[Tutorial] Tudo sobre o VX - Inicantes
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[Tutorial] Tudo sobre o VX - Inicantes
Sex Jul 30, 2010 3:39 pm
Como eu acho que a RMB esteja precisando de algum tutorial para iniciantes, aqui vai o meu. ^^
O que é RPG Maker VX?
Bem, creio que não saber sobre essa maravilhosa ferramenta é algo comum, portanto:
RPG Maker VX é um software para a criação de jogos 2D, especialmente e exclusivamente jogos de RPG.
De uma fácil compreensão, o RMVX acaba sendo um excelente programa para iniciantes na criação de jogos, não requer muito conhecimento em programação ou algo do tipo.
Isso seria um breve resumo, do que o RMVX é capaz, mas ele vai muito além disso. Acompanhe o tutorial.
Criando um novo projeto
Acho aqui não seja necessário o uso de screens, pois, é tudo muito simples.
Para criar um novo projeto, basta abrir o RPG Maker Vx e, caso essa for a primeira vez que você o abre, escolher um nome para a pasta e título para jogo, além, é claro, de um local onde será criada a pasta do jogo. Caso não seja a primeira vez, basta clicar no botão "new" e seguir os passos citados.
Mapeamento
O mapeamento no VX é feito com as seguintes ferramentas:
Iniciando o mapeamento
Banco de dados
O banco de dados do RMVX é basicamente o seu "painel de controle", quero dizer, é onde você mais irá mexer ao longo do seu projeto.
Como o banco de dados é extremamente grande, aqui no tutorial apenas falarei sobre suas abas e recursos, sem "especificar" nada.
Eventos
Os eventos no RMVX são bastante simples de serem adicionados, basta você selecionar a ferramenta edição de eventos , clicar duas vezes sobre o quadradinho no mapa, e depois, adicionar na parte da direita, os eventos.
1ª aba
2ª aba
3ª aba
Scripts
Os scripts do RMVX são os responsáveis por fazer seu jogo funcionar.
Eles programam certos "movimentos" ou "ações" que o RMVX deva fazer ao pressionar, por exemplo, alguma tecla que chame o menu.
Aqui não entrarei em detalhes sobre scripts pois isso é um assunto muito mais complexo que nem eu sei direito. .-.
ATENÇÃO: quaisquer scripts ADICIONADOS ao RMVX devem ser inseridos acima do "main", e a baixo de "scripts adicionais", isso é claro, abrindo o editor de scripts .
Dica: caso queira aprender RGSS2 (scripts usados no RMVX), consulte as aulas do Alucard_2 aqui na RMB.
[tutorial em processo de desenvolvimento.]
O que é RPG Maker VX?
Bem, creio que não saber sobre essa maravilhosa ferramenta é algo comum, portanto:
RPG Maker VX é um software para a criação de jogos 2D, especialmente e exclusivamente jogos de RPG.
De uma fácil compreensão, o RMVX acaba sendo um excelente programa para iniciantes na criação de jogos, não requer muito conhecimento em programação ou algo do tipo.
Isso seria um breve resumo, do que o RMVX é capaz, mas ele vai muito além disso. Acompanhe o tutorial.
Criando um novo projeto
Acho aqui não seja necessário o uso de screens, pois, é tudo muito simples.
Para criar um novo projeto, basta abrir o RPG Maker Vx e, caso essa for a primeira vez que você o abre, escolher um nome para a pasta e título para jogo, além, é claro, de um local onde será criada a pasta do jogo. Caso não seja a primeira vez, basta clicar no botão "new" e seguir os passos citados.
Mapeamento
O mapeamento no VX é feito com as seguintes ferramentas:
- Spoiler:
1. biscoito: define as passagens de cada tile, ou seja, de cada "quadradinho".
2. Edição de mapas: permite que você edite seus mapas, ou seja, faça a sua construção, do jeito que quiser.
3. Edição de eventos: permite a criação de eventos, mais tarde, abordados aqui.
4. Lápis: com a ferramenta lápis, você literalmente desenha "quadradinho por quadradinho".
5. Retângulo: com a ferramenta retângulo, você pode desenhar áreas maiores de uma vez só, usando o mesmo tile (quadrado).
6. Círculo: mesma coisa que o retângulo, só que com círculos.
7. Lata de tinta: "pinta" os tiles no mapa que forem IGUAIS.
8 , 9, 10 , 11. Zoom: define o zoom, para melhor visualização da área de mapeamento.
Iniciando o mapeamento
- Spoiler:
1. Define a altura e a largura do mapa, em tiles (lembre que cada tile tem 34x34 pixels e que a resolução do VX é de 544x416 pixels)
2. Efeitos do mapa (sonoros). A caixa "impedir que o herói corra" basicamente desativa a tecla "Shift" que faz seu herói correr.
3. Panorama, aqui, você define a imagem "ao fundo" do seu mapa, será a imagem que aparece quando os tiles não são desenhados em determinado local).
4. Aparição de inimigo por passos.
Banco de dados
O banco de dados do RMVX é basicamente o seu "painel de controle", quero dizer, é onde você mais irá mexer ao longo do seu projeto.
Como o banco de dados é extremamente grande, aqui no tutorial apenas falarei sobre suas abas e recursos, sem "especificar" nada.
- Spoiler:
Personagens: Aqui, você cria os seus personagens "jogáveis", pode-se editar desde os atributos até os equipamentos iniciais.
Classes: Talvez, uma das partes mais legais do database seja essa, apesar de cansativa. Em classes, você poderá definir as classes do seu jogo,
como por ex.: "Cavaleiro", "Cavaleiro Negro" e "Cavaleiro Negro MegaZord" Cavaleiro Negro Megazord Full Edition"... Também pode-se definir os niveis
em que determinada classe aprende determinada magia e, ainda, pode-se definir os equipamentos e atributos.
Habilidades: Você já entendeu.
Itens: Os itens são excessenciais em qualquer jogo (ou não), e aqui, você pode definir item por item que o seu projeto possuirá.
Armas: Não esqueceremos das armas, claro. As armas são os itens de batalha mais importantes, pois, é são com elas que seus heróis atacam.
Armaduras: bah, você sabe o que é uma armadura.
inimigos: Aqui, pode ser definido inimigo por inimigo, desde a experiência que ele dará até dinheiro e ataques que ele usa durante uma batalha.
Grupos de inimigos: São esses que você usa para iniciar uma batalha. Como o próprio nome diz, são grupos.
Status: Status de batalha. Podem variar desde o simples "envenenado" até o "morto".
Animações: Talvez o mais complicado. chato e legal ao mesmo tempo, aqui, você cria as suas animações, sejam de ataque, cura ou outro qualquer.
Eventos comuns: Os eventos comuns são os eventos em que, por exemplo, você vai usar durante o jogo todo mas não quer ficar copiando e colando em todo
mapa um mesmo evento, daí, basta chamar um evento comum e está tudo certo.
Sistema: Sons e gráficos iniciais. Pode-se também definir o grupo inicial ou até mesmo mudar o nome do jogo.
Vocabulário: Precisa dizer que é aqui onde você define o vocabulo usado ao longo do jogo?
Eventos
Os eventos no RMVX são bastante simples de serem adicionados, basta você selecionar a ferramenta edição de eventos , clicar duas vezes sobre o quadradinho no mapa, e depois, adicionar na parte da direita, os eventos.
1ª aba
- Spoiler:
- A primeira aba do menu de "opções para seu evento" possuí as seguintes ferramentas:
Comandos de mensagem
Mostrar mensagem: Mostra uma mensagem comum.
Mostrar escolhas: Mostra escolhas comuns.
Armazenar número: Armazena um número em alguma variável.
Comandos de condição
Opções de switch: Mostra o "menu" para switches. Permitindo que desative/ative qualquer switch.
Opções de variável: Mostra o "menu" para variáveis, podendo definir uma varíavel.
Controle de switch local: Ativa/Desativa uma switch local.
Controle de tempo: Isso mesmo que você leu .-.
Comandos do sistema
Condições: Define condições, que ao serem "preenchidas" realizam alguma ação (definida por você).
Iniciar ciclo: Adiciona uma repetição à tudo o que estiver dentro do ciclo.
Romper ciclo: Cancela o "loop" do ciclo.
Parar evento: Pára o evento em questão.
Evento comum: Chama algum evento comum.
Label: Adiciona um marcador, uma label.
Ir para label: Vai até a label definida NA PÁGINA em que ela se encontra.
Comentário: Precisa fazer alguma anotação que vá usar depois? Use esse comando. Obs.: Alguns scripts podem usa-lo.
Comandos do grupo
Não requer explicação.
Comandos do herói
Não requer explicação.
2ª aba
- Spoiler:
- Na segunda aba de eventos, encontramos:
Comandos de movimento
Teletransporte: "teletransporta" o personagem até algum certo mapa.
Posição de veículo: Muda a posição de um veículo.
Posição de evento: Muda a posição de um evento.
Movimento de tela: "Move" a tela até algum certo ponto.
Mover evento: Move um evento.
Comandos de personagem
Mudar transparência: Permite deixar o personagem "invisível"
Mostrar animação: Mostra uma animação.
Mostrar expressão: Mostra uma expressão.
Apagar evento temporário: apaga o evento em questão, temporariamente.
Efeitos de tela
Não requer explicação.
Tempo
Esperar....: O EVENTO em questão espera um determinado tempo (60 frames = 1 segundo)
Imagens e clima
Mostrar imagem: Mostra uma imagem, lembrando que "x,y" correspondem à tela do jogo, portanto, seus valores podem variar de "-544,-416" até "544,416".
Mover imagem: move uma imagem, dica acima.
Girar imagem: auto-explicativo.
Tonalidade da imagem: auto-explicativo.
Deletar imagem: auto-explicativo.
Opções de clima: Muda o clima, podendo variar desde uma chuva leve até uma tempestade ou neve.
Músicas e efeitos sonoros
Não requer explicação.
3ª aba
- Spoiler:
- Na terceira e última aba de eventos, podemos encontrar:
Controle de cena
Não requer explicação.
Construção do sistema
Não requer explicação.
Classe superior
Chamar script: Chama um script (na maioria das vezes, uma "Scene")
Comandos de batalha
Não requer explicação / São comandos efetuados durante uma batalha.
Scripts
Os scripts do RMVX são os responsáveis por fazer seu jogo funcionar.
Eles programam certos "movimentos" ou "ações" que o RMVX deva fazer ao pressionar, por exemplo, alguma tecla que chame o menu.
Aqui não entrarei em detalhes sobre scripts pois isso é um assunto muito mais complexo que nem eu sei direito. .-.
ATENÇÃO: quaisquer scripts ADICIONADOS ao RMVX devem ser inseridos acima do "main", e a baixo de "scripts adicionais", isso é claro, abrindo o editor de scripts .
Dica: caso queira aprender RGSS2 (scripts usados no RMVX), consulte as aulas do Alucard_2 aqui na RMB.
[tutorial em processo de desenvolvimento.]
- dieniferMembro
- Mensagens : 393
Reputação : 41
Re: [Tutorial] Tudo sobre o VX - Inicantes
Ter Ago 03, 2010 1:48 am
bacana e iteressante esse tutorial,
pena que quando baxei eu nao tinha menor ideia desse forum
e nem direito sobre foruns,,,....
acho que vai ser bem uteis para iniciante e tambem para gente como eu que presisa aprender muito :D :):
pena que quando baxei eu nao tinha menor ideia desse forum
e nem direito sobre foruns,,,....
acho que vai ser bem uteis para iniciante e tambem para gente como eu que presisa aprender muito :D :):
Re: [Tutorial] Tudo sobre o VX - Inicantes
Ter Ago 03, 2010 3:55 pm
Obrigado, dienifer ^^
Bem, o tópico está sendo editado um pouco de cada vez (o RMVX possuí muitas ferramentas ¬¬) e devido as aulas, esse tempo entre um edit e outro não é menor :P
Bem, sobre você querer aprender mais sobre o RMVX, pode contar não só comigo, mas com toda a RMB para isso ;D
Bem, o tópico está sendo editado um pouco de cada vez (o RMVX possuí muitas ferramentas ¬¬) e devido as aulas, esse tempo entre um edit e outro não é menor :P
Bem, sobre você querer aprender mais sobre o RMVX, pode contar não só comigo, mas com toda a RMB para isso ;D
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