RPG Maker Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Naxus
Naxus
Veterano
Veterano
Masculino Mensagens : 500
Reputação : 68

Favorito Aulas de Pixel Art - 1

Ter Jun 26, 2012 12:00 am
Reputação da mensagem: 100% (6 votos)
Uma pequena introdução.


Olá a todos os makers interessados em aprender um pouco sobre essa mística arte que é a pixel art !
Bem, antes de iniciar quero dizer que criar arte com os pixels é algo bem trabalhoso (afinal trata-se de reunir pixels até formar uma imagem) e muitas pessoas desanimam por não terem um resultado satisfatório no início, porém, ninguém nasce sabendo. Com o tempo e dedicação você pode ser tão bom quanto qualquer outro.

Se você realmente pretende seguir esse "ramo" do maker como sua especialidade não limite-se apenas a esse simples tutorial procure expandir seus conhecimentos pois quando se trata sobre essa arte eu sou um apenas um reles leigo tentando passar os poucos conhecimentos que adquiri com o passar do tempo.
Não esqueça o céu é o limite !

Chega de papo e vamos ao que interessa: Aula 1 - Criando e sombreando chars frontais.
A aula foi divida em seis partes e irei explicar passo a passo com ilustrações para que você possa facilmente acompanhar o andamento do char, a ferramenta utilizada foi o paint.
Aulas de Pixel Art - 1 Tutorialpix1
O template e a palheta utilizado fora esse acima, não adicionei o template por completo pois não usarei ele nessa primeira aula. A palheta do rtp foi reunida por PinedaVX.

Primeiro passo.
Aulas de Pixel Art - 1 Tutorialpix2
Antes de mais nada devemos ter em mente o que queremos fazer e assim produzir um rascunho, no exemplo eu apenas fiz um rascunho do cabelo.
Com a ferramenta "Selecionador de cores" Aulas de Pixel Art - 1 Seleconador+de+cores - Selecione uma cor na palheta, em seguida escolha o tom mais escuro da cor que você escolheu e faça o rascunho.

Segundo passo.
Aulas de Pixel Art - 1 Tutorialpix3
Após fazer o rascunho devemos preencher com a cor desejada. Apenas substitua a cor já presente na "careca" do char com a que corresponde a palheta de cores. Por exemplo: Devemos pegar a parte mais clara da careca e substituir pela parte mais clara da palheta, observe como foi feito.

Terceiro passo.
Aulas de Pixel Art - 1 Tutorialpix4
Bem após o rascunho preenchido com as cores desejadas devemos definir de uma vez por todas como será o cabelo do char, eu escolhi um modelo bem fácil para iniciantes o tradicional "partido no meio". Com os pixel mais escuros modele o cabelo da maneira como deseja e depois sombreei imaginando que a luz está batendo de cima para baixo, ou seja, a parte superior estará sendo iluminada mais do que a inferior.

Quarto passo.
Aulas de Pixel Art - 1 Tutorialpix5
Muitos pixels artists iniciantes terminam o sombreamento do cabelo no terceiro passo, porém o cabelo ainda não está completamente sombreado. Em certos momentos dependendo da luminosidade uma certa área do cabelo recebe um brilho que o diferencia dos demais. Selecione a cor mais clara da palheta e sombreei essas pequenas áreas no seu cabelo do seu char, siga o mesmo padrão da anterior: a luz bate de cima pra baixo.

Quinto passo.
Aulas de Pixel Art - 1 Tutorialpix6
Após terminarmos o cabelo do char, partiremos para a roupa. Escolhi um modelo bem simples, deixarei para fazer algo mais complexo nas próximas aulas. Nessa etapa apenas substitua os pixels do corpo do personagem pela cor da palheta da mesma tonalidade, assim como você fez no segundo passo. Desse modo a roupa do personagem já estará sombreado de acordo com o template.

Sexto e último passo.
Aulas de Pixel Art - 1 Tutorialpix7
Após todos esses passos a parte frontal do char já está quase concluída, apenas dê uma caprichada no sombreamento da roupa. Analise o exemplo e estude como alcançar tal resultado.



É isso aí caros membros dessa incrível comunidade, espero que o tutorial seja útil para alguém.
Não entendeu algum passo e quer tirar alguma dúvida ? Deixe algum comentário que eu ficarei feliz em ajudar.
Aguardem as próximas aulas e até mais !

Créditos:
  • Naxus: Criação e disponibilização da aula
  • PinedaVX: Reunir e disponibilizar a palheta de cores do RTP.
Alucard_2
Alucard_2
Administrador
Administrador
Masculino Mensagens : 823
Reputação : 57
http://www.não tenho site ainda.com.nada

Favorito Re: Aulas de Pixel Art - 1

Qua Jun 27, 2012 5:27 pm
Ha, tão poucos passo para algo tão bem feito =D
Muito obrigado pela aula, serve de grande ajuda o/
+Rep
Naxus
Naxus
Veterano
Veterano
Masculino Mensagens : 500
Reputação : 68

Favorito Re: Aulas de Pixel Art - 1

Qui Jul 12, 2012 11:56 am
Olá sir.alucard !
Desculpe pela demora tive que me ausentar devido uma viagem de família.
Que bom que gostou do tutorial os demais membros que leram e tiveram alguma dúvida fiquem a vontade para perguntar.
Obrigado e até mais.
SteveTheCreeper
SteveTheCreeper
Membro
Membro
Masculino Mensagens : 476
Reputação : 24

Favorito Re: Aulas de Pixel Art - 1

Qui Jul 12, 2012 3:57 pm
Quando saí a aula de fazer chars em uma posição lateral?
Gostei muito deste tutorial,bem explicado,com imagens e em bom tamanho e bem organizado

Rep+
Baranon
Baranon
Novo Membro
Novo Membro
Masculino Mensagens : 133
Reputação : 43
http://libromentis.wordpress.com

Favorito Re: Aulas de Pixel Art - 1

Sex Jul 13, 2012 11:49 am
Poxa Naxus, muito bom. Vou até salvar no Pc, porque isso é algo realmente muito útil. Ponto pra você.
vinikat
vinikat
Novo Membro
Novo Membro
Masculino Mensagens : 119
Reputação : 13
http://dbzword.forumeiros.com

Favorito Re: Aulas de Pixel Art - 1

Seg Set 03, 2012 5:53 pm
já até disse eu que sou mapper só tava dando uma olhada no forum e vi este tópico
e realmente acho que é umm ótimo tutorial!!!
+REP
Conteúdo patrocinado

Favorito Re: Aulas de Pixel Art - 1

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos