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Preciso de um Menu simples
Sáb Jun 16, 2012 7:19 pm
Preciso para o meu jogo um Menu simples, pequeno.
Preciso que apareça o nome dos personagens, Face e sprite deles, Hp e Mp deles e o nivel (que uso como indicador da idade :P) e o que têm equipado. Que só seja acessivel a janela dos itens e a janela de fim de jogo, mais nada. Tudo o resto, levels, status, skills, quero tudo fora.
As faces dos personagens podem aparecer alinhadas na vertical ou na horizontal, tanto faz.
Tou pedindo isto porque tentei o metodo newb "apagar tudo" e não deu resultado (duh -.-), e aparecer estas coisas num jogo k n é suposto ter nivel seguinte é feio.
Por favor, alguém faz-me isto?
Preciso que apareça o nome dos personagens, Face e sprite deles, Hp e Mp deles e o nivel (que uso como indicador da idade :P) e o que têm equipado. Que só seja acessivel a janela dos itens e a janela de fim de jogo, mais nada. Tudo o resto, levels, status, skills, quero tudo fora.
As faces dos personagens podem aparecer alinhadas na vertical ou na horizontal, tanto faz.
Tou pedindo isto porque tentei o metodo newb "apagar tudo" e não deu resultado (duh -.-), e aparecer estas coisas num jogo k n é suposto ter nivel seguinte é feio.
Por favor, alguém faz-me isto?
- Fa1Administrador
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Re: Preciso de um Menu simples
Dom Jun 17, 2012 11:29 am
Posso fazer sim, editar scenes é a parte mais fácil do RGSS. só uma pergunta: e o menu de equipamentos? é para mantê-lo?
EDIT:
Eu editei o menu aqui. veja se é assim que você quer, se tiver faltando alguma coisa fala.
EDIT:
Eu editei o menu aqui. veja se é assim que você quer, se tiver faltando alguma coisa fala.
- Código:
#==============================================================================
# ** Window_MenuCommand
#------------------------------------------------------------------------------
# Esta janela exibe os comandos do menu.
#==============================================================================
class Window_MenuCommand < Window_Command
#--------------------------------------------------------------------------
# * Inicialização da posição do comando de seleção (método da classe)
#--------------------------------------------------------------------------
def self.init_command_position
@@last_command_symbol = nil
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Inicialização do objeto
#--------------------------------------------------------------------------
def initialize
super(0, 0)
select_last
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Aquisição da largura da janela
#--------------------------------------------------------------------------
def window_width
return 160
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Aquisição do número de linhas exibidas
#--------------------------------------------------------------------------
def visible_line_number
item_max
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Criação da lista de comandos
#--------------------------------------------------------------------------
def make_command_list
add_main_commands
add_game_end_command
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Adição dos comandos principais
#--------------------------------------------------------------------------
def add_main_commands
add_command(Vocab::item, :item, main_commands_enabled)
add_command(Vocab::equip, :equip, main_commands_enabled)
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Adição de comandos próprios
#--------------------------------------------------------------------------
def add_original_commands
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Adição do comando de fim do jogo
#--------------------------------------------------------------------------
def add_game_end_command
add_command(Vocab::game_end, :game_end)
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Definição de habilitação dos comandos principais
#--------------------------------------------------------------------------
def main_commands_enabled
$game_party.exists
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Definição de resultado ao pressionar o botão de confirmação
#--------------------------------------------------------------------------
def process_ok
@@last_command_symbol = current_symbol
super
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Retorno à seleção anterior
#--------------------------------------------------------------------------
def select_last
select_symbol(@@last_command_symbol)
end
end
#==============================================================================
# ** Scene_Menu
#------------------------------------------------------------------------------
# Esta classe executa o processamento da tela de menu.
#==============================================================================
class Scene_Menu < Scene_MenuBase
#--------------------------------------------------------------------------
# * Inicialização do processo
#--------------------------------------------------------------------------
def start
super
create_command_window
create_gold_window
create_status_window
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Criação da janela de comando
#--------------------------------------------------------------------------
def create_command_window
@command_window = Window_MenuCommand.new
@command_window.set_handler(:item, method(:command_item))
@command_window.set_handler(:equip, method(:command_personal))
@command_window.set_handler(:game_end, method(:command_game_end))
@command_window.set_handler(:cancel, method(:return_scene))
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Criação da janela de dinheiro
#--------------------------------------------------------------------------
def create_gold_window
@gold_window = Window_Gold.new
@gold_window.x = 0
@gold_window.y = Graphics.height - @gold_window.height
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Criação da janela de atributos
#--------------------------------------------------------------------------
def create_status_window
@status_window = Window_MenuStatus.new(@command_window.width, 0)
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Comando [Item]
#--------------------------------------------------------------------------
def command_item
SceneManager.call(Scene_Item)
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Comando [Habilidade] [Equipamentos] [Atributos]
#--------------------------------------------------------------------------
def command_personal
@status_window.select_last
@status_window.activate
@status_window.set_handler(:ok, method(:on_personal_ok))
@status_window.set_handler(:cancel, method(:on_personal_cancel))
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Comando [Fim do Jogo]
#--------------------------------------------------------------------------
def command_game_end
SceneManager.call(Scene_End)
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Comandos individuais [Confirmação]
#--------------------------------------------------------------------------
def on_personal_ok
case @command_window.current_symbol
when :equip
SceneManager.call(Scene_Equip)
end
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Comandos individuais [Cancelamento]
#--------------------------------------------------------------------------
def on_personal_cancel
@status_window.unselect
@command_window.activate
end
end
- SecretaEDENNovato
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Re: Preciso de um Menu simples
Dom Jun 17, 2012 7:24 pm
Yey! Era isso mesmo que queria. +1 rep ^^
Eu só queria uma coisa diferente po equipamento (visto que os personagens usam sempre o mesmo), era que em vez de ir para outro menu, como agora, aparecesse o que está equipado (so o que esta equipado), no menu principal.
Mas se não der, será preferivel tb tirar o menu de equipamentos.
Eu só queria uma coisa diferente po equipamento (visto que os personagens usam sempre o mesmo), era que em vez de ir para outro menu, como agora, aparecesse o que está equipado (so o que esta equipado), no menu principal.
Mas se não der, será preferivel tb tirar o menu de equipamentos.
- Fa1Administrador
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Re: Preciso de um Menu simples
Seg Jun 18, 2012 9:17 pm
Estou quase terminando o menu. Eu preciso da sua ajuda para ajustar as coordenadas pra ficar do jeito que você quer.
Se puder, faça um esboço no paint de onde você quer que eu coloque os parâmetros.
até mais.
- Código:
#==============================================================================
# ** Window_MenuCommand
#------------------------------------------------------------------------------
# Esta janela exibe os comandos do menu.
#==============================================================================
class Window_MenuCommand < Window_Command
#--------------------------------------------------------------------------
# * Inicialização da posição do comando de seleção (método da classe)
#--------------------------------------------------------------------------
def self.init_command_position
@@last_command_symbol = nil
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Inicialização do objeto
#--------------------------------------------------------------------------
def initialize
super(0, 0)
select_last
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Aquisição da largura da janela
#--------------------------------------------------------------------------
def window_width
return 160
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Aquisição do número de linhas exibidas
#--------------------------------------------------------------------------
def visible_line_number
item_max
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Criação da lista de comandos
#--------------------------------------------------------------------------
def make_command_list
add_main_commands
add_game_end_command
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Adição dos comandos principais
#--------------------------------------------------------------------------
def add_main_commands
add_command(Vocab::item, :item, main_commands_enabled)
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Adição de comandos próprios
#--------------------------------------------------------------------------
def add_original_commands
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Adição do comando de fim do jogo
#--------------------------------------------------------------------------
def add_game_end_command
add_command(Vocab::game_end, :game_end)
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Definição de habilitação dos comandos principais
#--------------------------------------------------------------------------
def main_commands_enabled
$game_party.exists
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Definição de resultado ao pressionar o botão de confirmação
#--------------------------------------------------------------------------
def process_ok
@@last_command_symbol = current_symbol
super
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Retorno à seleção anterior
#--------------------------------------------------------------------------
def select_last
select_symbol(@@last_command_symbol)
end
end
#==============================================================================
# ** Window_MenuStatus
#------------------------------------------------------------------------------
# Esta janela exibe os parâmetros dos membros do grupo na tela de menu.
#==============================================================================
class Window_MenuStatus < Window_Selectable
alias fa1_window_width window_width
def window_width
Graphics.width
end
alias fa1_draw_item draw_item
#--------------------------------------------------------------------------
# * Desenho de um item
# index : índice do item
#--------------------------------------------------------------------------
def draw_item(index)
actor = $game_party.members[index]
enabled = $game_party.battle_members.include?(actor)
rect = item_rect(index)
draw_item_background(index)
draw_actor_name(actor, rect.x + 108, rect.y + line_height / 2 - 8)
draw_actor_face(actor, rect.x + 1, rect.y + 1, enabled)
draw_actor_hp(actor, rect.x + 108, rect.y + line_height / 2 + 16)
draw_actor_mp(actor, rect.x + 108, rect.y + line_height/ 2 + 40)
draw_actor_level(actor, rect.x + 108, rect.y + line_height / 2 + 64)
actor.equips.each_with_index do |item, i|
draw_item_name(item, rect.x + 256, rect.y + line_height * i)
end
end
end
#==============================================================================
# ** Scene_Menu
#------------------------------------------------------------------------------
# Esta classe executa o processamento da tela de menu.
#==============================================================================
class Scene_Menu < Scene_MenuBase
#--------------------------------------------------------------------------
# * Inicialização do processo
#--------------------------------------------------------------------------
def start
super
create_command_window
create_gold_window
create_status_window
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Criação da janela de comando#
#--------------------------------------------------------------------------
def create_command_window
@command_window = Window_MenuCommand.new
@command_window.set_handler(:item, method(:command_item))
@command_window.set_handler(:game_end, method(:command_game_end))
@command_window.set_handler(:cancel, method(:return_scene))
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Criação da janela de dinheiro#
#--------------------------------------------------------------------------
def create_gold_window
@gold_window = Window_Gold.new
@gold_window.x = @command_window.width
@gold_window.y = @command_window.height - @gold_window.height
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Criação da janela de atributos#
#--------------------------------------------------------------------------
def create_status_window
@status_window = Window_MenuStatus.new(0, @command_window.height)
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Comando [Item]
#--------------------------------------------------------------------------
def command_item
SceneManager.call(Scene_Item)
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Comando [Habilidade] [Equipamentos] [Atributos]#
#--------------------------------------------------------------------------
def command_personal
@status_window.select_last
@status_window.activate
@status_window.set_handler(:ok, method(:on_personal_ok))
@status_window.set_handler(:cancel, method(:on_personal_cancel))
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Comando [Fim do Jogo]
#--------------------------------------------------------------------------
def command_game_end
SceneManager.call(Scene_End)
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Comandos individuais [Cancelamento]
#--------------------------------------------------------------------------
def on_personal_cancel
@status_window.unselect
@command_window.activate
end
end
Se puder, faça um esboço no paint de onde você quer que eu coloque os parâmetros.
até mais.
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Re: Preciso de um Menu simples
Ter Jun 19, 2012 7:31 am
Acabei de me aperceber que também não quero a janela do dinheiro ^^', você deve tar a pensar que sou uma chata ^^', sorry.
Eis como o menu está a ficar, e como gostava que ficasse, se for possivel:
Espero que isto possa ajudar...
Eis como o menu está a ficar, e como gostava que ficasse, se for possivel:
Espero que isto possa ajudar...
- Fa1Administrador
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Re: Preciso de um Menu simples
Ter Jun 19, 2012 3:27 pm
Terminei. Só não dá pra colocar os equipamentos em colunas, porque fica sobreposto.
- Código:
#==============================================================================
# ** Window_MenuCommand
#------------------------------------------------------------------------------
# Esta janela exibe os comandos do menu.
#==============================================================================
class Window_MenuCommand < Window_Command
#--------------------------------------------------------------------------
# * Inicialização da posição do comando de seleção (método da classe)
#--------------------------------------------------------------------------
def self.init_command_position
@@last_command_symbol = nil
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Inicialização do objeto
#--------------------------------------------------------------------------
def initialize
super(0, 0)
select_last
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Aquisição da largura da janela
#--------------------------------------------------------------------------
def window_width
return 160
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Aquisição do número de linhas exibidas
#--------------------------------------------------------------------------
def visible_line_number
item_max
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Criação da lista de comandos
#--------------------------------------------------------------------------
def make_command_list
add_main_commands
add_game_end_command
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Adição dos comandos principais
#--------------------------------------------------------------------------
def add_main_commands
add_command(Vocab::item, :item, main_commands_enabled)
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Adição de comandos próprios
#--------------------------------------------------------------------------
def add_original_commands
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Adição do comando de fim do jogo
#--------------------------------------------------------------------------
def add_game_end_command
add_command(Vocab::game_end, :game_end)
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Definição de habilitação dos comandos principais
#--------------------------------------------------------------------------
def main_commands_enabled
$game_party.exists
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Definição de resultado ao pressionar o botão de confirmação
#--------------------------------------------------------------------------
def process_ok
@@last_command_symbol = current_symbol
super
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Retorno à seleção anterior
#--------------------------------------------------------------------------
def select_last
select_symbol(@@last_command_symbol)
end
end
#==============================================================================
# ** Window_MenuStatus
#------------------------------------------------------------------------------
# Esta janela exibe os parâmetros dos membros do grupo na tela de menu.
#==============================================================================
class Window_MenuStatus < Window_Selectable
alias fa1_window_width window_width
def window_width
Graphics.width
end
alias fa1_window_height window_height
def window_height
Graphics.height - 70
end
def col_max
return 2
end
alias fa1_item_height item_height
def item_height
(height - standard_padding * 2) / 2
end
alias fa1_draw_item draw_item
def draw_item(index)
actor = $game_party.members[index]
enabled = $game_party.battle_members.include?(actor)
rect = item_rect(index)
draw_item_background(index)
draw_actor_name(actor, rect.x + 108, rect.y + line_height / 2 - 8)
draw_actor_face(actor, rect.x + 1, rect.y + 1, enabled)
draw_actor_hp(actor, rect.x + 108, rect.y + line_height / 2 + 16)
draw_actor_mp(actor, rect.x + 108, rect.y + line_height/ 2 + 40)
draw_actor_level(actor, rect.x + 108, rect.y + line_height / 2 + 64)
actor.weapons.each_with_index do |item, i|
draw_item_name(item, rect.x + 1, rect.y + line_height + 68)
end
actor.armors.each_with_index do |item, i|
draw_item_name(item, rect.x + 1, rect.y + line_height * i + 116)
end
end
end
#==============================================================================
# ** Scene_Menu
#------------------------------------------------------------------------------
# Esta classe executa o processamento da tela de menu.
#==============================================================================
class Scene_Menu < Scene_MenuBase
#--------------------------------------------------------------------------
# * Inicialização do processo
#--------------------------------------------------------------------------
def start
super
create_command_window
create_status_window
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Criação da janela de comando#
#--------------------------------------------------------------------------
def create_command_window
@command_window = Window_MenuCommand.new
@command_window.set_handler(:item, method(:command_item))
@command_window.set_handler(:game_end, method(:command_game_end))
@command_window.set_handler(:cancel, method(:return_scene))
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Criação da janela de atributos#
#--------------------------------------------------------------------------
def create_status_window
@status_window = Window_MenuStatus.new(0, @command_window.height)
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Comando [Item]
#--------------------------------------------------------------------------
def command_item
SceneManager.call(Scene_Item)
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Comando [Habilidade] [Equipamentos] [Atributos]#
#--------------------------------------------------------------------------
def command_personal
@status_window.select_last
@status_window.activate
@status_window.set_handler(:ok, method(:on_personal_ok))
@status_window.set_handler(:cancel, method(:on_personal_cancel))
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Comando [Fim do Jogo]
#--------------------------------------------------------------------------
def command_game_end
SceneManager.call(Scene_End)
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Comandos individuais [Cancelamento]
#--------------------------------------------------------------------------
def on_personal_cancel
@status_window.unselect
@command_window.activate
end
end
- SecretaEDENNovato
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Reputação : 29
Re: Preciso de um Menu simples
Qua Jun 20, 2012 3:38 pm
Obrigada, ficou perfeito! Eis o produto final ^^
Não sei como lhe agradecer ^^, muito obrigado.
Não sei como lhe agradecer ^^, muito obrigado.
- Fa1Administrador
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Re: Preciso de um Menu simples
Qui Jun 21, 2012 9:39 pm
hahaha, não foi nada, estou aqui pra ajudar o/
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