[RMVX] Evolução por Evento Comum
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SteveTheCreeper
HugooLeal
Eddye44
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[RMVX] Evolução por Evento Comum
Qua Abr 21, 2010 4:21 pm
Evolução por eventos (RMVX)
Olá pessoal!!!
como prometido, aí vai um tutorial contendo um sistema de evolução no RMVX apenas com eventos comuns.
Como funciona?
Isso eh simples: quando o personagem chegar num determinado nível, ele evolui de uma classe para outra (de soldado a cavaleiro, por exemplo)
mas, como fazer isso?
1º passo
crie um switch chamada 'evolução'. Coloque logo na introdução do jogo o comando switch=ON para esse switch (este switch deve estar ON quando o personagem estiver no nível que vc desejar para a evolução).
obs*: crie uma switch para cada personagem q for evoluir, e ative todas no início do jogo.
2º passo
Agora abra o banco de dados, vá na aba "habilidades", e crie uma nova habilidade chamada "evolução".
A habilidade não precisa ter nada, nem dano, nem recuperação, nem descrição, pois ela jah vai sumir.
3º passo
Agora vamos editar as classes. Primeiro, crie as duas classes que vai usar: uma menor que a outra, para o personagem evoluir da menor para a maior (no ,ru caso de "guerreiro" para "Herói"
Na classe menor, ou mais baixa, coloque para que o personagem aprenda a habildade "evolução" (que acabamos de criar), no nível que você desejar que ele evolua, como mostra a imagem:
4º passo
Ainda no banco de dados, vamos para a aba "eventos comuns".É aqui que a mágica acontece.crie um evento comum com essas especificações:
nome: Evolução
condição inicial: Processo paralelo
Switch condicional: 001-Evolução (aquele que criamos no início)
vai ficar assim:
5º passo
Crie uma condição (1ª aba do "comandos de evento"), vá na 2ª aba e marque "herói" e "habilidade". Selecione a habilidade que vc criou lá no início. Deve ficar como a imagem abaixo:
6º passo
Dentro da condição, vc vai inserir um evento de "mudar classe". Escolha o herói a evoluir (aquele que vai aprender a habilidade) e selecione a 2ª classe, a classe para a qual ele evoluirá.
7º passo
Agora coloque um efeito sonoro (sugiro o "sound2.mid", do RTP), coloque tbm uma mensagem: "Personagem evoluiu de Guerreiro para Herói", por exemplo.
por fim, coloque um comando de switch para trocar de ON para OFF aquele switch q vc criou logo no início do tutorial.
8º passo
Pra terminar, certifique-se que o personagem inicial comece como guerreiro, ou seja, a classe mais baixa.
TERMINADO!!!
Mas, antes que alguem pergunte: "mas eddye, como eu sei q isso funciona?", jah vou disponibilizar uma maneira rápida para testar o sistema, e comprovar que ele funciona:
Como testar
Crie um mapa, coloque-o como posição inicial do personagem, e crie um evento assim:
Prioridade: Abaixo do herói
Iniciar Quando: Ao tocar herói
opcional: vc pode colocar um gráfico de chão, hexagrama, algo pra vc saber onde está o evento
Insira nesse evento um comando de Switch=ON para aquele switch, conforme explicamos.
Insira neste mesmo evento, um comando de "mudar nível do herói". Seu personagem cmeça no nível 1, então coloque para aumentar tantos níveis quanto necessário para aprender a habilidade "Evolução" (No meu exemplo, exigia nível 20 para aprender a habilidade, então eu coloquei "aumentar 19")
Agora eh soh dar o play. assim q começar, abra o menu para ver a classe do seu heroi. eh a classe mais baixa.
passe por cima do evento e... Bang! Seu personagem evoluiu! Abra o menu novamente para verificar.
Agora sim... TERMINADO!
espero q v6 gostem e entendam!!!
Olá pessoal!!!
como prometido, aí vai um tutorial contendo um sistema de evolução no RMVX apenas com eventos comuns.
Como funciona?
Isso eh simples: quando o personagem chegar num determinado nível, ele evolui de uma classe para outra (de soldado a cavaleiro, por exemplo)
mas, como fazer isso?
1º passo
crie um switch chamada 'evolução'. Coloque logo na introdução do jogo o comando switch=ON para esse switch (este switch deve estar ON quando o personagem estiver no nível que vc desejar para a evolução).
obs*: crie uma switch para cada personagem q for evoluir, e ative todas no início do jogo.
2º passo
Agora abra o banco de dados, vá na aba "habilidades", e crie uma nova habilidade chamada "evolução".
A habilidade não precisa ter nada, nem dano, nem recuperação, nem descrição, pois ela jah vai sumir.
3º passo
Agora vamos editar as classes. Primeiro, crie as duas classes que vai usar: uma menor que a outra, para o personagem evoluir da menor para a maior (no ,ru caso de "guerreiro" para "Herói"
Na classe menor, ou mais baixa, coloque para que o personagem aprenda a habildade "evolução" (que acabamos de criar), no nível que você desejar que ele evolua, como mostra a imagem:
4º passo
Ainda no banco de dados, vamos para a aba "eventos comuns".É aqui que a mágica acontece.crie um evento comum com essas especificações:
nome: Evolução
condição inicial: Processo paralelo
Switch condicional: 001-Evolução (aquele que criamos no início)
vai ficar assim:
5º passo
Crie uma condição (1ª aba do "comandos de evento"), vá na 2ª aba e marque "herói" e "habilidade". Selecione a habilidade que vc criou lá no início. Deve ficar como a imagem abaixo:
6º passo
Dentro da condição, vc vai inserir um evento de "mudar classe". Escolha o herói a evoluir (aquele que vai aprender a habilidade) e selecione a 2ª classe, a classe para a qual ele evoluirá.
7º passo
Agora coloque um efeito sonoro (sugiro o "sound2.mid", do RTP), coloque tbm uma mensagem: "Personagem evoluiu de Guerreiro para Herói", por exemplo.
por fim, coloque um comando de switch para trocar de ON para OFF aquele switch q vc criou logo no início do tutorial.
8º passo
Pra terminar, certifique-se que o personagem inicial comece como guerreiro, ou seja, a classe mais baixa.
TERMINADO!!!
Mas, antes que alguem pergunte: "mas eddye, como eu sei q isso funciona?", jah vou disponibilizar uma maneira rápida para testar o sistema, e comprovar que ele funciona:
Como testar
Crie um mapa, coloque-o como posição inicial do personagem, e crie um evento assim:
Prioridade: Abaixo do herói
Iniciar Quando: Ao tocar herói
opcional: vc pode colocar um gráfico de chão, hexagrama, algo pra vc saber onde está o evento
Insira nesse evento um comando de Switch=ON para aquele switch, conforme explicamos.
Insira neste mesmo evento, um comando de "mudar nível do herói". Seu personagem cmeça no nível 1, então coloque para aumentar tantos níveis quanto necessário para aprender a habilidade "Evolução" (No meu exemplo, exigia nível 20 para aprender a habilidade, então eu coloquei "aumentar 19")
Agora eh soh dar o play. assim q começar, abra o menu para ver a classe do seu heroi. eh a classe mais baixa.
passe por cima do evento e... Bang! Seu personagem evoluiu! Abra o menu novamente para verificar.
Agora sim... TERMINADO!
espero q v6 gostem e entendam!!!
- HugooLealNovato
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Re: [RMVX] Evolução por Evento Comum
Qui maio 13, 2010 9:47 pm
mto boom tuto msm, parabéns kra, fico mto bom, parabéns aew pela iniciativa xD~
- Eddye44Membro
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Re: [RMVX] Evolução por Evento Comum
Sex maio 14, 2010 7:38 am
vlw, pensei q ninguem nunca fosse ver esse topico
rs
rs
- SteveTheCreeperMembro
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Re: [RMVX] Evolução por Evento Comum
Sex maio 14, 2010 2:25 pm
Muito bom eddye
sempre na ativa ^^
sempre na ativa ^^
Re: [RMVX] Evolução por Evento Comum
Seg Jun 28, 2010 1:40 pm
ótimo tuto adorei testei em meu jogo e está muito bom
a tbm valeu pelo tuto de sistema de habilidades em cartas
a tbm valeu pelo tuto de sistema de habilidades em cartas
- mega.is.backNovo Membro
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Re: [RMVX] Evolução por Evento Comum
Sáb Jul 03, 2010 10:31 am
wow muito irado parabens!!
- Eddye44Membro
- Mensagens : 392
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Re: [RMVX] Evolução por Evento Comum
Dom Jul 04, 2010 8:30 am
vlw pelos elogios, a todos
muitos outros sistemas virão
vlw
muitos outros sistemas virão
vlw
- PheryusMembro
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Re: [RMVX] Evolução por Evento Comum
Dom Jul 04, 2010 12:45 pm
Belo tutorial cara. Bem certo com imagens, etc.
- kiticomegaNovato
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Re: [RMVX] Evolução por Evento Comum
Seg Nov 08, 2010 5:21 pm
Oww q loco
- AcreanoConvidado
Re: [RMVX] Evolução por Evento Comum
Sáb Jan 01, 2011 2:40 pm
MAssa, tambem pode ser usado em jogos pokemon
Tambem daria pra colocar a evolução de volta no lvl 1 mas com status maiores assim como o cecil do FFIV quando passou de Dark knight pra Paladin
Tambem daria pra colocar a evolução de volta no lvl 1 mas com status maiores assim como o cecil do FFIV quando passou de Dark knight pra Paladin
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