RPG Maker Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Baranon
Baranon
Novo Membro
Novo Membro
Masculino Mensagens : 133
Reputação : 43
http://libromentis.wordpress.com

Por que utilizar o RPG Maker 2003 Empty Por que utilizar o RPG Maker 2003

Seg Jul 23, 2012 1:24 pm
Reputação da mensagem: 100% (5 votos)
Por que utilizar o RPG Maker 2003
Quando você faz um projeto tem que pensar em muitas coisas. Roteiro, personagens, geografia do game, tempo, paradoxos, puzzles, sistemas; entre muitas outras coisas.
Contudo uma delas é de mais vital importância... Qual a plataforma a se utilizar. Para cada tipo de game existe uma plataforma mais indicada, dentro do mundo dos RPGs a mais conhecida é o RPG Maker. Mas não existe apenas um, existem várias versões do programa e a maior parte das pessoas pensão "Ahh, vou usar o mais avançado que é o melhor", nem sempre é uma verdade.

Nós que jogamos RPG sabemos de uma regra básica, então sugiro uma analogia:

Um monstro de fogo entra em combate com você, mas não vai adiantar nada usar ataques de fogo contra ele, mesmo que seja sua magia mais forte; gelo ou água, dependendo como o prisma de elementos está definido, é o ataque mais indicado.

Outra analogia:

Você está em uma batalha, o máximo de Mp que você possui é 100, a sua magia mais forte gasta 90 de Mp. Após usar a magia você fica com 10 de Mp, ai você usa um item que recupera 100% do Mp; você acaba de desperdiçar 10 Mp de graça, poderia ter usado um ataque mais fraco para colocar o resto da mana em jogo o que talvez fosse o golpe de misericórdia, economizando um item que geralmente é caro.

O mesmo se aplica as ferramentas que utilizamos. As vezes um game de determinada configuração que você criou fica muito bem no VX, mas ficaria mais legal ainda no 2003 pelo seu ar "retro" ou no XP que na minha opinião é uma ferramenta intermediária.

Por que o 2003?
O RPG Maker 2003 é essencial para quem está começando, ensina basicamente a usar eventos para criar sistemas de jogo. É totalmente indicado quando seu RPG tem uma configuração de Final Fantasy dos antigos, mais de um personagem, com batalhas laterais, cenários diferentes. Já vi muitos scripts de batalhas laterais no XP e VX, mas nada se compara ao bom e velho 2003.

Quando seria mais indicado usar o XP?
XP tem um ar elegante e um visual maior em termos de escala, não são gráficos pequenos e as batalhas também são muito bonitas em 1ª pessoa. É indicado quando as batalhas serão em primeira pessoa ou variações dessa; quando existe a necessidade de vários cenários diferentes; mas principalmente quando seu game vai levar um misto de scripts com eventos. Isso porque o XP é a plataforma de transição do 2003 para o VX e seu sistema de scripts é um pouco limitado quando comparamos com o VX que permite maior mobilidade dentro de comandos e variaveis.

E o VX quando seria melhor usá-lo?
A melhor indicação são em Actions RPG, um Zelda, ou no estilo Earth Bound naquele script fabuloso de batalha que o MakervxUser postou. Ai sim o game fica muito bom, mas sinceramente usar o sistema de batalha padrão de VX, não dá. Falo dos Actions porque o VX tem um gráfico bem indicado para isso, um Action RPG fica elegante no VX, coisa que eu já não acho no XP que é um pouco mais rustico. Outro tipo de RPG que fica muito bom no VX é o Tatic RPG que na minha opinião é o melhor.

Bom, mas tem também o VX Ace
Sobre esse não posso opinar, porque nunca usei, mas prestem atenção no que vem em seguida.

A melhor plataforma que você pode programar é a que você mais se identifica. Isso porque não adianta eu aqui que uso o 2003 direto depois que dei fim no meu Pc e fui pro netbook, ir programar no Ace, isso leva tempo e adaptação deixando o projeto mais demorado e enfadonho.
Lembrem-se a Excalibur na mão do mago de nada vale, e o melhor cetro de magia na mão do Rei Arthur é só para coçar as costas. Cada um use a ferramenta que lhe é apropriada.

Como fazer um bom game no RPG Maker 2003?
Em todo maker o que vale é sugar os recursos ao máximo. Ai você pensa "O 2003 é o que tem menos recurso". Isso porque scripts aqui não valem de nada, você só pode contar com os eventos, mas em matérias de eventos e o que você pode fazer com eles, as opções são vastas.

Um bom game tem uma boa história, até hoje para mim ninguém desbancou Chrono Trigger, e até mesmo pela SquareSoft o enredo é o melhor de todos os tempos. Já que o 2003 tem menos recursos a história tem que ser bem escríta.

Abuse dos mapas, clássicos. Você pode compilar com um pouquinho de Photoshop gráficos de makers mais avançados para o pobre 2003. Em relação a mapas o 2003 tem uma vantagem, a anos, loucos vem fazendo gráficos para essa plataforma, vejam em Charas-Project a quantidade de recursos que vocês podem arrancar.

Batalhas laterais são melhores no 2003, abuse desse recurso, armas diferentes quando equipadas ao bom estilo de FF, lotes de opções de monstros laterais e muitas animações para a pancadaria ficar emocionante.

Outro recurso que você pode usar é o Mp3, sim 2003 roda mp3 e com Formatfactory (dica do Alucard_2) você pode baixar a qualidade de alta para média sem problema de afetar a sonoridade da música, baixando o peso do game. Alias para o 2003 tem montes de utilitários, use e abuse deles.

E aqui vem algo que poucas pessoas pensão. 2003 não tem problema de incompatibilidade. Os scripts as vezes quando colocados juntos para trabalhar, agem de forma inesperada as vezes, causando erros que impedem do programa ser iniciado. O 2003 não tem esse problema, porque os eventos sempre são compativeis uns com os outros desde que não haja conflito entre switchs e variáveis.

Fã-mades no 2003 são um arraso exemplo, para programar um game estilo Earth Bound no XP existe um pré-pack cheio de configurações para ficar igualzinho ao game. Agora imagine o tempo que o maker não levou para programar tudo. Se vocês verem esse pack e os scripts verão a complexidade da coisa. Se você usar o RPG Maker 95 e um bom photoshop, PUF! Problema resolvido em bem menos tempo. Por que? O RPG Maker 95 já tem a configuração do Earth Bound praticamente pronta. Claro que se você fizesse um fã-made de Chrono Trigger no 2003 ou 95 seria basicamente impossível com o mesmo sistema de batalha do original.

Outra vantagem do 2003, as pessoas dão mais valor pra games feitos em plataformas antigas, pois os bons maker valorizam o esforço do outro, visto que 2003 tem menos ferramentas, mais o caboclo vai ter que se esforçar para desbancar os outros games mais avançados. Faça uma experiencia, junte dois personagens como eu fiz Samus e Zero, em uma batalha em Zebes contra Mother Brain e Sigma, no estilo lateral... acreditem as pessoas ficam curiosas para ver o resultado e isso vale para todos os makers e não só para personagens famosos. Imaginem uma história onde o antagonista tenta resgatar a princesa do protagonista antes dele e tenta cortejá-la tentando mostrar algo que raramente acontece nos RPGs, mostrar o ponto de vista dele... as vezes ele não seja mal, mas apenas goste de castelos negros e calabouços e o "herói" é um babaca, mauricinho, de nariz empinado que vive tentando se exibir para qualquer rabo de saia.
Esse tipo de história chama atenção, porque foge do que temos estereotipado a séculos, que todo herói é bom e todo vilão é mal. Falem isso pro Magus de Chrono Trigger ou Ianus se minha memória não falha que tinha um mãe possessa pelo desejo de poder e uma irmã que foi perdida nas entranhas do tempo; acreditem qualquer filhinho de mamãe fica mal nessas situações.

Peço desculpas se ofendi algum colega por causa de minhas opiniões e colocações, eu apenas quis mostrar um ponto de vista diferente só pra levantar o animo da galera que curte o 2003 e anda um pouco devagar e ver se atraímos novos adeptos a nossa causa.

Agradeço a todo mundo que vem apoiando o fórum e aproveito o tópico para duas notícias breves.

A fábrica Forja dos Anões está a disposição de quem precisar de algum sistema baseado em eventos, indiferente da plataforma, eu dou um jeito e faço o sistema mesmo que meu bom netbook não rode nem o XP, nem o VX, nem o Ace por causa da resolução. (Afinal negócios são negócios).

O projeto Metroid Z será entregue com data máxima até dia 31 de agosto desse ano aqui na RPG Maker Brasil e no meu Blog no link http://libromentis.wordpress.com/category/games/metroid-z/
Comecei com essa frescura de blog a pouco tempo.

Bom se eu não podia ter dado esses avisos alguém por favor me avise, as vezes esqueço algumas regras. Não quero causar problemas.
Obrigado por você que leu e até a próxima.
Best_Eventer
Best_Eventer
Novato
Novato
Masculino Mensagens : 50
Reputação : 16

Por que utilizar o RPG Maker 2003 Empty Re: Por que utilizar o RPG Maker 2003

Seg Jul 23, 2012 2:10 pm
Nossa velho. isso faz muito sentido!!!
Agora notei que eu sou um lixo. + Rep
MakervxUser
MakervxUser
Novato
Novato
Masculino Mensagens : 21
Reputação : 15

Por que utilizar o RPG Maker 2003 Empty Re: Por que utilizar o RPG Maker 2003

Seg Jul 23, 2012 2:55 pm
Eu nunca deixo de usar o 2003 ele tem um Ar de FinalFantasy.
Baranon
Baranon
Novo Membro
Novo Membro
Masculino Mensagens : 133
Reputação : 43
http://libromentis.wordpress.com

