RPG Maker Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Kain31
Kain31
Novato
Novato
Masculino Mensagens : 8
Reputação : 10

Tutorial "Sistema de Upgrade de Armas AVANÇADO" Empty Tutorial "Sistema de Upgrade de Armas AVANÇADO"

Qui Dez 30, 2010 3:11 am
Tutorial[s](3)[/s]
Sistema de Upgrade de Armas Avançado

Bom vamos começar esclarecendo uma coisa, a idéia do sistema é bem simples de fato, porem eu dei o nome de avançado pois numa escala de 1 até 5 em dificuldade, eu daria um 4 (talvez até 5 pelo consumo de tempo), pois foram mais de 20 Variaveis (ironicamente 2 Switches), além de pelo menos 6 ou 7 horas para ajeitar tudo (mesmo assim ainda há um bug incompreensivel que explicareidepois :careta:)

Resumo do Tutorial

Neste sistema ao contrario do anterior, a intenção é que o player melhore qualquer status de uma arma, ao inves de melhora-la de +1>>+2>>+3(veja o segundo tuto para entender oque falo ;-)). Então se prepare (ou só baixe a demo no fim do tuto :-P) e vamos lá.

Passo-a-passo

1° Passo

- Bem que tal começar criando o nosso amigo ferreiro? Depois de definir as bases dele (spirt, posição, etc...) vamos começar voltando para antes desse passo ( -_-''') e vamos entrar no Data Base (F9)>>Armas>>Deletar todas(para não causar confusão)>>Criar uma arma(espada nula no meu caso)>>tirar todos os atributos(menos lamina ou coisa do genero).
- Feito isso volte para o ferreiro, e começe criando a condição de possuir a arma que você criou ( :ok: é importante lembrar que é a função da 4° aba das condições não da 3°), sem selecionar o equipada porem selecionando a excessão como ativa.
- Feito isso bote toda aquela introdução do "você quer melhorar sua arma?","sim, não",agora o importante, no caso sim, coloque para haver 4 opções (Força, Inteligencia(magia), Agilidade e Defesa), agora o que eu vou fazer na primeira (força no meu caso) deve ser feita para todas as outras com suas respectivas variaveis (muito aconselhavel ver a demo 0:-))

Spoiler:

2° Passo

Agora é hora de botar todas as variaveis, swithces e ademais para funcionar :yay: (lembrando dentro de força primeiramente(o atributo a ser aumentando))
- Primero crie uma variavel que vai se chamar (no meu caso) "Vz clicadas1" e defina seu valor = 3
- Agora bote uma mensagem explicando quando ira custar cada ponto (neste tuto somente dinheiro :-X)
- Selecione armazenar números, 3 digitos (minimo 2 max 3, 4 não teria sentido já que os status não sobem mais que 3 digitos, mas aconselho 2 caso você ira por mais de uma arma no jogo) que devem ser armazenados na variavel (de novo meu caso) "Força F."
- Crie outra variavel (meu caso = m.c.) "Up Força" e faça ela ter o mesmo valor que a variavel "Força F."
- Now faça a "Up Força" ser multiplicada por 500 (isso dara o valor gasto no m.c.).
- Faça uma variavel chamada "- Dinheiro" (preste atenção no sinal de menos antes dela) e a faça ter o mesmo valor que "Up. Força".
- Agora sim crie uma var (variavel) chamada "Dinheiro"(adivinha o que ela fara :LOL:) e faça o seu valor = ao seu dinheiro atual (ultima aba de opções das vars).
- WOW Agora vem uma das duas switches do sistema, crie uma (m.c.) "Up. Adv." e ativea.
- Hora de criar uma condição onde a var "Up. Força" deve ser menor ou igual a var "Dinheiro" (com excessão ativa)
- Na excessão bote algo "Você não tem dinheiro filho do pai se manda D-:<"(kkk só brincadeira), e na condição alcançada bote uma múscia cool de upgrade ( 8-)), "Mudar Dinheiro" para menos apartir da var "-Dinheiro" e depois torne a var "Vz. Clicadas1" = 0
- Agora você tem de repetir todo esse passo para os outros atributos, por favor, siga a ordem Força, Magia, Agilidade e Defesa para fechar com os proximos passos, e claro crie novas vars. nos outros atributos mudando por exemplo "Up. Força" para "Up. Magia","Up. Agi." e "Up Defesa". Alem de criar também outras vars o lugar do "Vz. Clicadas1" como "Vz. Clicadas2", "Vz.Clicadas3" e "VZ. Clicadas4"

Spoiler:

3° Passo

Bom agora vá na Data Base (F9)>>Eventos comuns>>Na primeira aba bote processo paralelo a switch "Up. Adv." e vamos a mais uma maratona de variaveis:
- Comece repetindo a var "Dinheiro" dando como seu valor o seu dinheiro atual.
- Poupe tempo e sono, e já crie de cara 4 vars, (m.c) "Força Adam","Magia Adam","Agi. Adam","Defesa Adam",
faça cada respectiva valer o valor do atributo (Força Adam = Ataque... entendeu?), porem (isso vai parecer mais do que confuso, e talvez seja so no meu RPG Maker VX (duvido :-P)) inverta Agi e Magia (Agi. Adam = Inteligencia e Magia Adam = Agilidade), pois elas estão realmente invertidas em alguns pontos do sistema do RPG Maker VX (basicamente NÃO É MINHA CULPA ESSA CONFUSÂO, :assobiando:)
- Novamente, não se mate, crie outras 4 vars (m.c) "Força Aumentada","Magia Aumentada","Agi. Aumentada" e "Defesa Aumentada", então faça um link (ligue elas) com as respectivas similares "Força F.","Magia F.","Agi. F." e "Defe. F." (SIM CRIE AS OUTRAS 3 NOVAS VARIAVEIS PARA NÃO CAUSAR CONFUSÃO :pea:)
- Agora faça a switch que inicia o evento ser encerrada ("off") e mais um passo concluido.

Spoiler:


4° Passo

Esse é o mais curto, tanto que nem vou botar imagem, simplesmente crie um evento comum, paralelo a uma switch (m.c.) "Equipado?" (está switch é uma daquelas para se tornar "on" no inicio do jogo, ou crie um evento que a torne "on". Agora crie a condição (no evento comum) que a tecla "B"(menu, esc) deve ser precionada, e no caso de ser mande chamar o evento comum (m.c.) "Equipado?" que nos faremos a seguir.

5° Passo

Devolta a uma série de vars e condições, então vamos evitar agonia e começar :'-(:
- Crie outro Evento Comum, porem esse sem nenhuma "NADA" de condição inicial.
- Pela 3° vez crie 4 vars novas (m.c.) "Força Total","Magia Total","Agi. Total" e "Defesa Total"
- Agora repita essa parte, para as outras 3, pois vou dar o exemplo de como fazer com a força por exemplo ^_^. Faça com que a var. "Força Total" seja igual a var. "Força Aumentanda" e na linha debaixo faça com que a var "Força Total" se some com a var. "Força Adam" (Agora repita para as outras 3 :LOL:)
- Crie uma (melhor dizendo A) condição, de possuir a arma (m.c.) Espada nula (lembrando que desta vez é a 2 aba para o heroi Adam). (Não tenho certeza absoluta, mas talvez a 4 aba com a opção equipado sirva ò-Ô?, mas não garanto nada)(A sim, marque Excessão como ativa)
- Faça uma condição dentro daanterior onde a var. "Força Total" seja igual "Força Adam" e marque a excessão.
- Dentro da excessão (não faça nada na parte de condição atingida) coloque OUTRA (isso mesmo, mais uma :'-() condição, aonde a var. "Vz. clicladas1" = 0, e na aba de condição atingida ponha para mudar o parametro força do heroi Adam somando a var. "Força Aumentanda", e torne a variavel "Vz. Clicadas1" = 2
- Sorry, but... repita os dois ultimos topicos para os três outros atributos. (Tome extremo cuidado se for usar copia e cola :-*| para não botar condição dentro de condição (como eu fiz muitas vezes kkk), e lembre de ajeitalas corretamente depois)
- Agora na excessão da condição de possuir a arma (a principal), crie uma condição onde a var. "Vz. Clicadas1" seja maior que 1. E dentro dela bote para reduzir o parametro que a var. representa (Vz. Clicadas1 deveria ser o parametro Força entendeu?) apartir da var. "Força Aumentada", logo abaixo torne a var. "Vz. Clicadas1" = 0.
- Novamente repita para todos os parametros restantes (CtrlC + CtrlV = FTW :LOL:), e pronto ^_^.

Spoiler:

Glossario

m.c. ou c.m = meu caso ou caso meu, como preferir;
var. ou vars. = variavel ou variaveis;
Vz. Clicadas X(1,2,3,4) = Serve para evitar um gigantesco loop no sistema ^_^;
Up. X(Parametro) = Vai auxiliar a calcular o dinheiro a ser gasto;
- Dinheiro = É o quanto você vai gastar ao melhorar a arma;
Dinheiro = A fala sério, tenho mesmo que explicar o que um mundo capitalista conhece de melhor?;
Up. Adv. = O nome não tem sentido, esse switch vai chamar o evento que vai verificar seus status;
X(paramentro) Adam = Como eu usei o heroi (ID 1) Adam ela tem esse nome, além de armazenar os dados deste heroi especifico;
X(paramentro) Aumentada = Indica o quanto de que parametro você aumentou até agora;
X(paramentro) Total = Funciona para ativar as condições certas, além de somar duas vars (qual? descubra kkk);
X(paramentro) F. = O que significa o F.? Eu também não sei de "fato" mas sei lá, gostei do nome ^_^, essa variavel serve mais do que especificamente para evitar um sério bug que ocorria uma vez;



O Sistema Pronto

Aqui vai o link para o sistema pronto ^_^, enjoy e usem para sanar todas as duvidas possiveis.
Spoiler:
Assim, esse download aqui vem com um bonus pra você ver o status que aumentou in-game ^_^
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos