RPG Maker Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
orakiosan
orakiosan
Novato
Novato
Masculino Mensagens : 2
Reputação : 10

Preço de pousada de acordo com número de personagens Empty Preço de pousada de acordo com número de personagens

Dom Fev 13, 2011 10:25 am
Preço de pousada de acordo com número de personagens

Segue aqui meu segundo tutorial, esse também é bem simples e destinado a gafanhotos iniciantes, se bem que, na minha opinião, esse sistema cai bem em qualquer tipo de jogo.

Introdução

Bom gafanhoto, quando você vai a uma pousada/hospedagem/Inn e deseja dormir a dona cobra digamos, 50 moedas de ouro, até ai tudo bem, mas você segue em sua jornada e consegue mais três aliados, daí você volta na mesma pousada e o preço continua 50 moedas, daí com a ajuda de um script (dos antigos esse xD) você fica com um grupo de 16 membros, ai você volta naquela mesma pousada e o preço... continua 50 moedas! Hora, se mais pessoas pedem mais camas e até quartos diferentes, não seria justo ser cobrado um preço individual de personagens?
Nesse breve (muito mais que o primeiro) tutorial vou ensinar aqui como fazer isso de forma automática. Vamos lá gafanhotos!


- Legal tio, mas o que vou usar?

Para executar esse sistema vão ser necessário apenas:
* 3 Variáveis

- Ah tio, só? Parece fácil mesmo, como começar?

Sim gafanhoto, é muito simples, mas como sempre, primeiro organização, então vamos separar as 3 variáveis com seus devidos nomes.
1° - A primeira deve definir o preço da pousada que o(os) herói(s) dormirá(ão), como exemplo utilizarei a Variável 0001 - Preço a ser pago na pousada
2° - A segunda deve apenas guardar o número de dinheiro do jogador, usaremos isso futuramente como uma condição para permitir ou não que o herói durma na pousada, vou utilizar a Variável 0002 – Seu dinheiro
3° - A terceira deve armazenar o número de personagens que o jogador possui em seu grupo, Vou usar como exemplo a Variável 0003 – Número de personagens. IMPORTANTE! É de extrema importância para que o sistema funcione bem que o jogo comece com essa Variável já com 1 positivo nela (ISSO SE SEU GRUPO INICIAL TER APENAS UM PERSONAGEM), para isso, dê seu jeito e bem no início do jogo adicione por um evento paralelo ou automático uma constante 1 a essa variável. Se esquecer essa parte e continuar usando o sistema, o jogador dormirá gratuitamente em qualquer pousada, mais pra frente você entenderá o por que.


- Ah ta, Tio, mas como eu faço esse treco de deixar a Variável 0003 no começo do jogo já com 1 marcado nela?

Bem, gafanhoto, crie um evento paralelo ou automático no primeiro mapa de seu jogo, lá em baixo de onde você seleciona o gráfico você coloca o evento para ser paralelo ou automático.

Spoiler:

Nos Comandos de eventos vá em Opções de variável > Variável 003 – Número de personagens > + (Adicionar) > Constante > 1
Pronto, agora essa variável diz que o jogador possui 1 personagem em seu grupo, mas se deixarmos o evento como está, ele adicionará infinitas somas a essa variável, então vamos finalizar esse evento apenas ativando a Switch local A, também na primeira aba de Comando de eventos, Switch local > A > On
Vai ficar desse modo.


Spoiler:

Agora crie uma nova aba nesse evento e a única coisa a se fazer é marcar ali no canto esquerdo “ Switch local > A “ Isso fará com que da primeira aba passe para a segunda, e na segunda não acontecerá nada, então ficará por isso mesmo, você com a sua variável 0003 = 1 (1 personagem, isso se seu grupo inicial ter 1 personagem, se for mais, basta mudar esse 1 para o número desejado)


- Okay tio, até ai ta fácil, mas eu quero ação, quando eu vou pagar mais por ter mais membros em minha equipe?


Calma gafanhoto apressado, vou utilizar mais uma vez como base a Criação rápida de pousada do RPG Maker VX, para isso basta no editor de eventos clicar com o direito em qualquer ligar e Criação rápida > Pousada > Selecione o gráfico da atendente e o preço para dormir. Os Comando de eventos apresentados ficarão exatamente assim.


Spoiler:

Agora a parte mais efetiva, vamos começar a guarnar os números das variáveis, gafanhoto?
A primeira Variável a ser modificada será a variável 0001 – "Preço da pousada"
Vamos inserir esse comando bem ali abaixo da escolha “Sim” Para dormir na pousada e acima da Condição “Dinheiro maior que x”, Inserir isso em qualquer outro local pode acarretar problemas. Para isso abra os comandos de eventos naquele local e vá em Opções de Variável > 0001 – “Preço da pousada” > SUBSTITUIR > Constante > Preço desejado da pousada (Vou usar 25)
É muito importante dessa vez usar o comando SUBSTITUIR ao invéz de + (adicionar) como sempre fazemos, do contrário os preços das pousadas irão acumular em seu jogo toda vez que o herói for dormir, e isso não tem sentido algum.