Por que utilizar o RPG Maker 2003 Empty Re: Por que utilizar o RPG Maker 2003

Seg Jul 23, 2012 5:12 pm
@ Best Eventer ==> Não se menospreze, todos estamos aprendendo uns com os outros, e nunca há quem domine todo o conhecimento ou seja o melhor. O melhor somos todos nós juntos.
avatar
cranem258
Membro
Membro
Masculino Mensagens : 245
Reputação : 37

Por que utilizar o RPG Maker 2003 Empty Re: Por que utilizar o RPG Maker 2003

Seg Jul 23, 2012 10:48 pm
Baranon escreveu:@ Best Eventer ==> Não se menospreze, todos estamos aprendendo uns com os outros, e nunca há quem domine todo o conhecimento ou seja o melhor. O melhor somos todos nós juntos.
@Baranon "A sociedade não é a soma dos indivíduos, mas sim a síntese de um todo." - Émile Durkheim  ;3

E sobre o tutorial, li à 6 horas, mas estava indo viajar, então deixei pra comentar agora, ficou super legal, bastante explicativo, perfeito para entender, e com muitas analogias e sínteses lógicas, basicamente, ficou um tutorial perfeito! Daria nota 10!
+Rep pra você meu amigo, e bem merecido!
Naxus
Naxus
Veterano
Veterano
Masculino Mensagens : 500
Reputação : 68

Por que utilizar o RPG Maker 2003 Empty Re: Por que utilizar o RPG Maker 2003

Ter Jul 24, 2012 3:15 pm
Não sei o porquê de eu não ter comentado esse tópico antes, comecei a criar uma afeto maior pelo maker 2003 bateu aquele sentimento de saudade. O sistema de batalha dele é sem dúvida um dos melhores para os makers iniciantes ( e até para os veterenos) pois além de ser visualmente bonito é fácil de configurar o movimento dos sprites entre outras coisas que em outros makers com seus seus scripts complexos como o SBS Tankentai até hoje eu não sei como configurar.
Obrigado pelo post e até mais !
Alucard_2
Alucard_2
Administrador
Administrador
Masculino Mensagens : 823
Reputação : 57
http://www.não tenho site ainda.com.nada

Por que utilizar o RPG Maker 2003 Empty Re: Por que utilizar o RPG Maker 2003

Ter Jul 24, 2012 3:49 pm
Realmente o RPG Maker 2003 tem diversos recursos que foram excluídos, desprezados ou fatalmente "danificados" digamos assim. Isso se trata principalmente na questão "Eventos", em que no 2000/2003 eram completos, com todas as opções detalhadas e também haviam aquelas que só precisaria-se saber a função dela para coisas mais complexas, mas muito úteis e horríveis de serem feitas por scripts, o que acabou sendo reduzido nos outros makers. O 2003 é bem completo, até no sistema de batalha!
rodrigo_sabbat
rodrigo_sabbat
Novato
Novato
Masculino Mensagens : 46
Reputação : 18
http://rodrigo-sabbat.blogspot.com

Por que utilizar o RPG Maker 2003 Empty Re: Por que utilizar o RPG Maker 2003

Qui Jul 26, 2012 3:36 am
Cara, sou frustrado até hoje com o 2003, mas não é culpa dele! Ralph:(
Ele, de fato, é um excelente maker! Ralph :D

Minha frustração é que meu primeiro contato com ele foi com uma versão em espanhol dele, a qual tenho "asco"Ralph ¬¬
Después... Digo, depois fiquei um tempão sem mexer nele. A pouco tempo, achei uma versão traduzida ao português... Cara, dá erro direto, não sei porque! Acho que quem traduziu mexeu na engine e sei lá... As abas de configurar batalha e inimigos, quando as seleciono dá erro e fecha o programa...

Mas, voltando ao que interessa, reforço a idéia do Baranon: o melhor sistema de batalha entre todos os RPG Makers, sem dúvidas nenhuma, é o sistema de batalha do RPG Maker 2003! Não tem script que faça um sistema de batalha tão bem feito quanto aquele!

Aliás, sou meio distraído... Lindas palavras! Lindo post! +REP
Abraços, amigo! Ralph :)
darkchaos
darkchaos
Novo Membro
Novo Membro
Masculino Mensagens : 179
Reputação : 13

Por que utilizar o RPG Maker 2003 Empty Re: Por que utilizar o RPG Maker 2003

Qui Jul 26, 2012 10:01 am
Como todos acima disseram, lindo post, palavras esclarecedoras e bem diretas, me deu até vontade de baixar o 2003, só não faço isso ainda porque o meu note ta com a cota de programas cheia já, se eu baixar mais um programinha que seja, minha mãe me baixa o mike tayson e ai já viram né Ralph ¬¬ , bem de qualquer forma é um tópico muito bom e merece um + REP
Conteúdo patrocinado

Por que utilizar o RPG Maker 2003 Empty Re: Por que utilizar o RPG Maker 2003

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos