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Preciso de um Menu simples Empty Preciso de um Menu simples

Sáb Jun 16, 2012 7:19 pm
Preciso para o meu jogo um Menu simples, pequeno.

Preciso que apareça o nome dos personagens, Face e sprite deles, Hp e Mp deles e o nivel (que uso como indicador da idade :P) e o que têm equipado. Que só seja acessivel a janela dos itens e a janela de fim de jogo, mais nada. Tudo o resto, levels, status, skills, quero tudo fora.
As faces dos personagens podem aparecer alinhadas na vertical ou na horizontal, tanto faz.

Tou pedindo isto porque tentei o metodo newb "apagar tudo" e não deu resultado (duh -.-), e aparecer estas coisas num jogo k n é suposto ter nivel seguinte é feio.

Por favor, alguém faz-me isto?Ralph *-* (2)
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Preciso de um Menu simples Empty Re: Preciso de um Menu simples

Dom Jun 17, 2012 11:29 am
Reputação da mensagem: 100% (2 votos)
Posso fazer sim, editar scenes é a parte mais fácil do RGSS. só uma pergunta: e o menu de equipamentos? é para mantê-lo?


EDIT:
Eu editei o menu aqui. veja se é assim que você quer, se tiver faltando alguma coisa fala.
Código:
#==============================================================================
# ** Window_MenuCommand
#------------------------------------------------------------------------------
#  Esta janela exibe os comandos do menu.
#==============================================================================

class Window_MenuCommand < Window_Command
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Inicialização da posição do comando de seleção (método da classe)
  #--------------------------------------------------------------------------
  def self.init_command_position
    @@last_command_symbol = nil
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Inicialização do objeto
  #--------------------------------------------------------------------------
  def initialize
    super(0, 0)
    select_last
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Aquisição da largura da janela
  #--------------------------------------------------------------------------
  def window_width
    return 160
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Aquisição do número de linhas exibidas
  #--------------------------------------------------------------------------
  def visible_line_number
    item_max
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Criação da lista de comandos
  #--------------------------------------------------------------------------
  def make_command_list
    add_main_commands
    add_game_end_command
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Adição dos comandos principais
  #--------------------------------------------------------------------------
  def add_main_commands
    add_command(Vocab::item,  :item,  main_commands_enabled)
    add_command(Vocab::equip,  :equip,  main_commands_enabled)
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Adição de comandos próprios
  #--------------------------------------------------------------------------
  def add_original_commands
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Adição do comando de fim do jogo
  #--------------------------------------------------------------------------
  def add_game_end_command
    add_command(Vocab::game_end, :game_end)
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Definição de habilitação dos comandos principais
  #--------------------------------------------------------------------------
  def main_commands_enabled
    $game_party.exists
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Definição de resultado ao pressionar o botão de confirmação
  #--------------------------------------------------------------------------
  def process_ok
    @@last_command_symbol = current_symbol
    super
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Retorno à seleção anterior
  #--------------------------------------------------------------------------
  def select_last
    select_symbol(@@last_command_symbol)
  end
end

#==============================================================================
# ** Scene_Menu
#------------------------------------------------------------------------------
#  Esta classe executa o processamento da tela de menu.
#==============================================================================

class Scene_Menu < Scene_MenuBase
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Inicialização do processo
  #--------------------------------------------------------------------------
  def start
    super
    create_command_window
    create_gold_window
    create_status_window
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Criação da janela de comando
  #--------------------------------------------------------------------------
  def create_command_window
    @command_window = Window_MenuCommand.new
    @command_window.set_handler(:item,      method(:command_item))
    @command_window.set_handler(:equip,    method(:command_personal))
    @command_window.set_handler(:game_end,  method(:command_game_end))
    @command_window.set_handler(:cancel,    method(:return_scene))
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Criação da janela de dinheiro
  #--------------------------------------------------------------------------
  def create_gold_window
    @gold_window = Window_Gold.new
    @gold_window.x = 0
    @gold_window.y = Graphics.height - @gold_window.height
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Criação da janela de atributos
  #--------------------------------------------------------------------------
  def create_status_window
    @status_window = Window_MenuStatus.new(@command_window.width, 0)
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Comando [Item]
  #--------------------------------------------------------------------------
  def command_item
    SceneManager.call(Scene_Item)
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Comando [Habilidade] [Equipamentos] [Atributos]
  #--------------------------------------------------------------------------
  def command_personal
    @status_window.select_last
    @status_window.activate
    @status_window.set_handler(:ok,    method(:on_personal_ok))
    @status_window.set_handler(:cancel, method(:on_personal_cancel))
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Comando [Fim do Jogo]
  #--------------------------------------------------------------------------
  def command_game_end
    SceneManager.call(Scene_End)
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Comandos individuais [Confirmação]
  #--------------------------------------------------------------------------
  def on_personal_ok
    case @command_window.current_symbol
    when :equip
      SceneManager.call(Scene_Equip)
    end
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Comandos individuais [Cancelamento]
  #--------------------------------------------------------------------------
  def on_personal_cancel
    @status_window.unselect
    @command_window.activate
  end
end
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Preciso de um Menu simples Empty Re: Preciso de um Menu simples

Dom Jun 17, 2012 7:24 pm
Yey! Era isso mesmo que queria. +1 rep ^^

Eu só queria uma coisa diferente po equipamento (visto que os personagens usam sempre o mesmo), era que em vez de ir para outro menu, como agora, aparecesse o que está equipado (so o que esta equipado), no menu principal.

Mas se não der, será preferivel tb tirar o menu de equipamentos.
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Preciso de um Menu simples Empty Re: Preciso de um Menu simples

Seg Jun 18, 2012 9:17 pm
Estou quase terminando o menu. Eu preciso da sua ajuda para ajustar as coordenadas pra ficar do jeito que você quer.

Código:
#==============================================================================
# ** Window_MenuCommand
#------------------------------------------------------------------------------
#  Esta janela exibe os comandos do menu.
#==============================================================================

class Window_MenuCommand < Window_Command
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Inicialização da posição do comando de seleção (método da classe)
  #--------------------------------------------------------------------------
  def self.init_command_position
    @@last_command_symbol = nil
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Inicialização do objeto
  #--------------------------------------------------------------------------
  def initialize
    super(0, 0)
    select_last
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Aquisição da largura da janela
  #--------------------------------------------------------------------------
  def window_width
    return 160
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Aquisição do número de linhas exibidas
  #--------------------------------------------------------------------------
  def visible_line_number
    item_max
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Criação da lista de comandos
  #--------------------------------------------------------------------------
  def make_command_list
    add_main_commands
    add_game_end_command
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Adição dos comandos principais
  #--------------------------------------------------------------------------
  def add_main_commands
    add_command(Vocab::item,  :item,  main_commands_enabled)
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Adição de comandos próprios
  #--------------------------------------------------------------------------
  def add_original_commands
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Adição do comando de fim do jogo
  #--------------------------------------------------------------------------
  def add_game_end_command
    add_command(Vocab::game_end, :game_end)
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Definição de habilitação dos comandos principais
  #--------------------------------------------------------------------------
  def main_commands_enabled
    $game_party.exists
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Definição de resultado ao pressionar o botão de confirmação
  #--------------------------------------------------------------------------
  def process_ok
    @@last_command_symbol = current_symbol
    super
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Retorno à seleção anterior
  #--------------------------------------------------------------------------
  def select_last
    select_symbol(@@last_command_symbol)
  end
end
#==============================================================================
# ** Window_MenuStatus
#------------------------------------------------------------------------------
#  Esta janela exibe os parâmetros dos membros do grupo na tela de menu.
#==============================================================================

class Window_MenuStatus < Window_Selectable
  alias fa1_window_width window_width
  def window_width
    Graphics.width
  end
  alias fa1_draw_item draw_item
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Desenho de um item
  #    index : índice do item
  #--------------------------------------------------------------------------
  def draw_item(index)
    actor = $game_party.members[index]
    enabled = $game_party.battle_members.include?(actor)
    rect = item_rect(index)
    draw_item_background(index)
    draw_actor_name(actor, rect.x + 108, rect.y + line_height / 2 - 8)
    draw_actor_face(actor, rect.x + 1, rect.y + 1, enabled)
    draw_actor_hp(actor, rect.x + 108, rect.y + line_height / 2 + 16)
    draw_actor_mp(actor, rect.x + 108, rect.y + line_height/ 2 + 40)
    draw_actor_level(actor, rect.x + 108, rect.y + line_height / 2 + 64)
    actor.equips.each_with_index do |item, i|
      draw_item_name(item, rect.x + 256, rect.y + line_height * i)
    end
  end
end
#==============================================================================
# ** Scene_Menu
#------------------------------------------------------------------------------
#  Esta classe executa o processamento da tela de menu.
#==============================================================================

class Scene_Menu < Scene_MenuBase
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Inicialização do processo
  #--------------------------------------------------------------------------
  def start
    super
    create_command_window
    create_gold_window
    create_status_window
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Criação da janela de comando#
  #--------------------------------------------------------------------------
  def create_command_window
    @command_window = Window_MenuCommand.new
    @command_window.set_handler(:item,      method(:command_item))
    @command_window.set_handler(:game_end,  method(:command_game_end))
    @command_window.set_handler(:cancel,    method(:return_scene))
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Criação da janela de dinheiro#
  #--------------------------------------------------------------------------
  def create_gold_window
    @gold_window = Window_Gold.new
    @gold_window.x = @command_window.width
    @gold_window.y = @command_window.height - @gold_window.height
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Criação da janela de atributos#
  #--------------------------------------------------------------------------
  def create_status_window
    @status_window = Window_MenuStatus.new(0, @command_window.height)
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Comando [Item]
  #--------------------------------------------------------------------------
  def command_item
    SceneManager.call(Scene_Item)
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Comando [Habilidade] [Equipamentos] [Atributos]#
  #--------------------------------------------------------------------------
  def command_personal
    @status_window.select_last
    @status_window.activate
    @status_window.set_handler(:ok,    method(:on_personal_ok))
    @status_window.set_handler(:cancel, method(:on_personal_cancel))
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Comando [Fim do Jogo]
  #--------------------------------------------------------------------------
  def command_game_end
    SceneManager.call(Scene_End)
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Comandos individuais [Cancelamento]
  #--------------------------------------------------------------------------
  def on_personal_cancel
    @status_window.unselect
    @command_window.activate
  end
end

Se puder, faça um esboço no paint de onde você quer que eu coloque os parâmetros.

até mais.
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Preciso de um Menu simples Empty Re: Preciso de um Menu simples

Ter Jun 19, 2012 7:31 am
Acabei de me aperceber que também não quero a janela do dinheiro ^^', você deve tar a pensar que sou uma chata ^^', sorry.
Eis como o menu está a ficar, e como gostava que ficasse, se for possivel:
Preciso de um Menu simples Menu-3
Espero que isto possa ajudar...
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Preciso de um Menu simples Empty Re: Preciso de um Menu simples

Ter Jun 19, 2012 3:27 pm
Reputação da mensagem: 100% (2 votos)
Terminei. Só não dá pra colocar os equipamentos em colunas, porque fica sobreposto.
Código:
#==============================================================================
# ** Window_MenuCommand
#------------------------------------------------------------------------------
#  Esta janela exibe os comandos do menu.
#==============================================================================

class Window_MenuCommand < Window_Command
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Inicialização da posição do comando de seleção (método da classe)
  #--------------------------------------------------------------------------
  def self.init_command_position
    @@last_command_symbol = nil
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Inicialização do objeto
  #--------------------------------------------------------------------------
  def initialize
    super(0, 0)
    select_last
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Aquisição da largura da janela
  #--------------------------------------------------------------------------
  def window_width
    return 160
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Aquisição do número de linhas exibidas
  #--------------------------------------------------------------------------
  def visible_line_number
    item_max
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Criação da lista de comandos
  #--------------------------------------------------------------------------
  def make_command_list
    add_main_commands
    add_game_end_command
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Adição dos comandos principais
  #--------------------------------------------------------------------------
  def add_main_commands
    add_command(Vocab::item,  :item,  main_commands_enabled)
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Adição de comandos próprios
  #--------------------------------------------------------------------------
  def add_original_commands
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Adição do comando de fim do jogo
  #--------------------------------------------------------------------------
  def add_game_end_command
    add_command(Vocab::game_end, :game_end)
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Definição de habilitação dos comandos principais
  #--------------------------------------------------------------------------
  def main_commands_enabled
    $game_party.exists
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Definição de resultado ao pressionar o botão de confirmação
  #--------------------------------------------------------------------------
  def process_ok
    @@last_command_symbol = current_symbol
    super
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Retorno à seleção anterior
  #--------------------------------------------------------------------------
  def select_last
    select_symbol(@@last_command_symbol)
  end
end
#==============================================================================
# ** Window_MenuStatus
#------------------------------------------------------------------------------
#  Esta janela exibe os parâmetros dos membros do grupo na tela de menu.
#==============================================================================

class Window_MenuStatus < Window_Selectable
  alias fa1_window_width window_width
  def window_width
    Graphics.width   
  end
  alias fa1_window_height window_height
  def window_height
    Graphics.height - 70
  end
  def col_max
    return 2
  end
  alias fa1_item_height item_height
  def item_height
    (height - standard_padding * 2) / 2
  end
  alias fa1_draw_item draw_item
  def draw_item(index)
    actor = $game_party.members[index]
    enabled = $game_party.battle_members.include?(actor)
    rect = item_rect(index)
    draw_item_background(index)
    draw_actor_name(actor, rect.x + 108, rect.y + line_height / 2 - 8)
    draw_actor_face(actor, rect.x + 1, rect.y + 1, enabled)
    draw_actor_hp(actor, rect.x + 108, rect.y + line_height / 2 + 16)
    draw_actor_mp(actor, rect.x + 108, rect.y + line_height/ 2 + 40)
    draw_actor_level(actor, rect.x + 108, rect.y + line_height / 2 + 64)
    actor.weapons.each_with_index do |item, i|
      draw_item_name(item, rect.x + 1, rect.y + line_height + 68)
    end
    actor.armors.each_with_index do |item, i|
      draw_item_name(item, rect.x + 1, rect.y + line_height * i + 116) 
    end
  end
end
#==============================================================================
# ** Scene_Menu
#------------------------------------------------------------------------------
#  Esta classe executa o processamento da tela de menu.
#==============================================================================

class Scene_Menu < Scene_MenuBase
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Inicialização do processo
  #--------------------------------------------------------------------------
  def start
    super
    create_command_window
    create_status_window
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Criação da janela de comando#
  #--------------------------------------------------------------------------
  def create_command_window
    @command_window = Window_MenuCommand.new
    @command_window.set_handler(:item,      method(:command_item))
    @command_window.set_handler(:game_end,  method(:command_game_end))
    @command_window.set_handler(:cancel,    method(:return_scene))
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Criação da janela de atributos#
  #--------------------------------------------------------------------------
  def create_status_window
    @status_window = Window_MenuStatus.new(0, @command_window.height)
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Comando [Item]
  #--------------------------------------------------------------------------
  def command_item
    SceneManager.call(Scene_Item)
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Comando [Habilidade] [Equipamentos] [Atributos]#
  #--------------------------------------------------------------------------
  def command_personal
    @status_window.select_last
    @status_window.activate
    @status_window.set_handler(:ok,    method(:on_personal_ok))
    @status_window.set_handler(:cancel, method(:on_personal_cancel))
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Comando [Fim do Jogo]
  #--------------------------------------------------------------------------
  def command_game_end
    SceneManager.call(Scene_End)
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Comandos individuais [Cancelamento]
  #--------------------------------------------------------------------------
  def on_personal_cancel
    @status_window.unselect
    @command_window.activate
  end
end
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Preciso de um Menu simples Empty Re: Preciso de um Menu simples

Qua Jun 20, 2012 3:38 pm
Obrigada, ficou perfeito! Eis o produto final ^^
Preciso de um Menu simples Secreenie
Não sei como lhe agradecer ^^, muito obrigado.
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Preciso de um Menu simples Empty Re: Preciso de um Menu simples

Qui Jun 21, 2012 9:39 pm
hahaha, não foi nada, estou aqui pra ajudar o/
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Preciso de um Menu simples Empty Re: Preciso de um Menu simples

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