RPG Maker Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
rodrigo_sabbat
rodrigo_sabbat
Novato
Novato
Masculino Mensagens : 46
Reputação : 18
http://rodrigo-sabbat.blogspot.com

Suporte [Pedido] Tem como converter um script do RMXP (RGSS) para o RMVXAce (RGSS 3) ?

Dom Jun 17, 2012 5:01 pm
Para os que não viram minha história no tópico "Apresentação", um breve resumo: há anos eu mexo com RPG Maker e nunca consegui concluir um jogo.
O maker que foi o auge pra minha criação foi o RPG Maker XP, com o qual eu passei mais perto de concluir um jogo.

Agora, conheci o VX e gostei. Ele é mais fácil e alguns recursos que antes precisava de script já vem com ele. Mas, ainda assim, pra algumas coisas a gente precisa do script.

EU tenho um script pra mudar o título, pelo qual sou apaixonado. Sério mesmo! Sem exageros. Eu amo ele, apesar de não ser o melhor do mundo nem nada assim. Nem lembro o nome dele. Simplesmente copiei e colei no meu jogo. Eu gosto muito dele e agora que estou migrando para o VX Ace, gostaria de usá-lo em meu futuro projeto. Teria como convertê-lo ou algo do tipo?
Alucard_2
Alucard_2
Administrador
Administrador
Masculino Mensagens : 823
Reputação : 57
http://www.não tenho site ainda.com.nada

Suporte Re: [Pedido] Tem como converter um script do RMXP (RGSS) para o RMVXAce (RGSS 3) ?

Dom Jun 17, 2012 5:31 pm
Apenas se o código for refeito, dependendo de como for.
No seu caso, com não sabe o nome, se ainda tiver o código basta mandá-lo dentro do seguinte BBCode:

Código:
[code]  ( Insira o script aqui )  [/code]
rodrigo_sabbat
rodrigo_sabbat
Novato
Novato
Masculino Mensagens : 46
Reputação : 18
http://rodrigo-sabbat.blogspot.com

Suporte Re: [Pedido] Tem como converter um script do RMXP (RGSS) para o RMVXAce (RGSS 3) ?

Dom Jun 17, 2012 9:05 pm
Caro Alucard_2 , obrigado por me oferecer ajuda prontamente!

Encontrei o código original que eu tinha salvo em um CD antigo. Mesmo assim, ainda não sei o nome. Ele altera diretamente o "Scene_Title" do jogo.
Ele necessita que algumas imagens sejam colocadas na pasta ".../Graphics/Titles". Vou tentar anexar as imagens, se assim conseguir.

O script é o seguinte (este já está modificado seguindo minhas preferências e idioma):

Código:
#==============================================================================
#  ¡ Scene_Title
#------------------------------------------------------------------------------
#  @ƒ^ƒCƒgƒ‹‰æ–Ê‚Ì ˆ— ‚ð s‚¤ƒNƒ‰ƒX‚Å‚· B
#==============================================================================

class Scene_Title
#--------------------------------------------------------------------------
#  œ ƒ ƒCƒ“ ˆ—
#--------------------------------------------------------------------------
 def main
  # ??
  if $BTEST
    battle_test
    return
  end
# ƒf [ƒ^ƒx [ƒX‚ðƒ  [ƒh
$data_actors = load_data("Data/Actors.rxdata")
$data_classes = load_data("Data/Classes.rxdata")
$data_skills = load_data("Data/Skills.rxdata")
$data_items = load_data("Data/Items.rxdata")
$data_weapons = load_data("Data/Weapons.rxdata")
$data_armors = load_data("Data/Armors.rxdata")
$data_enemies = load_data("Data/Enemies.rxdata")
$data_troops = load_data("Data/Troops.rxdata")
$data_states = load_data("Data/States.rxdata")
$data_animations = load_data("Data/Animations.rxdata")
$data_tilesets = load_data("Data/Tilesets.rxdata")
$data_common_events = load_data("Data/CommonEvents.rxdata")
$data_system = load_data("Data/System.rxdata")
# ƒVƒXƒeƒ€ƒIƒuƒWƒFƒNƒg‚ð ì ¬
$game_system = Game_System.new
# ƒ^ƒCƒgƒ‹ƒOƒ‰ƒtƒBƒbƒN‚ð ì ¬
@viewport1 = Viewport.new(0, 240, 640, 240)
@viewport5 = Viewport.new(0, 0, 640, 480)
@characters = Plane.new(@viewport5)
#@characters.bitmap = RPG::Cache.title("Title-Characters")
@bg1 = Plane.new(@viewport3)
@bg1.bitmap = RPG::Cache.title("Title-Background")
@meteor = Plane.new(@viewport3)
@meteor.bitmap = RPG::Cache.title("Title-Meteor")
@viewport2 = Viewport.new(0, - 40, 640, 240)
@viewport3 = Viewport.new(0, - 94, 640, 240)
@viewport4 = Viewport.new(0, 40, 640, 240)
@bg1.opacity = @meteor.opacity  = 200
@characters.opacity = 60
@title = Sprite.new
@title.bitmap = RPG::Cache.title("Title-Text")
@title.x = 0
@title.y = 0
@scene = Sprite.new
@scene.opacity = 0
@scene.zoom_x = @scene.zoom_y = 10
# ƒRƒ}ƒ“ƒhƒEƒBƒ“ƒhƒE‚ð ì ¬
s1 = "Iniciar"
s2 = "Continue"
s3 = "Sair"
@command_window = Window_Command.new(100, [s1, s2, s3])
@command_window.back_opacity = 0
@command_window.x = 330 - @command_window.width / 2
@command_window.y = 250
# ƒRƒ“ƒeƒBƒjƒ… [—LŒø”»’è
# ƒZ [ƒuƒtƒ@ƒCƒ‹‚ª‚Ð‚Æ‚Â‚Å‚à‘¶ Ý‚·‚é‚©‚Ç‚¤‚©‚𒲂ׂé
# —LŒø‚È‚ç @continue_enabled ‚ð true A–³Œø‚È‚ç false ‚É‚·‚é
@continue_enabled = false
for i in 0..3
if FileTest.exist?("Save#{i+1}.sav")
@continue_enabled = true
end
end
# ƒ^ƒCƒgƒ‹ BGM ‚ð‰‰‘t
$game_system.bgm_play($data_system.title_bgm)
# ME ABGS ‚̉‰‘t‚ð’âŽ~
Audio.me_stop
Audio.bgs_stop
# ƒgƒ‰ƒ“ƒWƒVƒ‡ƒ“ŽÀ s
Graphics.transition
# ƒ ƒCƒ“ƒ‹ [ƒv
loop do
# ƒQ [ƒ€‰æ–Ê‚ð X V
Graphics.update
# “ü—Í î•ñ‚ð X V
Input.update
# ƒtƒŒ [ƒ€ X V
update
# ‰æ–Ê‚ª Ø‚è‘Ö‚í‚Á‚½‚烋 [ƒv‚ð’†’f
if $scene != self
break
end
end
# ƒgƒ‰ƒ“ƒWƒVƒ‡ƒ“ €”õ
Graphics.freeze
# ƒRƒ}ƒ“ƒhƒEƒBƒ“ƒhƒE‚ð‰ð•ú
@command_window.dispose
# ƒ^ƒCƒgƒ‹ƒOƒ‰ƒtƒBƒbƒN‚ð‰ð•ú
@title.dispose
@bg1.dispose
@meteor.dispose
@characters.dispose
@scene.dispose
end
#--------------------------------------------------------------------------
#  œ ƒtƒŒ [ƒ€ X V
#--------------------------------------------------------------------------
def update
if @command_window.active
update_command
else
update_start
end
end
#--------------------------------------------------------------------------
#  œ ƒtƒŒ [ƒ€ X V (ƒRƒ}ƒ“ƒhƒEƒBƒ“ƒhƒE‚ªƒAƒNƒeƒBƒu‚Ì ê ‡)
#--------------------------------------------------------------------------
def update_command
@characters.oy += 1
@bg1.ox += 1
@meteor.ox -=1
@meteor.oy -=1
# ƒRƒ}ƒ“ƒhƒEƒBƒ“ƒhƒE‚ð X V
@command_window.update
# C ƒ{ƒ^ƒ“‚ª‰Ÿ‚³‚ꂽ ê ‡
if Input.trigger?(Input::C)
# ƒRƒ}ƒ“ƒhƒEƒBƒ“ƒhƒE‚̃J [ƒ\ƒ‹ˆÊ’u‚Å•ªŠò
case @command_window.index
when 0 # ƒjƒ… [ƒQ [ƒ€
command_new_game
when 1 # ƒRƒ“ƒeƒBƒjƒ… [
command_continue
when 2 # ƒVƒƒƒbƒgƒ_ƒEƒ“
command_shutdown
end
end
end
#--------------------------------------------------------------------------
#  œ ƒRƒ}ƒ“ƒh : ƒjƒ… [ƒQ [ƒ€
#--------------------------------------------------------------------------
def command_new_game
# Œˆ’è SE ‚ð‰‰‘t
$game_system.se_play($data_system.decision_se)
# BGM ‚ð’âŽ~
Audio.bgm_stop
# ƒvƒŒƒCŽžŠÔŒv‘ª—p‚̃tƒŒ [ƒ€ƒJƒEƒ“ƒg‚ðƒŠƒZƒbƒg
Graphics.frame_count = 0
# ŠeŽíƒQ [ƒ€ƒIƒuƒWƒFƒNƒg‚ð ì ¬
$game_temp = Game_Temp.new
$game_system = Game_System.new
$game_switches = Game_Switches.new
$game_variables = Game_Variables.new
$game_self_switches = Game_SelfSwitches.new
$game_screen = Game_Screen.new
$game_actors = Game_Actors.new
$game_party = Game_Party.new
$game_troop = Game_Troop.new
$game_map = Game_Map.new
$game_player = Game_Player.new
#  ‰Šúƒp [ƒeƒB‚ðƒZƒbƒgƒAƒbƒv
$game_party.setup_starting_members
#  ‰ŠúˆÊ’u‚̃}ƒbƒv‚ðƒZƒbƒgƒAƒbƒv
$game_map.setup($data_system.start_map_id)
# ƒvƒŒƒCƒ„ [‚𠉊úˆÊ’u‚Ɉړ®
$game_player.moveto($data_system.start_x, $data_system.start_y)
# ƒvƒŒƒCƒ„ [‚ðƒŠƒtƒŒƒbƒVƒ…
$game_player.refresh
# ƒ}ƒbƒv‚É Ý’è‚³‚ê‚Ä‚¢‚é BGM ‚Æ BGS ‚ÌŽ©“® Ø‚è‘Ö‚¦‚ðŽÀ s
$game_map.autoplay
# ƒ}ƒbƒv‚ð X V (•À—ñƒCƒxƒ“ƒgŽÀ s)
$game_map.update
# ƒ}ƒbƒv‰æ–Ê‚É Ø‚è‘Ö‚¦
$scene = Scene_Map.new
end
#--------------------------------------------------------------------------
#  œ ƒRƒ}ƒ“ƒh : ƒRƒ“ƒeƒBƒjƒ… [
#--------------------------------------------------------------------------
def command_continue
# ƒRƒ“ƒeƒBƒjƒ… [‚ª–³Œø‚Ì ê ‡
    # ??? SE ???
        $game_system.se_play($data_system.decision_se)
  # ?
  $scene = Scene_Load.new
    end
#--------------------------------------------------------------------------
#  œ ƒRƒ}ƒ“ƒh : ƒVƒƒƒbƒgƒ_ƒEƒ“
#--------------------------------------------------------------------------
def command_shutdown
# Œˆ’è SE ‚ð‰‰‘t
$game_system.se_play($data_system.decision_se)
# BGM ABGS AME ‚ðƒtƒF [ƒhƒAƒEƒg
Audio.bgm_fade(800)
Audio.bgs_fade(800)
Audio.me_fade(800)
# ƒVƒƒƒbƒgƒ_ƒEƒ“
$scene = nil
end
#---------------------BattleTEST---------------------------------------
def battle_test
  # ??? (???) ?
  $data_actors        = load_data("Data/BT_Actors.rxdata")
  $data_classes      = load_data("Data/BT_Classes.rxdata")
  $data_skills        = load_data("Data/BT_Skills.rxdata")
  $data_items        = load_data("Data/BT_Items.rxdata")
  $data_weapons      = load_data("Data/BT_Weapons.rxdata")
  $data_armors        = load_data("Data/BT_Armors.rxdata")
  $data_enemies      = load_data("Data/BT_Enemies.rxdata")
  $data_troops        = load_data("Data/BT_Troops.rxdata")
  $data_states        = load_data("Data/BT_States.rxdata")
  $data_animations    = load_data("Data/BT_Animations.rxdata")
  $data_tilesets      = load_data("Data/BT_Tilesets.rxdata")
  $data_common_events = load_data("Data/BT_CommonEvents.rxdata")
  $data_system        = load_data("Data/BT_System.rxdata")
  # ?
  Graphics.frame_count = 0
  # ??
  $game_temp          = Game_Temp.new
  $game_system        = Game_System.new
  $game_switches      = Game_Switches.new
  $game_variables    = Game_Variables.new
  $game_self_switches = Game_SelfSwitches.new
  $game_screen        = Game_Screen.new
  $game_actors        = Game_Actors.new
  $game_party        = Game_Party.new
  $game_troop        = Game_Troop.new
  $game_map          = Game_Map.new
  $game_player        = Game_Player.new
  # ???
  $game_party.setup_battle_test_members
  # ? ID???
  $game_temp.battle_troop_id = $data_system.test_troop_id
  $game_temp.battle_can_escape = true
  $game_map.battleback_name = $data_system.battleback_name
  # ?? SE ???
  $game_system.se_play($data_system.battle_start_se)
  # ??? BGM ???
  $game_system.bgm_play($game_system.battle_bgm)
  # ?
  $scene = Scene_Battle.new
 end
end

Vou tentar anexar as imagens agora:

titlemeteor.png
Spoiler:

titltcharacters.png
Spoiler:

titlebackground.png
Spoiler:

titletext.png
Spoiler:

Mais uma vez, agradeço pela ajuda!

PS: Ah, e claro, quem quiser copiar esse script para si, pode, ok!
Mais tarde, vou dar uma olhada no tópico certo do fórum e caso não tenha por alí, posto para todos.
Conteúdo patrocinado

Suporte Re: [Pedido] Tem como converter um script do RMXP (RGSS) para o RMVXAce (RGSS 3) ?

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos