RPG Maker Brasil
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Jhonn
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[RMXP/VX] Sistema de evolução para habilidades Empty [RMXP/VX] Sistema de evolução para habilidades

Seg Abr 26, 2010 10:10 pm
Esse tutorial vai te ensinar a fazer uma habilidade que evoluirá depois de X usos (ou outra condição que definir). E por incrível que pareça, usa APENAS eventos. Serão necessárias 3 habilidades: uma que chame um evento comum, uma que dê o ataque básico e outra com o ataque evoluído. No evento comum que a habilidade irá chamar, coloque os seguintes comandos:

[RMXP/VX] Sistema de evolução para habilidades A

Na habilidade do ataque básico, configure como se fosse uma habilidade normal (força de ataque, alvos, atributos, etc. OBS.: Consumo de MP deixe 0, configure o consumo de MP desejado na habilidade do evento comum). Na habilidade do ataque evoluído, configure como uma habilidade normal (força de ataque, alvos, atributos, consumo de MP desejado, etc.)

Você pode ver como o sistema funciona na prática nesta demo.



Problemas e soluções

A habilidade só funciona com o primeiro personagem do grupo!
Isso é uma limitação do RPG Maker. A solução é criar uma habilidade que chama o evento comum para cada personagem do grupo, cada uma chamando seu próprio evento comum, mudando as IDs de personagem do comando "Forçar ação".


No meu projeto, uso o sistema de batalha lateral. Ao usar a habilidade, o personagem avança e depois recua. Só depois o nome do ataque aparece e o sistema funciona.
Isso pode ser corrigido com um addon (infelizmente só funciona no RMVX):
1) Abra o banco de dados (F9) do seu projeto e vá na aba "Sistema".

2) Na parte inferior esquerda, você verá os atributos. Crie um novo atributo com o nome que você quiser (OBS.: Anote a ID do atributo, será necessária mais tarde)

3) Vá até a aba "Habilidades" e procure a habilidade do evento comum. Na parte superior esquerda, marque o atributo que acabou de criar (Qualquer habilidade com esse atributo terá sua animação e seu ataque cortados, então, use esse atributo apenas na habilidade do evento comum)

4) Salve as alterações no banco de dados e abra o editor de scripts (F11)

5) Adicione o script abaixo antes de Main e depois dos 3 primeiros módulos do SBS (De preferência na área dos addons).
Código:

module N01
  ATTRIBUTE = 18
  RANGED_ATTACK_ACTION = {"DISABLE_ANIM" => ["COORD_RESET"]}
  ACTION.merge!(RANGED_ATTACK_ACTION)
end

module RPG
  class Skill
    alias disable_anim base_action
    def base_action
      if $data_skills[@id].element_set.include?(N01::ATTRIBUTE)
        Graphics.frame_rate = Graphics.frame_rate * 2
        return "DISABLE_ANIM"
      end
      Graphics.frame_rate = Graphics.frame_rate / 2 if Graphics.frame_rate > 60
      disable_anim
    end
  end
end
6) Na linha 2 do script, mude o número existente pela ID do atributo que você criou. Agora o sistema funciona perfeitamente :D


Última edição por Jhonn em Qua Set 01, 2010 10:19 am, editado 7 vez(es) (Motivo da edição : Arrumar link da demo)
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http://www.não tenho site ainda.com.nada

[RMXP/VX] Sistema de evolução para habilidades Empty Re: [RMXP/VX] Sistema de evolução para habilidades

Ter Abr 27, 2010 12:16 am
Realmente é interessante, bem explicado e tudo mais. +Rep^^
Eddye44
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[RMXP/VX] Sistema de evolução para habilidades Empty Re: [RMXP/VX] Sistema de evolução para habilidades

Ter Abr 27, 2010 10:12 am
noosa! realmente mto bom!!!
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[RMXP/VX] Sistema de evolução para habilidades Empty Re: [RMXP/VX] Sistema de evolução para habilidades

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