RPG Maker Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
MestreJujuba
MestreJujuba
Membro
Membro
Masculino Mensagens : 413
Reputação : 66
http://www.lokosmaniacos.blogspot.com

[Tutorial] Tudo sobre o VX - Inicantes Empty [Tutorial] Tudo sobre o VX - Inicantes

Sex Jul 30, 2010 3:39 pm
Como eu acho que a RMB esteja precisando de algum tutorial para iniciantes, aqui vai o meu. ^^

O que é RPG Maker VX?
Bem, creio que não saber sobre essa maravilhosa ferramenta é algo comum, portanto:

RPG Maker VX é um software para a criação de jogos 2D, especialmente e exclusivamente jogos de RPG.
De uma fácil compreensão, o RMVX acaba sendo um excelente programa para iniciantes na criação de jogos, não requer muito conhecimento em programação ou algo do tipo.

Isso seria um breve resumo, do que o RMVX é capaz, mas ele vai muito além disso. Acompanhe o tutorial.

Criando um novo projeto
Acho aqui não seja necessário o uso de screens, pois, é tudo muito simples.
Para criar um novo projeto, basta abrir o RPG Maker Vx e, caso essa for a primeira vez que você o abre, escolher um nome para a pasta e título para jogo, além, é claro, de um local onde será criada a pasta do jogo. Caso não seja a primeira vez, basta clicar no botão "new" [Tutorial] Tudo sobre o VX - Inicantes New e seguir os passos citados.

Mapeamento
O mapeamento no VX é feito com as seguintes ferramentas:
Spoiler:

Iniciando o mapeamento
Spoiler:


Banco de dados
O banco de dados do RMVX é basicamente o seu "painel de controle", quero dizer, é onde você mais irá mexer ao longo do seu projeto.
Como o banco de dados é extremamente grande, aqui no tutorial apenas falarei sobre suas abas e recursos, sem "especificar" nada.

Spoiler:

Eventos
Os eventos no RMVX são bastante simples de serem adicionados, basta você selecionar a ferramenta edição de eventos [Tutorial] Tudo sobre o VX - Inicantes 2, clicar duas vezes sobre o quadradinho no mapa, e depois, adicionar na parte da direita, os eventos.

1ª aba
Spoiler:

2ª aba
Spoiler:

3ª aba
Spoiler:

Scripts
Os scripts do RMVX são os responsáveis por fazer seu jogo funcionar.
Eles programam certos "movimentos" ou "ações" que o RMVX deva fazer ao pressionar, por exemplo, alguma tecla que chame o menu.
Aqui não entrarei em detalhes sobre scripts pois isso é um assunto muito mais complexo que nem eu sei direito. .-.

ATENÇÃO: quaisquer scripts ADICIONADOS ao RMVX devem ser inseridos acima do "main", e a baixo de "scripts adicionais", isso é claro, abrindo o editor de scripts [Tutorial] Tudo sobre o VX - Inicantes 2.

Dica: caso queira aprender RGSS2 (scripts usados no RMVX), consulte as aulas do Alucard_2 aqui na RMB.

[tutorial em processo de desenvolvimento.]
dienifer
dienifer
Membro
Membro
Feminino Mensagens : 393
Reputação : 41

[Tutorial] Tudo sobre o VX - Inicantes Empty Re: [Tutorial] Tudo sobre o VX - Inicantes

Ter Ago 03, 2010 1:48 am
bacana e iteressante esse tutorial,
pena que quando baxei eu nao tinha menor ideia desse forum
e nem direito sobre foruns,,,....
acho que vai ser bem uteis para iniciante e tambem para gente como eu que presisa aprender muito :D :):
MestreJujuba
MestreJujuba
Membro
Membro
Masculino Mensagens : 413
Reputação : 66
http://www.lokosmaniacos.blogspot.com

[Tutorial] Tudo sobre o VX - Inicantes Empty Re: [Tutorial] Tudo sobre o VX - Inicantes

Ter Ago 03, 2010 3:55 pm
Obrigado, dienifer ^^
Bem, o tópico está sendo editado um pouco de cada vez (o RMVX possuí muitas ferramentas ¬¬) e devido as aulas, esse tempo entre um edit e outro não é menor :P

Bem, sobre você querer aprender mais sobre o RMVX, pode contar não só comigo, mas com toda a RMB para isso ;D
Conteúdo patrocinado

[Tutorial] Tudo sobre o VX - Inicantes Empty Re: [Tutorial] Tudo sobre o VX - Inicantes

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos