RPG Maker Brasil
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L.J.Cross
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[Pedido] Menu Simples Empty [Pedido] Menu Simples

Qua Ago 01, 2012 2:14 pm
Preciso de um menu simples, pequeno, centralizado na tela em que só exista as opções: Inventário, Load Game e Sair.

Agradecia se alguém pudesse fazer isto para mim visto que eu não tenho a mínima experiência em RGSS.

Cumprimentos.
SecretaEDEN
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[Pedido] Menu Simples Empty Re: [Pedido] Menu Simples

Qua Ago 01, 2012 3:23 pm
Fiz um pedido semelhante ao seu: http://rpgmakerbrasil.ephpbb.com/t1661-preciso-de-um-menu-simples
Fa_1 fez-me o favor de criar um estupendo. Veja o que ele fez.
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[Pedido] Menu Simples Empty Re: [Pedido] Menu Simples

Qua Ago 01, 2012 3:52 pm
@NightMelody

Já tinha reparado nesse post só não utilizei ele por ter alguns comandos que iam ser inúteis no meu projeto (Equipamento, os stats, etc.). Mesmo assim tomei a liberdade de apagar algumas linhas do script e tenho o menu como eu quero, menos em um aspecto, a janela está no canto superior esquerdo e eu queria que ela estivesse no centro. Como faço isso?
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[Pedido] Menu Simples Empty Re: [Pedido] Menu Simples

Qua Ago 01, 2012 6:40 pm
Se é só pra ajustar as coordenadas da janela eu posso fazer sem problemas, é só fazer um esboço no paint. Já que se eu colocar a janela no meio as faces ficarão sobrepostas.


EDIT

eu fiz com a janela centralizada.
Código:

#==============================================================================
# ** Window_MenuCommand
#------------------------------------------------------------------------------
#  Esta janela exibe os comandos do menu.
#==============================================================================

class Window_MenuCommand < Window_Command
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Inicialização da posição do comando de seleção (método da classe)
  #--------------------------------------------------------------------------
  def self.init_command_position
    @@last_command_symbol = nil
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Inicialização do objeto
  #--------------------------------------------------------------------------
  def initialize
    super(Graphics.height / 2 - 20 , 0)
    select_last
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Aquisição da largura da janela
  #--------------------------------------------------------------------------
  def window_width
    return 160
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Aquisição do número de linhas exibidas
  #--------------------------------------------------------------------------
  def visible_line_number
    item_max
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Criação da lista de comandos
  #--------------------------------------------------------------------------
  def make_command_list
    add_main_commands
    add_game_end_command
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Adição dos comandos principais
  #--------------------------------------------------------------------------
  def add_main_commands
    add_command(Vocab::item,  :item,  main_commands_enabled)
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Adição de comandos próprios
  #--------------------------------------------------------------------------
  def add_original_commands
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Adição do comando de fim do jogo
  #--------------------------------------------------------------------------
  def add_game_end_command
    add_command(Vocab::game_end, :game_end)
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Definição de habilitação dos comandos principais
  #--------------------------------------------------------------------------
  def main_commands_enabled
    $game_party.exists
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Definição de resultado ao pressionar o botão de confirmação
  #--------------------------------------------------------------------------
  def process_ok
    @@last_command_symbol = current_symbol
    super
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Retorno à seleção anterior
  #--------------------------------------------------------------------------
  def select_last
    select_symbol(@@last_command_symbol)
  end
end
#==============================================================================
# ** Window_MenuStatus
#------------------------------------------------------------------------------
#  Esta janela exibe os parâmetros dos membros do grupo na tela de menu.
#==============================================================================

class Window_MenuStatus < Window_Selectable
  alias fa1_window_width window_width
  def window_width
    Graphics.width   
  end
  alias fa1_window_height window_height
  def window_height
    Graphics.height - 70
  end
  def col_max
    return 2
  end
  alias fa1_item_height item_height
  def item_height
    (height - standard_padding * 2) / 2
  end
  alias fa1_draw_item draw_item
  def draw_item(index)
    actor = $game_party.members[index]
    enabled = $game_party.battle_members.include?(actor)
    rect = item_rect(index)
    draw_item_background(index)
    draw_actor_name(actor, rect.x + 108, rect.y + line_height / 2 - 8)
    draw_actor_face(actor, rect.x + 1, rect.y + 1, enabled)
  end
end
#==============================================================================
# ** Scene_Menu
#------------------------------------------------------------------------------
#  Esta classe executa o processamento da tela de menu.
#==============================================================================

class Scene_Menu < Scene_MenuBase
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Inicialização do processo
  #--------------------------------------------------------------------------
  def start
    super
    create_command_window
    create_status_window
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Criação da janela de comando#
  #--------------------------------------------------------------------------
  def create_command_window
    @command_window = Window_MenuCommand.new
    @command_window.set_handler(:item,      method(:command_item))
    @command_window.set_handler(:game_end,  method(:command_game_end))
    @command_window.set_handler(:cancel,    method(:return_scene))
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Criação da janela de atributos#
  #--------------------------------------------------------------------------
  def create_status_window
    @status_window = Window_MenuStatus.new(0, @command_window.height)
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Comando [Item]
  #--------------------------------------------------------------------------
  def command_item
    SceneManager.call(Scene_Item)
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Comando [Habilidade] [Equipamentos] [Atributos]#
  #--------------------------------------------------------------------------
  def command_personal
    @status_window.select_last
    @status_window.activate
    @status_window.set_handler(:ok,    method(:on_personal_ok))
    @status_window.set_handler(:cancel, method(:on_personal_cancel))
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Comando [Fim do Jogo]
  #--------------------------------------------------------------------------
  def command_game_end
    SceneManager.call(Scene_End)
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Comandos individuais [Cancelamento]
  #--------------------------------------------------------------------------
  def on_personal_cancel
    @status_window.unselect
    @command_window.activate
  end
end


Última edição por Fa1 em Qua Ago 01, 2012 7:05 pm, editado 1 vez(es)
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[Pedido] Menu Simples Empty Re: [Pedido] Menu Simples

Qua Ago 01, 2012 6:43 pm
Acho que ele quer a janela centralizada, não no meio literalmente.
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http://www.não tenho site ainda.com.nada

[Pedido] Menu Simples Empty Re: [Pedido] Menu Simples

Qua Ago 01, 2012 6:47 pm
@L. J. Cross
Ache o processo "def create_command_window". No original do Fa1 está na linha 98.
Acrescente a seguinte linha logo após a " @command_window = Window_MenuCommand.new" (linha 99), digitando o seguinte:
Código:
@command_window.x = 544-@command_window.width/2
@command_window.y = 416-@command_window.height/2

Seu código nesse def deve estar assim:
Código:
  def create_command_window
    @command_window = Window_MenuCommand.new
    @command_window.x = 544-@command_window.width/2
    @command_window.y = 416-@command_window.height/2
    @command_window.set_handler(:item,      method(:command_item))
    @command_window.set_handler(:equip,    method(:command_personal))
    @command_window.set_handler(:game_end,  method(:command_game_end))
    @command_window.set_handler(:cancel,    method(:return_scene))
  end

Fim, agora teste.
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[Pedido] Menu Simples Empty Re: [Pedido] Menu Simples

Qua Ago 01, 2012 7:04 pm
@Alucard_2

Agora sim, já está bem. As coordenadas tive que ir editando, porque a janela foi para o canto inferior direito. Mas agora já está como eu quero. Muito obrigado.
Alucard_2
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[Pedido] Menu Simples Empty Re: [Pedido] Menu Simples

Qua Ago 01, 2012 7:12 pm
@LJCross
Ops, foi burrice minha, era para ter o "544-@command_window.**algo**" entre parênteses, aí dividia tudo por 2 =P Mas enfim, de nada o/
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[Pedido] Menu Simples Empty Re: [Pedido] Menu Simples

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