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[Pedido] Menu Simples
Qua Ago 01, 2012 2:14 pm
Preciso de um menu simples, pequeno, centralizado na tela em que só exista as opções: Inventário, Load Game e Sair.
Agradecia se alguém pudesse fazer isto para mim visto que eu não tenho a mínima experiência em RGSS.
Cumprimentos.
Agradecia se alguém pudesse fazer isto para mim visto que eu não tenho a mínima experiência em RGSS.
Cumprimentos.
- SecretaEDENNovato
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Re: [Pedido] Menu Simples
Qua Ago 01, 2012 3:23 pm
Fiz um pedido semelhante ao seu: http://rpgmakerbrasil.ephpbb.com/t1661-preciso-de-um-menu-simples
Fa_1 fez-me o favor de criar um estupendo. Veja o que ele fez.
Fa_1 fez-me o favor de criar um estupendo. Veja o que ele fez.
- L.J.CrossNovato
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Re: [Pedido] Menu Simples
Qua Ago 01, 2012 3:52 pm
@NightMelody
Já tinha reparado nesse post só não utilizei ele por ter alguns comandos que iam ser inúteis no meu projeto (Equipamento, os stats, etc.). Mesmo assim tomei a liberdade de apagar algumas linhas do script e tenho o menu como eu quero, menos em um aspecto, a janela está no canto superior esquerdo e eu queria que ela estivesse no centro. Como faço isso?
Já tinha reparado nesse post só não utilizei ele por ter alguns comandos que iam ser inúteis no meu projeto (Equipamento, os stats, etc.). Mesmo assim tomei a liberdade de apagar algumas linhas do script e tenho o menu como eu quero, menos em um aspecto, a janela está no canto superior esquerdo e eu queria que ela estivesse no centro. Como faço isso?
- Fa1Administrador
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Re: [Pedido] Menu Simples
Qua Ago 01, 2012 6:40 pm
Se é só pra ajustar as coordenadas da janela eu posso fazer sem problemas, é só fazer um esboço no paint. Já que se eu colocar a janela no meio as faces ficarão sobrepostas.
EDIT
eu fiz com a janela centralizada.
EDIT
eu fiz com a janela centralizada.
- Código:
#==============================================================================
# ** Window_MenuCommand
#------------------------------------------------------------------------------
# Esta janela exibe os comandos do menu.
#==============================================================================
class Window_MenuCommand < Window_Command
#--------------------------------------------------------------------------
# * Inicialização da posição do comando de seleção (método da classe)
#--------------------------------------------------------------------------
def self.init_command_position
@@last_command_symbol = nil
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Inicialização do objeto
#--------------------------------------------------------------------------
def initialize
super(Graphics.height / 2 - 20 , 0)
select_last
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Aquisição da largura da janela
#--------------------------------------------------------------------------
def window_width
return 160
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Aquisição do número de linhas exibidas
#--------------------------------------------------------------------------
def visible_line_number
item_max
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Criação da lista de comandos
#--------------------------------------------------------------------------
def make_command_list
add_main_commands
add_game_end_command
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Adição dos comandos principais
#--------------------------------------------------------------------------
def add_main_commands
add_command(Vocab::item, :item, main_commands_enabled)
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Adição de comandos próprios
#--------------------------------------------------------------------------
def add_original_commands
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Adição do comando de fim do jogo
#--------------------------------------------------------------------------
def add_game_end_command
add_command(Vocab::game_end, :game_end)
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Definição de habilitação dos comandos principais
#--------------------------------------------------------------------------
def main_commands_enabled
$game_party.exists
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Definição de resultado ao pressionar o botão de confirmação
#--------------------------------------------------------------------------
def process_ok
@@last_command_symbol = current_symbol
super
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Retorno à seleção anterior
#--------------------------------------------------------------------------
def select_last
select_symbol(@@last_command_symbol)
end
end
#==============================================================================
# ** Window_MenuStatus
#------------------------------------------------------------------------------
# Esta janela exibe os parâmetros dos membros do grupo na tela de menu.
#==============================================================================
class Window_MenuStatus < Window_Selectable
alias fa1_window_width window_width
def window_width
Graphics.width
end
alias fa1_window_height window_height
def window_height
Graphics.height - 70
end
def col_max
return 2
end
alias fa1_item_height item_height
def item_height
(height - standard_padding * 2) / 2
end
alias fa1_draw_item draw_item
def draw_item(index)
actor = $game_party.members[index]
enabled = $game_party.battle_members.include?(actor)
rect = item_rect(index)
draw_item_background(index)
draw_actor_name(actor, rect.x + 108, rect.y + line_height / 2 - 8)
draw_actor_face(actor, rect.x + 1, rect.y + 1, enabled)
end
end
#==============================================================================
# ** Scene_Menu
#------------------------------------------------------------------------------
# Esta classe executa o processamento da tela de menu.
#==============================================================================
class Scene_Menu < Scene_MenuBase
#--------------------------------------------------------------------------
# * Inicialização do processo
#--------------------------------------------------------------------------
def start
super
create_command_window
create_status_window
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Criação da janela de comando#
#--------------------------------------------------------------------------
def create_command_window
@command_window = Window_MenuCommand.new
@command_window.set_handler(:item, method(:command_item))
@command_window.set_handler(:game_end, method(:command_game_end))
@command_window.set_handler(:cancel, method(:return_scene))
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Criação da janela de atributos#
#--------------------------------------------------------------------------
def create_status_window
@status_window = Window_MenuStatus.new(0, @command_window.height)
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Comando [Item]
#--------------------------------------------------------------------------
def command_item
SceneManager.call(Scene_Item)
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Comando [Habilidade] [Equipamentos] [Atributos]#
#--------------------------------------------------------------------------
def command_personal
@status_window.select_last
@status_window.activate
@status_window.set_handler(:ok, method(:on_personal_ok))
@status_window.set_handler(:cancel, method(:on_personal_cancel))
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Comando [Fim do Jogo]
#--------------------------------------------------------------------------
def command_game_end
SceneManager.call(Scene_End)
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Comandos individuais [Cancelamento]
#--------------------------------------------------------------------------
def on_personal_cancel
@status_window.unselect
@command_window.activate
end
end
- cranem258Membro
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Re: [Pedido] Menu Simples
Qua Ago 01, 2012 6:43 pm
Acho que ele quer a janela centralizada, não no meio literalmente.
Re: [Pedido] Menu Simples
Qua Ago 01, 2012 6:47 pm
@L. J. Cross
Ache o processo "def create_command_window". No original do Fa1 está na linha 98.
Acrescente a seguinte linha logo após a " @command_window = Window_MenuCommand.new" (linha 99), digitando o seguinte:
Seu código nesse def deve estar assim:
Fim, agora teste.
Ache o processo "def create_command_window". No original do Fa1 está na linha 98.
Acrescente a seguinte linha logo após a " @command_window = Window_MenuCommand.new" (linha 99), digitando o seguinte:
- Código:
@command_window.x = 544-@command_window.width/2
@command_window.y = 416-@command_window.height/2
Seu código nesse def deve estar assim:
- Código:
def create_command_window
@command_window = Window_MenuCommand.new
@command_window.x = 544-@command_window.width/2
@command_window.y = 416-@command_window.height/2
@command_window.set_handler(:item, method(:command_item))
@command_window.set_handler(:equip, method(:command_personal))
@command_window.set_handler(:game_end, method(:command_game_end))
@command_window.set_handler(:cancel, method(:return_scene))
end
Fim, agora teste.
- L.J.CrossNovato
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Re: [Pedido] Menu Simples
Qua Ago 01, 2012 7:04 pm
@Alucard_2
Agora sim, já está bem. As coordenadas tive que ir editando, porque a janela foi para o canto inferior direito. Mas agora já está como eu quero. Muito obrigado.
Agora sim, já está bem. As coordenadas tive que ir editando, porque a janela foi para o canto inferior direito. Mas agora já está como eu quero. Muito obrigado.
Re: [Pedido] Menu Simples
Qua Ago 01, 2012 7:12 pm
@LJCross
Ops, foi burrice minha, era para ter o "544-@command_window.**algo**" entre parênteses, aí dividia tudo por 2 =P Mas enfim, de nada o/
Ops, foi burrice minha, era para ter o "544-@command_window.**algo**" entre parênteses, aí dividia tudo por 2 =P Mas enfim, de nada o/
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