RPG Maker Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Baranon
Baranon
Novo Membro
Novo Membro
Masculino Mensagens : 133
Reputação : 43
http://libromentis.wordpress.com

Ralph Trocando a fonte nos games

Qui Jun 21, 2012 8:27 am
Reputação da mensagem: 100% (3 votos)
Alterar fonte no RPG Maker 2003
Um grande oi para todo mundo. Vocês que utilizam o RPG Maker 2003 (sei que não somos muitos), já sonharam em trocar aquela fonte padrão do RPG Maker por outra mais atraente e condizente com a carinha do seu game? Agora isso é possível de maneira fácil; requer uma pouco de paciência, pois o RPG Maker 2003 é meio temperamental.
Soo Let's do this!
Sequencia de 4 passos simples

Spoiler:

Passo 1
Aperte o botão como na figura, procure o executável do seu jogo. Faça uma cópia de segurança.

Passo 2
Coloque o nome interno da fonte escolhida (detalhe que a fonte tem que ser simples, nada de fontes com corações e estrilinhas, ou a fonte do metálica. Existe uma variação de tamanhos, se a fonte for grande vai ficar espremida e totalmente grotesca como o caso da Arial; fontes pequenas como Agency FB ficarão minusculas e totalmente ilegíveis.)

Passo 3
Repita o processo acima agora no espaço abaixo, com a mesma ou outra fonte.

Passo 4
Aperte o botão onde está o número 4 e isso abrirá uma janela; clik em sim para testar.

Pronto, fonte trocada. Diferente do processo de troca de ícones que deve ser feito por ultimo de tudo, esse pode ser feito a qualquer momento sem efeitos colaterais nenhum.
Caso haja alguma duvida perguntem que estou a disposição de vocês.
O Read me do programa tava em alemão, ai eu traduzi, mas não é de grande ajuda.
Outra coisa. Pode ser que a fonte escolhida possa não estar instalada no pc do player. Disponibilize a fonte junto com o game e faça um Leia-me dizendo e explicando como instalar a fonte.

Em anexo o link do programa
https://dl.dropbox.com/u/88564543/RPG%20Maker/RPG%20Maker%20Utilit%C3%A1rios/change_font.rar
Link Mediafire


Última edição por Baranon em Sex Jun 29, 2012 6:24 pm, editado 1 vez(es)
avatar
cranem258
Membro
Membro
Masculino Mensagens : 245
Reputação : 37

Ralph Re: Trocando a fonte nos games

Qui Jun 21, 2012 7:46 pm
Muito bom o tutorial, não sei se serve para outros makers, como VX ou Ace, mas está de parabéns, +REP por disponibilizar e adicionei um link para o mediafire, se quiser encriptar ao adf.ly fique à vontade.

Até...
~nyan
Fa1
Fa1
Administrador
Administrador
Masculino Mensagens : 164
Reputação : 30

Ralph Re: Trocando a fonte nos games

Qui Jun 21, 2012 8:08 pm
Muito bom, eu nunca gostei da fonte padrão do 2k3 .. acho ela muito quadrada. E obrigado por postar, seus tutoriais serão muito úteis aqui , até mais!
Naxus
Naxus
Veterano
Veterano
Masculino Mensagens : 500
Reputação : 68

Ralph Re: Trocando a fonte nos games

Sex Jun 22, 2012 5:50 pm
Sir. Baranon a cada tópico que você posta desperta em mim uma vontade de retornar ao rmk2k3 !
Você vem solucionando todos os "problemas" que na minha opinião tiravam a liberdade do maker de fazer algo único e de seu gosto, mais uma vez quero lhe parabenizar e agradecer pela disponibilização do conteúdo.
Essa troca de fontes resolve o problema da acentuação no maker ? Até aonde eu me lembre quando colocávamos algum acento em uma palavra aparecia um caractere totalmente estranho (isso no rmk2k2 não sei se também acontecia no rmk2k3).
Obrigado camarada e até mais !
+Rep
Baranon
Baranon
Novo Membro
Novo Membro
Masculino Mensagens : 133
Reputação : 43
http://libromentis.wordpress.com

Ralph Re: Trocando a fonte nos games

Seg Jun 25, 2012 7:41 am
Oi Naxus. Uns tempos atrás eu postei um link para o RPG Maker 2003, pois não tinha ele aqui no forum ainda. Ai disponibilizaram o programa para download, versão 1.0 sendo que a que eu postei era 1.8 Ralph :D
Acho que ninguém percebeu, mas tudo bem. Essa versão já vem com o bug dos acentos corrigidos, e para o seu deleite deslumbramento posto o link novamente

rm2k3-install.exe

A única coisa que eu não consegui foi solucionar o bug ao inserir o nome do herói, ai aparece umas letras em "russo"; isso ainda é um mistério para mim.

Quanto ao rm2k3 ele é um bom maker, as pessoas acham que quanto mais avançado um software melhor vai ser o jogo, as vezes por ser muito avançado isso te abre um "leque" de opções para enriquecer seu game, mas que vão te dar mais trabalho e confundir mais sua cabeça.
Pensa comigo Naxus, eu tenho que soltar um parafuso philips (aquele que é em X), que me adianta pegar uma chave philips enorme se o tamanho do parafuso é minusculo? Simplesmente a chave não entra. Ahh, mas e se fosse uma parafusadeira automática super potente e que fosse to tamanho certo? Ai quando você for por o parafuso de volta ele espana por ser muito delicado.
Conclusão: Cada problema uma ferramenta. Game simples, software simples; game complexo software complexo. Qual game é melhor? O que me manter preso na tela mais tempo. Games do nintendinho tem 8 bits e nenhum game atual me prende mais do que aqueles games das antigas e o povo gosta, não fosse assim a nintendo não teria lançado megaman 9 e 10 para nintendo wii com grafico 8bits.
Ufa, falei de mais. Vlw ai a todo mundo.
Flw.
Conteúdo patrocinado

Ralph Re: Trocando a fonte nos games

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos