RPG Maker Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Baranon
Baranon
Novo Membro
Novo Membro
Masculino Mensagens : 133
Reputação : 43
http://libromentis.wordpress.com

Sistema de mapa interativo Empty Sistema de mapa interativo

Sex Jun 29, 2012 12:50 pm
Mapa tipo Super Metroid
Oi galera. Hoje eu vou disponibilizar uma demo de mapa estilo Super Metroid.
Nessa demo um cursor qualquer (peguei do meu game) pula de quadrado em quadrado para indicar ao player em que mapa ele está. A tela que você usa de guia deve ser de 20 por 15, para que você possar ver o mapa sem que o herói se mexa por ele.

"Ah, mas eu queria que ele se mexesse, pois eu queria uma guia de 100X100 para comportar todo o mapa do meu jogo".

Na minha opinião é melhor do jeito que eu fiz, pois ai o player tem que ir caçando mapas durante o jogo que só revelam parte do mundo (Como era mais ou menos em residente evil 3) a cada nova área.
Se você quiser uma guia grandona também da para fazer, ai você pode juntar o raciocínio dessa demo com a de Fast Travel que também é criação minha, só que ao invés de teleportar o player para uma nova área ele só servirá para mera consulta. Isso de certa forma é bom, pois você terá um mapa mundi com uma guia grande pra caramba e em dungenos mapas menores. Lembre-se apenas de que o mapa mundi sempre deve funcionar independente de onde você esteja, ele não pode ter limitações de uso.

"Ahh, mas em dungeons eu queria que fosse um mapa para vários andares. E ai?"

Fácil fácil. No meu sistema existe a limitação por ID, ou seja se a ID for maior que tanto e menor que tanto o mapa se revelará caso contrário não, isso na mesma guia; mas o mesmo item pode te teleportar para várias guias, assim:

Variavel ID <= X (limite máximo)
Variavel ID >= Y (limite minimo)
Teleporta para guia 1
end

Agora dentro do mesmo evento comum

Variavel ID <= X (limite máximo)
Variavel ID >= Y (limite minimo)
Teleporta para guia 2
end

Ai se você não estiver naquela dungeon e usar o mapa dela apenas nada acontecerá. Aproveite e escreva o nome da dungeon (a sua escolha) e obrigatoriamente o andar você se encontra.

"Ahh, mas se eu quero fazer com que esse cursor não só mude de acordo com a ID do mapa pela tela, mas também com a posição X e Y do personagem. Tem como?"
Tem é só seguir essa lógica ai em baixo isso para cada vez que o cursor mudar de posição seguindo a sua vontade.

Variavel ID = "ID do mapa"
Variavel X >= " X do personagem a sua esolha"
Variavel X <= " X do personagem a sua esolha"
Variavel Y >= " Y do personagem a sua esolha"
Variavel Y <= " Y do personagem a sua esolha"
Local deste evento em X e Y
end
end
end
end
end

Dessa forma você pode dentro de um tela grande fazer com que o cursor se mexa dentro da limitação de 32X32 que são os quadrados de eventos do RPG MK. Apenas lembre-se que se você tem um mapa mundi e você está dentro de um castelo ou dungeon sua posição no mapa mundi será sempre mesma, independente de onde você vá lá dentro; agora já em um deserto ou floresta ai sim no mapa mundi ele vai variar. Ai isso vai da sua escolha.

Vocês podem ao invés de usar um cursor utilizar o próprio personagem, apenas tornem o cursor da demo em um evento invisível, troquem o evento de posição do cursor para teleporte do personagem. Mas se você quer um mapa único e bem grande, melhor fazer o que eu disse anteriormente, use cursores e deixe o personagem livre para andar pelo mapa para que ele possa consultá-lo; e de preferencia troque a charset do herói para um cursor.

Também dá pra fazer aquelas coisas tipo Zelda, colocar um marco no mapa através de outro evento; basta seguir a mesma linha de raciocínio desta demo, mas dessa forma:

Variavel Quest = 1
posição deste evento em X e Y
end

Variavel Quest = 2
posição deste evento em X e Y
end

E assim vai.
Espero ter sido bem claro, porque eu me embananei todo na hora de escrever, foi mais de uma hora só escrevendo, mas caso haja perguntas estou a disposição de vocês para esclarecê-las.
Se alguém se interessar, por que e tirei esse sistema de meu jogo que eu ainda nem lancei; bom acho que informação só tem preço quando quando compartilhada e também não se esconde nada da família.
Outros sistemas do meu game eu também vou lançar aqui, ao poucos.
Caso alguém teja interessado, logo logo eu lançarei esse game que venho trabalhando, faltam apenas uns 30 a 20 por cento.

Ai vai o link da demo
https://dl.dropbox.com/u/88564543/RPG%20Maker/Tutoriais/Mapa%20Interativo.rar
Até a próxima.
Baranon
Baranon
Novo Membro
Novo Membro
Masculino Mensagens : 133
Reputação : 43
http://libromentis.wordpress.com

Sistema de mapa interativo Empty Re: Sistema de mapa interativo

Dom Jul 08, 2012 10:54 pm
legal, mas um tutorial meu sem posts. Bem galera pelo menos me digam o que vcs não gostaram.
Alucard_2
Alucard_2
Administrador
Administrador
Masculino Mensagens : 823
Reputação : 57
http://www.não tenho site ainda.com.nada

Sistema de mapa interativo Empty Re: Sistema de mapa interativo

Seg Jul 09, 2012 11:54 am
Opa, desculpe-me, este foi mais um tópico que deixei para ver depois e não vi u_u
Acabei de testar, ficou muito bom! Eu vou dar umas ajeitadinhas, então posto para você dar uma olhada e ver se fica mais legal ;)


EDIT: Pronto, dê uma olhada agora como ficou ;) Não são muitas mudanças, mas já ficam melhor.
Por exemplo: Antes a cabeça da Samus aparecia no topo antes de ir pro lugar, agora concertei. Antes, também o menu era acessível durante a visualização, agora isso também foi concertado.
Anexos
Sistema de mapa interativo Attachment
Mapa Interativo.zip Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.(1.4 Mb) Baixado 1 vez(es)
Baranon
Baranon
Novo Membro
Novo Membro
Masculino Mensagens : 133
Reputação : 43
http://libromentis.wordpress.com

Sistema de mapa interativo Empty Re: Sistema de mapa interativo

Ter Jul 10, 2012 7:12 am
Puxa obrigado Alucard, vou incorporar essas mudanças no meu projeto atual. Contudo ainda precisa arrumar mais uma coisa. O cursor não aparece no mapa 2,3,4 / 1 Vou concertar e substituir.
Conteúdo patrocinado

Sistema de mapa interativo Empty Re: Sistema de mapa interativo

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos