RPG Maker Brasil
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RyanKamos
RyanKamos
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Criando seu Jogo I Empty Criando seu Jogo I

Qui Dez 13, 2012 7:29 pm
Reputação da mensagem: 100% (2 votos)
Caso este tópico esteja no local errado, peço-lhe desculpa, não achei o local certo.

Olá pessoal, estou aqui para ajudar aos novatos de como fazer um jogo.
Alguns pensam que é bem simples mas não é bem assim, tudo deve ser organizado
para um jogo sair com sucesso.
Para a criação de seu jogo você deverá seguir os seguintes passos:
1- História
2- Ideia Central

3- Equipe
4- Início do projeto
5- Tópico

Iniciando o jogo...


1- História

Para criar uma história boa e que os leitores "grudem" ao projeto, você deve pensar nos princípios
do jogo, respondendo as três fundamentais perguntas durante a história:
1- Quem é o personagem principal?
2- Em que lugar se passa a história?
3- Qual o objetivo do jogo?

Pensando nas "supostas" respostas para as perguntas acima, você pode começar a sua
história. Primeiramente, tente começar falando sobre o mundo em que se passa, assim, fazendo ligamento com o personagem e a história.
Você pode escolher um texto do tipo: Roteiro - Conto - História

Roteiro: Basicamente é o texto narrativo onde é divido em cenas e falas.
Conto: É uma obra de ficção que cria um universo de seres e acontecimentos, de fantasia ou imaginação. Apresenta Narrador, Persongem e um enredo, o conto apresenta uma história
em apenas um Clímax.
História: É tudo relacionado a ação, presença e atividades das pessoas. Pode ser divida em três partes: curta, média ou longa duração.
Na curta, se baseia em um pequenos acontecimentos e uma curta duração do seu game, algo que está acontecendo no momento.
Na média, a duração será maior, terá um pouco mais de desenvolvimento e maior personagens, se passa em nosso tempo.
Na longa, a duração será extensa, terão mais partes, persongens, se baseiará em algo do passado, algo que já ocorreu.


Escolhendo o tipo do texto, você deverá ver do que o seu jogo se trata.
Temos vários tipos, mas os mais comuns são: Medieval - Fantasia - Futurístico

Medieval: Se passa na idade média, com guerreiros, castelos, dragões etc.
Fantasia: Se passa em um mundo criado pela nossa mente, com monstros, floresas encantadas, locais de ficção.
Futurístico: Se passa em nosso mundo atual ou do futuro, com nossos costumes e cidades parecidas.


Após este processo de criação do seu texto, iremos para a próxima etapa.

2- Ideia Central

Nesta parte você deverá pensar em como seu jogo será.
Os sistemas, scripts, manus, batalhas, tudo em que seu jogo terá.
Mas não é necessário fazer grandes pesquisas atrás dos scripts, sistemas etc. apenas
aqui você terá um jeito "visual" de como será seu jogo.
Uma das partes mais importantes é esta, aqui você deverá pensar se seu jogo terá
gráficos utilzados/criados pela Enterbrain e pessoas que postam ou criar seus próprios.

3- Equipe

Pensando em o que seu jogo ter, aqui você deverá ver os cargos necessários para funcionar,
dar início ao seu projeto.

Mapper: Monta os mapas do jogo, em algumas vezes, os mais perfeitos e bonitos.
Scripter: Cria os scripts que dão funções ao jogo e modificações em algumas classes, batalha, menus, HUD's, etc.
Pixel Artist: O Criador dos gráficos, exitem Pixel Artists para tudo, criação de chars, battlers, tilesets, faces, tudo o que pode ser feito por pixels (pintado e criado pelo computador).
Designer: Cria a logo, bars, game-overs, tela de títulos.
Sonoplastas: Criam as músicas do jogo, SE, ME, BGM etc.


Existem outros tembém, estes são os mais procurados.

Após montar sua equipe, siga para a próxima etapa.

4- Início do Projeto

Agora você poderá ir a "mãos a obra". Feito a equipe, comece o trabalho e logo
dê as funções do jogo a eles.
No caso de utilizar gráficos já feitos, comece a criação de mapas com a ajuda do mapper ou não.
No caso de utilizar gráficos criados pela sua equipe, mostre o que quer para o Pixel Artist e aguarde ficar pronto, após finalização dos gráficos comece o jogo.

5- Tópico

Não fique ancioso para criar um tópico, ele deverá ser bem feito e organizado para chamar a
atenção dos leitores. Espere seu jogo estar organizado, com sistemas, scripts, gráficos e alguns mapas prontos para poder mostrar para o público como anda o jogo, afinal, as imagens ajudam e muito.
Não se esqueça de ler as regras e o exemplo de postagem do site em que vai criar seu tópico.
É sempre bom respeitar as regras. No caso, você poderá receber críticas, mas não fique abalado, afinal são elas que nos fazem crescer. Sim foi isso mesmo que você leu, as críticas são um modo de ver no que você está errando por meio de membros que querem te ajudar. Muitas das vezes podem parecer grosseiros ou não, mas é penas um modo de lhe chamar a atenção ao erro. Seja sempre educado e saiba que tudo é para melhor suas habilidades.


Espero que tenham gostado do tópico, obrigado pela atenção e até a próxima.

Créditos:
RyanKamos.
Nununo
Nununo
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Criando seu Jogo I Empty Re: Criando seu Jogo I

Qui Dez 13, 2012 11:45 pm
Gostei de seu tutorial, bem explicativo e simples, fácil para se entender, apesar de você ter dito para não estar ansioso para criar um tópico, eu mesmo assim estou ansioso xD, estou louco para terminar a demo e já fazer um tópico, xD, mas está bom, muito bom seu tópico...

Spoiler:
Lhu!
Lhu!
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Reputação : 20

Criando seu Jogo I Empty Re: Criando seu Jogo I

Qui Dez 27, 2012 12:43 pm
Legal, gostei bastante RyanKamos.
+ 1 Gostei
RyanKamos
RyanKamos
Novato
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Reputação : 16

Criando seu Jogo I Empty Re: Criando seu Jogo I

Sex Dez 28, 2012 8:05 pm
Obrigado pessoal e Nununo sei como se sente HAHAHAH.
Conteúdo patrocinado

Criando seu Jogo I Empty Re: Criando seu Jogo I

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