Agora o segundo dever é guardar o total do seu dinheiro, para isso vamos utilizar a Variável 0002, mas adicione essa variável abaixo da primeira, vá em Opções de Variável > 0002 – Seu dinheiro” > SUBSTITUIR> Outro (está lá em baixo) > Dinheiro
Agora que você armazenou o dinheiro total do grupo nessa variável, vamos calcular quanto se deve pagar pelo grupo poder dormir na pousada. Basta multiplicar “preço da pousada” por “Número de personagens”.


- Como fazer isso tio?! O RPG Maker tem calculadora? Eu sei que o sistema já armazenou o preço e o número dos meus personagens, mas como faz isso ai?

Bem gafanhoto, se você adicionou corretamente a entrarda e saída de personagens na Variável 0003, vai dar tudo certo, fica frio.
Para fazer esse cáuculo, adicione em Comandos de evento ABAIXO das variáveis anteriores o seguinte comando, Opções de Variável > 0001 – “preço da pousada” > x (MULTIPLICAR = 4° OPÇÃO) > Variável > 0003 – “Número de personagens
Essa multiplicação ( x ) ira fazer o produto entre o preço da pousada com o número de personagens, daí gerará um número que será a soma do preço para dormir de cada personagem.
É importante botar esse cálculo abaixo das outras variáveis, porque elas acabaram de definir o preço da pousada local, e o cálculo deve ser feito com o preço local, certo?
Se até aqui gafanhoto, você fez tudo direitinho, a pousada vai ficar dessa forma.


Spoiler:

- Aaah tio, acho que entendi, agora já ta tudo certo?

Ainda não gafanhoto , a Pousada automática do VX tem em sua Condição (O que vai impedir que o herói durma sem ter o dinheiro necessário) marcada a opção “Dinheiro maior que x (25 no nosso caso)”
E esse não é mais o nosso preço, se lembra? Nosso preço agora é a Variável 0001 – “Preço da pousada”
Tudo o que temos de fazer é modificar essa condição, para isso clique sobre ela e aperte o Space ou clique com o direito e em “Editar...” ela vai estar na última aba, marcando “Dinheiro” volte para a primeira aba e selecione a Variável > 000- ”Seu dinheiro” > (Mais abaixo) Variável 0001 – “Preço da pousada” > (Logo abaixo) > Maior ou igual a
Como nessa imagem.


Spoiler:

Pronto gafanhoto, agora o herói só poderá dormir com seu grupo na pousada se eles tiverem o dinheiro maior ou igual ao cálculo feito anteriormente.

- DUBALACU-BACO TIO! ADOREI! Agora é só jogar ser feliz com esse sistema mais real, não é?!

Acalme-se gafanhoto apressado, falta apenas uma última coisinha, mas ela é crucial.
Repare na imagem acima quando o evento subtrai o dinheiro do grupo, o que você percebeu?
Ele está tirando apenas as 25 moedas de antes, então todo o seu esforço será inútil se isso permanecer assim, para corrigir isso apenas edite ele e ao invéz de Constante, marque em Variável 0001 – “Preço da pousada” Pronto, isso fará com que o dinheiro removido também seja o do cálculo feito.
Se tudo está pronto, o evento no final ficará assim.


Spoiler:

Para usar esse sistema apenas copie e cole essa pousada onde desejar não esquecendo de duas coisas importantíssimas.
1° - SEMPRE adicionar ou subtrair da variável 0003 – “Número de personagens” quando seu grupo for modificado.
2° - Modificar o preço da pousada tanto na mensagem informativa quanto na variável 0001 – “Preço da pousada” na primeira Opção de Variável que você editou lá no comecinho do sistema. O resto acontecerá automaticamente apenas colando esse evento direitinho.

- Entendi tio, mas... Não tem risco de o preço de uma hospedagem passar para outra já que as variáveis utilizadas são as mesma?

Não, meu caro gafanhoto, já que as variáveis são definidas no começo de cada evento (Se você copiou e colou o evento da pousada como eu falei) esse risco não acontece.


- Uma última dúvida, tio. Realmente é necessário definir a variável 0002 – “Seu dinheiro” Sempre?

Sim! Como eu disse antes o jogo não sabe o que está escrito nos nomes das variáveis, é necessário definir SEMPRE essa variável tanto quanto as outras, pois seu dinheiro e o resto todo pode mudar e muito de uma pousada até outra.

Bem, no mais é isso, e se lembre. organização SEMPRE, gafanhoto!


Obs: Demo amanhã à tarde.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos