RPG Maker Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
SecretaEDEN
SecretaEDEN
Novato
Novato
Feminino Mensagens : 87
Reputação : 29

Como fazer um personagem em ataque automático fazer o que o maker quer. Empty Como fazer um personagem em ataque automático fazer o que o maker quer.

Ter Mar 13, 2012 9:00 am
Reputação da mensagem: 100% (5 votos)
Meu primeiro Tutorial: Como fazer um personagem em ataque automático fazer o que o maker quer.

Plataforma: RPG Maker XV Ace mas poderá ser adaptado para VX normal e até XP.
O que fará: Fará um personagem em ataque automático (ou não) não atacar ou fazer o ataque que o Maker quizer.

Este é o meu primeiro Tutorial e após muito foçar o rpg maker consegui chegar a ele.

Passo 1 – Colocar o personagem em ataque automático.

No VX Ace abra a base de dados, vaia ao primeiro seprador dos personagens. Lá terá uma opção no lado que será provavelmente denominada “Traços” (no meu é Traits pk é versão inglesa), mas se não for esse o nome provavelmente estará no mesmo local. Clique no espaço duas vezes a abrirá uma janela com o nome do local onde clicou (mais uma vez, no meu chama-se “Traits porque meu rpg maker ace é inglês).

Como fazer um personagem em ataque automático fazer o que o maker quer. ?action=view&current=tuto1

Lá pode escolher diversas caracteristicas, vaia a “Outros” (“Other”) e escolha a opção de “Special flag” (não sei como se chamará em inglês, mas provelmente é o segundo comando). Aí pode colocar o personagem em combate automático.
Combate automático faz com que o jogador não possa escolher que ataques o personagem irá fazer nem será capaz de o controlar.

Passo 2 – Não quero que ataque nesta batalha

Normalmente os personagens em ataque automático atacam sempre, mas imagine o meu personagem. Ele é um feiticeiro que consegue matar exércitos com um simples feitiço, mas recusa-se lutar na grande maioria das batalhas porque considera isso aborrecido e é mais divertido para ele simplesmente observar os outros a lutar, mas à mesma luta quando lhe é pedido.

Como faz para não lutar? Eis como fiz.

Vaia a “States” (se calhar “Estados”) e crie um novo estado por exemplo “Defendendo” no qual o personagem não possar agir (parecido com paralizado). Guarde.

Como fazer um personagem em ataque automático fazer o que o maker quer. Tuto2

Agora vaia à aba das batalhas (“troops”), agora qui está o passo chato, pois terá de fazer isso para todos os grupos de inimigos contra os quais não quer que o personagem lute.
Vaia à opção eventos de batalha e desenvolva uma condição. Por exemplo, o turno 0 faz com que ele fique logo com o status e não ataque.

Como fazer um personagem em ataque automático fazer o que o maker quer. Tuto3

Clique para iniciar um evento e clique em mudar o status do actor e agora aqui é que entra porque criamos o estado defendendo.

Como fazer um personagem em ataque automático fazer o que o maker quer. Tuto4
Como fazer um personagem em ataque automático fazer o que o maker quer. Tuto5

Ecolha o personagem que não quer que lute e coloque o status. Guarde e teste a batalha, o seu personagem não irá lutar.

Passo 3 – “Vê se nos ajudas seu idiota!”
Voltando ao nosso personagem que não tem paciencia para lutar, o resto do grupo fica meio aborrecido porque tá perdendo, e ele, sendo facilmente capaz de matar os inimigos com um feitiço não ajuda. Já esta ouvindo insultos há um bocado e querendo que eles se calem, decide ajudar.
Como fazer ele lutar outra vez? Simples, pode repetir o mesmo passo anterior so que desta vez remove o estado para que ele lute automáticamente ou pode fazer ele utilizar um feitiço épico, um verdadeiro one-hit-killer.

Então como?

Crie uma nova aba de evento e ponha a condição, por exemplo, personagem tal tem menos de 50% de HP. Repita o passo anterior mas desta vez faça remover status defending para que o personagem inicie auto combate, ou então vaia à terceira aba de eventos e escolha: Forçar acção.

Como fazer um personagem em ataque automático fazer o que o maker quer. Tuto66

Escolha o skill épico que quer que o personagem faça. Guarde e teste.

Atenção contudo, sempre que a condição volte, o personagem irá fazer a mesma acção.

Partindo do Passo 2 pode fazer com que um personagem no XP tenha batalha automática sem ser preciso um script.
Naxus
Naxus
Veterano
Veterano
Masculino Mensagens : 500
Reputação : 68

Como fazer um personagem em ataque automático fazer o que o maker quer. Empty Re: Como fazer um personagem em ataque automático fazer o que o maker quer.

Qua Mar 14, 2012 12:26 pm
Olá NightMelody !
Ótimo tutorial, eu mesmo não sabia que dava pra fazer isso no maker.
Está de parabéns, nem parece ser o seu primeiro tutorial, espero ver os seus futuros trabalhos por aqui.
Está de parabéns até mais !
+Rep
Best_Eventer
Best_Eventer
Novato
Novato
Masculino Mensagens : 50
Reputação : 16

Como fazer um personagem em ataque automático fazer o que o maker quer. Empty Re: Como fazer um personagem em ataque automático fazer o que o maker quer.

Dom maio 27, 2012 6:16 am
Pelo q entendi isso é mais ou menos um bersek
Lhu!
Lhu!
Novo Membro
Novo Membro
Masculino Mensagens : 167
Reputação : 20

Como fazer um personagem em ataque automático fazer o que o maker quer. Empty Re: Como fazer um personagem em ataque automático fazer o que o maker quer.

Sáb Jun 09, 2012 2:44 pm
Isso uma pessoa pode aprender facilmente se explorar o Rpg Maker VX ACE, mas será muito útil para novatos.
vinikat
vinikat
Novo Membro
Novo Membro
Masculino Mensagens : 119
Reputação : 13
http://dbzword.forumeiros.com

Como fazer um personagem em ataque automático fazer o que o maker quer. Empty Re: Como fazer um personagem em ataque automático fazer o que o maker quer.

Sáb Set 01, 2012 11:23 pm
Mesmo ainda sendo novo no Ace já sabia sobre uma parte disso por causa do RMVX!!
Só que vai ajudar quem não sabia!!

EDIT:
Esqueci
Spoiler:
MakervxUser
MakervxUser
Novato
Novato
Masculino Mensagens : 21
Reputação : 15

Como fazer um personagem em ataque automático fazer o que o maker quer. Empty Re: Como fazer um personagem em ataque automático fazer o que o maker quer.

Qui Set 06, 2012 3:54 pm
Uau! Demais, mas no sou chegado a rpg maker vx ace.
Conteúdo patrocinado

Como fazer um personagem em ataque automático fazer o que o maker quer. Empty Re: Como fazer um personagem em ataque automático fazer o que o maker quer.

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos