do jogo,
de acordo com a história de seu jogo.
Instruções:
- Você pode editar nas linhas 90 até 96 as configurações da janela.
- Você pode utilizar alguns comandos especiais no seu texto:
> Exibir Variável:
\\v[ID]
> Exibir sim/não se uma switch estiver ativada ou não:
\\s[ID]
> Exibir o nome de um herói:
\\h[ID]
> Exibir o nome da arma utilizada pelo herói:
\\w[ID]
> Exibir o nome da classe do herói:
\\c[ID]
> Exibir o dinheiro do grupo:
\\g[ID]
> Exibir o nome da música configurada para o mapa atual:
\\b
> Exibir o número de membros no grupo:
\\p
- Apartir da linha 111 estão arquivados as configurações de seus textos,
para adicionar novos textos basta criar uma nova linha em baixo e
seguir o exemplo acima.
ATENÇÃO: certifique-se de que todos os colchetes( "[" e "]" ) e
vírgulas( , ) estão colocadas de forma correta para que tudo funcione
corretamente.
- Para chamar este script use o comando abaixo:
$scene = DC_Anotações.new
- Para alterar as configurações dos textos ao decorrer do jogo chame um
script e escreva:
$DarkChocoboscripts["Anotações"]["Textos"][N] = [
sendo 'N', o número do texto desejado.
e logo abaixo reescreva as configurações do texto desejado:
["Texto 01" , [ 0 , 0 , 255 ], 0 , 0 , [ 0 , 0 ]]
Exemplo:
Chame um script nos eventos desta forma:
$DarkChocoboscripts["Anotações"]["Textos"][2] = [
["Texto 02" , [ 0, 0, 255], 2, 0, [ 0, 0]]
Observação Final: (apenas para quem sabe mecher em script)
- Ao apertar o botão "B", o jogador será redirecionado à Scene_Map, se você
deseja mudar isto, vá até a linha 196 e edite isto.
=end
# Cria as configurações iniciais do script.
$DarkChocoboscripts = {} if $DarkChocoboscripts.nil?
$DarkChocoboscripts["Anotações"] = {}
$DarkChocoboscripts["Anotações"]["Título"] = "Banco de Dados"
$DarkChocoboscripts["Anotações"]["Tamanho da Fonte"] = 32
$DarkChocoboscripts["Anotações"]["Windowskin da Janela"] = "" # O Arquivo deve estar na pasta System
$DarkChocoboscripts["Anotações"]["Imagem de Fundo"] = "" # O arquivo deve estar na pasta Pictures
$DarkChocoboscripts["Anotações"]["Distância do Topo"] = 32
$DarkChocoboscripts["Anotações"]["Distância Entre os Textos"] = 4
$DarkChocoboscripts["Anotações"]["Transparência da Janela"] = 200 # 0~255
# Não altere o valor abaixo:
$DarkChocoboscripts["Anotações"]["Textos"] = [
# Texto Aqui: Digite o texto desejado
# icone x: posição x do icone desejado
# icone y: posição y do icone desejado
# opacity: opacidade do icone (transparência)
# color: cor do texto (de acordo com o arquivo window da pasta system)
# switch: switch necessária para a visualisação do texto
# var_id: id da variável necessária para visualisação do texto
# var_val: valor mínimo necessário da variável para visualisação do texto
# ex:
#["Texto Aqui" , [icone_x, icone_y, opacity], color, switch, [var_id, var_val]],
["Texto 00" , [ 0 , 0 , 255 ], 0 , 0 , [ 0 , 0 ]],
["Texto 01" , [ 0 , 0 , 255 ], 0 , 0 , [ 0 , 0 ]],
["Texto 02" , [ 0 , 0 , 255 ], 0 , 0 , [ 0 , 0 ]],
["Texto 03" , [ 0 , 0 , 255 ], 0 , 0 , [ 0 , 0 ]],
["Texto 04" , [ 0 , 0 , 255 ], 0 , 0 , [ 0 , 0 ]]
] # Observação importante: 'O último texto não deve apresentar uma vírgula no final.'
class Game_Party < Game_Unit
def actors
return @actors
end
end
class DC_Window_Anotações < Window_Base
def initialize
super(0,0,544,416)
windowskin_name = $DarkChocoboscripts["Anotações"]["Windowskin da Janela"] == "" ? "Window" : $DarkChocoboscripts["Anotações"]["Windowskin da Janela"]
self.windowskin = Cache.system(windowskin_name)
if $DarkChocoboscripts["Anotações"]["Imagem de Fundo"] != ""
self.contents.dispose
self.contents = Bitmap.new(Cache.picture($DarkChocoboscripts["Anotações"]["Imagem de Fundo"]))
end
refresh
end
def refresh
backup = self.contents.font.size
self.contents.font.size = $DarkChocoboscripts["Anotações"]["Tamanho da Fonte"] == 0 ? backup : $DarkChocoboscripts["Anotações"]["Tamanho da Fonte"]
self.contents.font.color = system_color
self.contents.draw_text(4, $DarkChocoboscripts["Anotações"]["Distância do Topo"],
self.contents.width, $DarkChocoboscripts["Anotações"]["Tamanho da Fonte"], $DarkChocoboscripts["Anotações"]["Título"], 1)
self.contents.font.color = normal_color
self.contents.font.size = backup
y = WLH + $DarkChocoboscripts["Anotações"]["Distância do Topo"] + $DarkChocoboscripts["Anotações"]["Tamanho da Fonte"]
for i in 0 ... $DarkChocoboscripts["Anotações"]["Textos"].size
y += WLH + $DarkChocoboscripts["Anotações"]["Distância Entre os Textos"]
show = false
if set_switch(i) and set_var(i) then show = true end
unless show
y -= WLH + $DarkChocoboscripts["Anotações"]["Distância Entre os Textos"]
next
end
set_color(i)
set_icon(i, y)
text = $DarkChocoboscripts["Anotações"]["Textos"][i][0]
text.gsub!(/\\V\[([0-9]+)\]/i) { $game_variables[$1.to_i] }
text.gsub!(/\\S\[([0-9]+)\]/i) { $game_switches[$1.to_i] == true ? "Sim" : "Não" }
text.gsub!(/\\H\[([0-9]+)\]/i) { $1.to_i != 0 ? $game_actors[$1.to_i].name : $game_actors[$game_party.actors[0]].name }
text.gsub!(/\\W\[([0-9]+)\]/i) { $1.to_i != 0 ? $game_actors[$1.to_i].weapons[0].name : $game_actors[$game_party.actors[0]].weapons[0].name }
text.gsub!(/\\C\[([0-9]+)\]/i) { $1.to_i != 0 ? $data_classes[$game_actors[$1.to_i].class_id].name : $data_classes[$game_actors[$game_party.actors[0]].class_id].name }
text.gsub!(/\\G/i) { $game_party.gold }
text.gsub!(/\\B/i) { load_data(sprintf("Data/Map%03d.rvdata", $game_map.map_id)).bgm.name }
text.gsub!(/\\P/i) { $game_party.actors.size }
self.contents.draw_text(32, y, self.contents.width, WLH, text)
end
end
def set_color(i)
self.contents.font.color = text_color($DarkChocoboscripts["Anotações"]["Textos"][i][2])
end
def set_icon(i, pos_y)
x = $DarkChocoboscripts["Anotações"]["Textos"][i][1][0]
y = $DarkChocoboscripts["Anotações"]["Textos"][i][1][1]
o = $DarkChocoboscripts["Anotações"]["Textos"][i][1][2]
bitmap = Cache.system("IconSet")
rect = Rect.new(x*24, y*24, 24, 24)
self.contents.blt(4, pos_y, bitmap, rect, o)
end
def set_switch(i)
return true if $DarkChocoboscripts["Anotações"]["Textos"][i][3] == 0
return $game_switches[$DarkChocoboscripts["Anotações"]["Textos"][i][3]]
end
def set_var(i)
return true if $DarkChocoboscripts["Anotações"]["Textos"][i][4][0] == 0
return $game_variables[$DarkChocoboscripts["Anotações"]["Textos"][i][4][0]] >= $DarkChocoboscripts["Anotações"]["Textos"][i][4][1]
end
end
class DC_Anotações < Scene_Base
def start
@note = DC_Window_Anotações.new
@note.opacity = $DarkChocoboscripts["Anotações"]["Transparência da Janela"]
create_menu_background if $DarkChocoboscripts["Anotações"]["Transparência da Janela"] != 255
end
def update
update_menu_background if $DarkChocoboscripts["Anotações"]["Transparência da Janela"] != 255
@note.update
if Input.trigger?(Input::B) then Sound.play_cancel
$scene = Scene_Map.new # Edite esta linha
end
end
def terminate
@note.dispose
dispose_menu_background if $DarkChocoboscripts["Anotações"]["Transparência da Janela"] != 255
end
end
Créditos e Agradecimentos
- Criado por DarkChocobo
- Demo por Shikaku Tenshi
- Backup da antiga RMB restaurado por Jhonn
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|