Multiple tilesets VX
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NickTheMaster
allzero
MestreJujuba
7 participantes
Multiple tilesets VX
Qua Jul 07, 2010 8:00 pm
ATENÇÃO: O TEXTO A SEGUIR FOI TRADUZIDO DIRETAMENTE DO ARQUIVO "READ-ME", PRESENTE NO .RAR
Este é um sistema para permitir mais tilesets no VX do que os permitidos normalmente.
Os tilesets deverão ser colocados na pasta Graphics/Tilesets/ e cada mapa pode ter seu próprio tileset.
Introdução
Primeiros Passos
Edit Tilesets
Edit Map's Tilesets
Downloads
Créditos
Obs: Não esqueçam de antes de mais nada colar o Script do arquivo de texto "TilesetRuntime" do .rar
Este é um sistema para permitir mais tilesets no VX do que os permitidos normalmente.
Os tilesets deverão ser colocados na pasta Graphics/Tilesets/ e cada mapa pode ter seu próprio tileset.
Introdução
- Spoiler:
- Este sistema é projetado para suportar vários tilesets em um jogo. Faça-o colocando cada imagem dos tilesets na pasta Graphics / Tilesets /. Cada mapa pode ter seu próprio tileset. Por exemplo, o mapa 1 poderia ter um determinado conjunto de Tilea, TileB, etc, e o mapa 2 poderia ter um conjunto diferente para os mesmos tilesets.
Primeiros Passos
- Spoiler:
- Primeiro, copie os arquivos baixados do sistema para a pasta do seu projeto de jogo, em seguida, coloque o arquivo de script denominado "TilemapRuntime" dentro da mesma pasta.
Por favor, note que o editor tileset não pode ser executado por si só. Deve ser usado em conjunto com um projeto existente (Copiar os arquivos baixados para a pasta do projeto).
A edição é feita no editor tileset. Quando você iniciar o editor tileset, você é apresentado com duas opções:
"Edit tilesets", para a criação de tilesets e "Edit map's tilesets", para associar a cada mapa com tilesets
no jogo.
Edit Tilesets
- Spoiler:
- Use a opção Edit Tilesets, para criar um novo tileset ou modificar um conjunto de tilesets existentes. Um tileset consiste em nove arquivos, que têm o mesmo significado no RPG Maker VX. Aqui está um exemplo de como um tileset poderia ser visro em "Edit tilesets".
TileA1: MeuTileA1.png
TileA2: MeuTileA2.png
TileA3: Edifícios.png
TileA4: Paredes.png
TileA5: Pisos.png
TileB: MeuTileB.png
TileC: MeuTileC.png
TileD: MeuTileD.png
TileE: MeuTileE.png
Por padrão, cada arquivo em um novo tileset será igual para os arquivos encontrados no RTP. Coloque esses arquivos em uma nova pasta ("Graphics / Tilesets /"). Este é o lugar onde todos tilesets personalizados devem ser colocados.
Selecione uma imagem do tileset para mudar a imagem usada para a parte do tileset. Por exemplo, selecione TileA1
para mudar o tileset TileA1. Você receberá uma lista de todos os arquivos de imagem contidos em Graphics / Tilesets /
para escolher.
Há outras duas opções aqui: "Rename" e "Set Passages". Escolhendo Set Passages abre um editor similar
para as configurações de Passagem do RPGVX. Aqui você pode mudar a transitabilidade de cada tileset. Neste editor, pressione a tecla F5 para ir a uma parte diferente do tileset e pressione X para salvar ou cancelar as alterações. O editor também permite definir a passagem em matos, pressione a tecla F6 para alternar entre os modos.
A última opção é para renomear o tileset. Isto é bastante auto-explicativo.
Edit Map's Tilesets
- Spoiler:
- A outra opção encontrada no menu principal é "Edit Map's Tilesets", que é editar a associação de um mapa
com um conjunto de peças, tal como definido de acordo com os passos acima.
