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Eddye44
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Sede de sangue + HUD (com DEMO) - POR EVENTOS Empty Sede de sangue + HUD (com DEMO) - POR EVENTOS

Sex Dez 10, 2010 3:36 pm
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
Introdução

Aew galera!!!
finalmente alguem fez pedido lah na fabrica, e aqui estou pra postar o sistema, ok?
esse sistema foi desenvolvido para jogos de vampiros, onde o vampiro necessita de sangue humano, e ao não saciar, algo acontece (tipo game over)
O sistema só é completo com uma barrinha que mostra o quão sedento ele está, que eu também ensinarei no tuto.


Requerimentos:

Nível de dificuldade:

Sede de sangue + HUD (com DEMO) - POR EVENTOS 00_02_F%C3%A1cil

Vamos precisar de:

<>: 1 switch
<>: 2 eventos comuns
<>: 1 variável
<>: 1 pouco de habilidade, rs

Vamos configurá-los 1 a 1 a seguir


Começando

Crie um evento no início do game para ativar a switch, coloque também um comando para uma varável valer 100.
Essa variável vai dizer o quao sedento o vampiro está, sendo 100 = totalmente saciado, e 1 = morrendo de sede.
A switch permitirá que os dois eventos comuns aconteçam como processo paralelo. Vejamos:


Evento Comum (1)

No evento comum você colocará "processo paralelo" e a switch condicional será a que ativamos antes.
Agora vc vai colocar uma condição: "se a variável (aquela) for igual a 100", e deixe exceção
dentro da condição, coloque um comando de "mostrar imagem" e tenha uma imagem para sua barra de sede
Na exceção, coloque outra condição: "se variável for maior ou igual a 95" e deixe exceção.
mais uma vez, coloque o comando "mostrar imagem", agora com uma diferença: nesse comando existem propriedades da imagem (altura e largura). coloque a ALTURA para 95%, isso fará a barra encurtar um pouco quando a sede estiver em 95% saciada.
você deve estar se perguntando: "altura? não seria largura?" Resposta: não sei se é só meu RPG VX, ou se houve problema na tradução, mas a altura muda a largura e vice-vera.
e assim vc deve seguir, sempre colocando uma condição dentro da exceção anterior, sempre decrescendo: "95, 90, 85... até chegar a 0", mas não coloque 0, coloque 1
E agora sim, na exceção da condição "variável maior ou igual a 1" vc vai colocar o que acontece quando ele está com a sede ao máximo. No meu caso, ele morreria, gameover.

Não sei se está complicado do jeito q escrevi, mas não é complicado, é chato de fazer, complicado não.


Evento comum (2)

Nesse segundo evento comum, não se preocupem, é fácil. Também é um processo paralelo, com a switch (aquela) como condicional.
ele só terá 4 comandos:

1º: uma label - escolha o nome dela
2º: diminuir a variável da sede em "1"
3º: esperar - decida o tempo que vai demorar pra aumentar a sede. para demonstrar, eu coloquei 1 segundo, ou seja 60 frames.
4º: ir para label - a mesma do início


Finalizações

Pronto! Seu sistema já está pronto, e pode ser testado e usado.
Espero q teham gostado do tutorial, e usem em vossos projetos.
Aida vêm mtos outros por aí, aguardem!


Demo

qualquer dúvida, abaixo segue a demo.
Download


Bugs

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Sáb Dez 11, 2010 1:39 pm
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