Aqui, escolha qualquer mapa, você terá a opção de escolher um conjunto de peças (choose) ou para carregar o tileset no RPGVX (load). Se você optar por escolher um conjunto de peças, uma lista de todos os tilesets disponíveis aparecerá onde você pode fazer uma seleção.
Se você optar por carregar o tileset, você será notificado se o carregamento foi bem-sucedido. Se foi, escolha a opção Load, para ver a mudança e trabalhar com o mapa, como de costume. As configurações de passagem não podem ser editadas aqui, mas apenas no editor tileset.
É muito importante notar que no RPGVX, os tilesets não irão carregar automaticamente. Sempre que você decide trabalhar com um mapa diferente no RPGVX, você deve selecionar o novo mapa no editor de tileset e carrega-lo. Se você não fizer isso, o tileset para o mapa pode aparecer incorreto. Este é um problema com RPGVX, não com o editor tileset, porque a limitação é que RPGVX pode carregar apenas um tileset ao mesmo tempo, não vários tilesets.
Downloads
- Spoiler:
- MultipleTilesetsEditor: http://www.4shared.com/file/_6Iex-WG/Multiple_Tilesets.html
Tilesets Convertidos (XP-VX): http://www.4shared.com/file/hD4Z_Z86/TilesetsXP-VX.html
Créditos
- Spoiler:
- Peter O. - Pelo ótimo sistema
Alguém(seiláquemé) - Por converter os tilesets
MestreJujuba - Tradução complicada do tutorial
Obs: Não esqueçam de antes de mais nada colar o Script do arquivo de texto "TilesetRuntime" do .rar
- allzeroNovo Membro
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Re: Multiple tilesets VX
Ter Jul 13, 2010 4:53 pm
massa, futuramente vai ser util mas agora por enqua=nto n
- NickTheMasterNovato
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Re: Multiple tilesets VX
Ter Jul 20, 2010 12:55 am
Funciona direito soh eh meio confuso, mas como dito o problema eh no maker mesmo.Eh bem legaL
+ rep
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- ariellazariNovato
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Re: Multiple tilesets VX
Qua Ago 18, 2010 7:43 pm
Também fico decepcionado com a limitação do vx, quando vi este script até achei legal, mas com o passar do projeto você percebe que este trabalho de mudar de tileset é meio massivo.
Admito que sou tentado a usar, mas a proposta do meu projeto é justamente usar a dinâmica do vx, por isso naum usarei.
Mas tem uma solução sem script que usei no meu último projeto.
-Baixe um Template de charset (um desenho com divisórias para cada char) Daí em cada "quadrinho" ponhe uma construção ou qualquer coisa que você queira no mapa. Adicione no maker a imagem. Depois disso é só por no mapa um novo evento com o gráfico do que você tiver posto no desenho.
VLW
Admito que sou tentado a usar, mas a proposta do meu projeto é justamente usar a dinâmica do vx, por isso naum usarei.
Mas tem uma solução sem script que usei no meu último projeto.
-Baixe um Template de charset (um desenho com divisórias para cada char) Daí em cada "quadrinho" ponhe uma construção ou qualquer coisa que você queira no mapa. Adicione no maker a imagem. Depois disso é só por no mapa um novo evento com o gráfico do que você tiver posto no desenho.
VLW
- RedNovaNovato
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Re: Multiple tilesets VX
Ter Dez 28, 2010 10:49 am
Eu ja tentei de tudo mas quando vou Iniciar o TilesetEditor da erro e ele nao inicia!! alguem me ajuda.
- ChicoNovato
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Re: Multiple tilesets VX
Ter Dez 13, 2011 5:00 am
Poxa eu tbm não consigo abrir o sistema, diz que não achou o RGSS202E.dll
Alguém me ajuda por favor! Essa limitação de tilesets tá matando meus mapas.
Alguém me ajuda por favor! Essa limitação de tilesets tá matando meus mapas.
- Lhu!Novo Membro
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Re: Multiple tilesets VX
Qui Jun 14, 2012 1:26 pm
Obrigado por disponibilizar!
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