[Pedido] Tem como converter um script do RMXP (RGSS) para o RMVXAce (RGSS 3) ?
Dom Jun 17, 2012 5:01 pm
Para os que não viram minha história no tópico "Apresentação", um breve resumo: há anos eu mexo com RPG Maker e nunca consegui concluir um jogo.
O maker que foi o auge pra minha criação foi o RPG Maker XP, com o qual eu passei mais perto de concluir um jogo.
Agora, conheci o VX e gostei. Ele é mais fácil e alguns recursos que antes precisava de script já vem com ele. Mas, ainda assim, pra algumas coisas a gente precisa do script.
EU tenho um script pra mudar o título, pelo qual sou apaixonado. Sério mesmo! Sem exageros. Eu amo ele, apesar de não ser o melhor do mundo nem nada assim. Nem lembro o nome dele. Simplesmente copiei e colei no meu jogo. Eu gosto muito dele e agora que estou migrando para o VX Ace, gostaria de usá-lo em meu futuro projeto. Teria como convertê-lo ou algo do tipo?
O maker que foi o auge pra minha criação foi o RPG Maker XP, com o qual eu passei mais perto de concluir um jogo.
Agora, conheci o VX e gostei. Ele é mais fácil e alguns recursos que antes precisava de script já vem com ele. Mas, ainda assim, pra algumas coisas a gente precisa do script.
EU tenho um script pra mudar o título, pelo qual sou apaixonado. Sério mesmo! Sem exageros. Eu amo ele, apesar de não ser o melhor do mundo nem nada assim. Nem lembro o nome dele. Simplesmente copiei e colei no meu jogo. Eu gosto muito dele e agora que estou migrando para o VX Ace, gostaria de usá-lo em meu futuro projeto. Teria como convertê-lo ou algo do tipo?
Re: [Pedido] Tem como converter um script do RMXP (RGSS) para o RMVXAce (RGSS 3) ?
Dom Jun 17, 2012 5:31 pm
Apenas se o código for refeito, dependendo de como for.
No seu caso, com não sabe o nome, se ainda tiver o código basta mandá-lo dentro do seguinte BBCode:
No seu caso, com não sabe o nome, se ainda tiver o código basta mandá-lo dentro do seguinte BBCode:
- Código:
[code] ( Insira o script aqui ) [/code]
Re: [Pedido] Tem como converter um script do RMXP (RGSS) para o RMVXAce (RGSS 3) ?
Dom Jun 17, 2012 9:05 pm
Caro Alucard_2 , obrigado por me oferecer ajuda prontamente!
Encontrei o código original que eu tinha salvo em um CD antigo. Mesmo assim, ainda não sei o nome. Ele altera diretamente o "Scene_Title" do jogo.
Ele necessita que algumas imagens sejam colocadas na pasta ".../Graphics/Titles". Vou tentar anexar as imagens, se assim conseguir.
O script é o seguinte (este já está modificado seguindo minhas preferências e idioma):
Vou tentar anexar as imagens agora:
titlemeteor.png
titltcharacters.png
titlebackground.png
titletext.png
Mais uma vez, agradeço pela ajuda!
PS: Ah, e claro, quem quiser copiar esse script para si, pode, ok!
Mais tarde, vou dar uma olhada no tópico certo do fórum e caso não tenha por alí, posto para todos.
Encontrei o código original que eu tinha salvo em um CD antigo. Mesmo assim, ainda não sei o nome. Ele altera diretamente o "Scene_Title" do jogo.
Ele necessita que algumas imagens sejam colocadas na pasta ".../Graphics/Titles". Vou tentar anexar as imagens, se assim conseguir.
O script é o seguinte (este já está modificado seguindo minhas preferências e idioma):
- Código:
#==============================================================================
# ¡ Scene_Title
#------------------------------------------------------------------------------
# @ƒ^ƒCƒgƒ‹‰æ–Ê‚Ì ˆ— ‚ð s‚¤ƒNƒ‰ƒX‚Å‚· B
#==============================================================================
class Scene_Title
#--------------------------------------------------------------------------
# œ ƒ ƒCƒ“ ˆ—
#--------------------------------------------------------------------------
def main
# ??
if $BTEST
battle_test
return
end
# ƒf [ƒ^ƒx [ƒX‚ðƒ [ƒh
$data_actors = load_data("Data/Actors.rxdata")
$data_classes = load_data("Data/Classes.rxdata")
$data_skills = load_data("Data/Skills.rxdata")
$data_items = load_data("Data/Items.rxdata")
$data_weapons = load_data("Data/Weapons.rxdata")
$data_armors = load_data("Data/Armors.rxdata")
$data_enemies = load_data("Data/Enemies.rxdata")
$data_troops = load_data("Data/Troops.rxdata")
$data_states = load_data("Data/States.rxdata")
$data_animations = load_data("Data/Animations.rxdata")
$data_tilesets = load_data("Data/Tilesets.rxdata")
$data_common_events = load_data("Data/CommonEvents.rxdata")
$data_system = load_data("Data/System.rxdata")
# ƒVƒXƒeƒ€ƒIƒuƒWƒFƒNƒg‚ð ì ¬
$game_system = Game_System.new
# ƒ^ƒCƒgƒ‹ƒOƒ‰ƒtƒBƒbƒN‚ð ì ¬
@viewport1 = Viewport.new(0, 240, 640, 240)
@viewport5 = Viewport.new(0, 0, 640, 480)
@characters = Plane.new(@viewport5)
#@characters.bitmap = RPG::Cache.title("Title-Characters")
@bg1 = Plane.new(@viewport3)
@bg1.bitmap = RPG::Cache.title("Title-Background")
@meteor = Plane.new(@viewport3)
@meteor.bitmap = RPG::Cache.title("Title-Meteor")
@viewport2 = Viewport.new(0, - 40, 640, 240)
@viewport3 = Viewport.new(0, - 94, 640, 240)
@viewport4 = Viewport.new(0, 40, 640, 240)
@bg1.opacity = @meteor.opacity = 200
@characters.opacity = 60
@title = Sprite.new
@title.bitmap = RPG::Cache.title("Title-Text")
@title.x = 0
@title.y = 0
@scene = Sprite.new
@scene.opacity = 0
@scene.zoom_x = @scene.zoom_y = 10
# ƒRƒ}ƒ“ƒhƒEƒBƒ“ƒhƒE‚ð ì ¬
s1 = "Iniciar"
s2 = "Continue"
s3 = "Sair"
@command_window = Window_Command.new(100, [s1, s2, s3])
@command_window.back_opacity = 0
@command_window.x = 330 - @command_window.width / 2
@command_window.y = 250
# ƒRƒ“ƒeƒBƒjƒ… [—LŒø”»’è
# ƒZ [ƒuƒtƒ@ƒCƒ‹‚ª‚Ð‚Æ‚Â‚Å‚à‘¶ Ý‚·‚é‚©‚Ç‚¤‚©‚𒲂ׂé
# —LŒø‚È‚ç @continue_enabled ‚ð true A–³Œø‚È‚ç false ‚É‚·‚é
@continue_enabled = false
for i in 0..3
if FileTest.exist?("Save#{i+1}.sav")
@continue_enabled = true
end
end
# ƒ^ƒCƒgƒ‹ BGM ‚ð‰‰‘t
$game_system.bgm_play($data_system.title_bgm)
# ME ABGS ‚̉‰‘t‚ð’âŽ~
Audio.me_stop
Audio.bgs_stop
# ƒgƒ‰ƒ“ƒWƒVƒ‡ƒ“ŽÀ s
Graphics.transition
# ƒ ƒCƒ“ƒ‹ [ƒv
loop do
# ƒQ [ƒ€‰æ–Ê‚ð X V
Graphics.update
# “ü—Í î•ñ‚ð X V
Input.update
# ƒtƒŒ [ƒ€ X V
update
# ‰æ–Ê‚ª Ø‚è‘Ö‚í‚Á‚½‚烋 [ƒv‚ð’†’f
if $scene != self
break
end
end
# ƒgƒ‰ƒ“ƒWƒVƒ‡ƒ“ €”õ
Graphics.freeze
# ƒRƒ}ƒ“ƒhƒEƒBƒ“ƒhƒE‚ð‰ð•ú
@command_window.dispose
# ƒ^ƒCƒgƒ‹ƒOƒ‰ƒtƒBƒbƒN‚ð‰ð•ú
@title.dispose
@bg1.dispose
@meteor.dispose
@characters.dispose
@scene.dispose
end
#--------------------------------------------------------------------------
# œ ƒtƒŒ [ƒ€ X V
#--------------------------------------------------------------------------
def update
if @command_window.active
update_command
else
update_start
end
end
#--------------------------------------------------------------------------
# œ ƒtƒŒ [ƒ€ X V (ƒRƒ}ƒ“ƒhƒEƒBƒ“ƒhƒE‚ªƒAƒNƒeƒBƒu‚Ì ê ‡)
#--------------------------------------------------------------------------
def update_command
@characters.oy += 1
@bg1.ox += 1
@meteor.ox -=1
@meteor.oy -=1
# ƒRƒ}ƒ“ƒhƒEƒBƒ“ƒhƒE‚ð X V
@command_window.update
# C ƒ{ƒ^ƒ“‚ª‰Ÿ‚³‚ꂽ ê ‡
if Input.trigger?(Input::C)
# ƒRƒ}ƒ“ƒhƒEƒBƒ“ƒhƒE‚̃J [ƒ\ƒ‹ˆÊ’u‚Å•ªŠò
case @command_window.index
when 0 # ƒjƒ… [ƒQ [ƒ€
command_new_game
when 1 # ƒRƒ“ƒeƒBƒjƒ… [
command_continue
when 2 # ƒVƒƒƒbƒgƒ_ƒEƒ“
command_shutdown
end
end
end
#--------------------------------------------------------------------------
# œ ƒRƒ}ƒ“ƒh : ƒjƒ… [ƒQ [ƒ€
#--------------------------------------------------------------------------
def command_new_game
# Œˆ’è SE ‚ð‰‰‘t
$game_system.se_play($data_system.decision_se)
# BGM ‚ð’âŽ~
Audio.bgm_stop
# ƒvƒŒƒCŽžŠÔŒv‘ª—p‚̃tƒŒ [ƒ€ƒJƒEƒ“ƒg‚ðƒŠƒZƒbƒg
Graphics.frame_count = 0
# ŠeŽíƒQ [ƒ€ƒIƒuƒWƒFƒNƒg‚ð ì ¬
$game_temp = Game_Temp.new
$game_system = Game_System.new
$game_switches = Game_Switches.new
$game_variables = Game_Variables.new
$game_self_switches = Game_SelfSwitches.new
$game_screen = Game_Screen.new
$game_actors = Game_Actors.new
$game_party = Game_Party.new
$game_troop = Game_Troop.new
$game_map = Game_Map.new
$game_player = Game_Player.new
# ‰Šúƒp [ƒeƒB‚ðƒZƒbƒgƒAƒbƒv
$game_party.setup_starting_members
# ‰ŠúˆÊ’u‚̃}ƒbƒv‚ðƒZƒbƒgƒAƒbƒv
$game_map.setup($data_system.start_map_id)
# ƒvƒŒƒCƒ„ [‚𠉊úˆÊ’u‚Ɉړ®
$game_player.moveto($data_system.start_x, $data_system.start_y)
# ƒvƒŒƒCƒ„ [‚ðƒŠƒtƒŒƒbƒVƒ…
$game_player.refresh
# ƒ}ƒbƒv‚É Ý’è‚³‚ê‚Ä‚¢‚é BGM ‚Æ BGS ‚ÌŽ©“® Ø‚è‘Ö‚¦‚ðŽÀ s
$game_map.autoplay
# ƒ}ƒbƒv‚ð X V (•À—ñƒCƒxƒ“ƒgŽÀ s)
$game_map.update
# ƒ}ƒbƒv‰æ–Ê‚É Ø‚è‘Ö‚¦
$scene = Scene_Map.new
end
#--------------------------------------------------------------------------
# œ ƒRƒ}ƒ“ƒh : ƒRƒ“ƒeƒBƒjƒ… [
#--------------------------------------------------------------------------
def command_continue
# ƒRƒ“ƒeƒBƒjƒ… [‚ª–³Œø‚Ì ê ‡
# ??? SE ???
$game_system.se_play($data_system.decision_se)
# ?
$scene = Scene_Load.new
end
#--------------------------------------------------------------------------
# œ ƒRƒ}ƒ“ƒh : ƒVƒƒƒbƒgƒ_ƒEƒ“
#--------------------------------------------------------------------------
def command_shutdown
# Œˆ’è SE ‚ð‰‰‘t
$game_system.se_play($data_system.decision_se)
# BGM ABGS AME ‚ðƒtƒF [ƒhƒAƒEƒg
Audio.bgm_fade(800)
Audio.bgs_fade(800)
Audio.me_fade(800)
# ƒVƒƒƒbƒgƒ_ƒEƒ“
$scene = nil
end
#---------------------BattleTEST---------------------------------------
def battle_test
# ??? (???) ?
$data_actors = load_data("Data/BT_Actors.rxdata")
$data_classes = load_data("Data/BT_Classes.rxdata")
$data_skills = load_data("Data/BT_Skills.rxdata")
$data_items = load_data("Data/BT_Items.rxdata")
$data_weapons = load_data("Data/BT_Weapons.rxdata")
$data_armors = load_data("Data/BT_Armors.rxdata")
$data_enemies = load_data("Data/BT_Enemies.rxdata")
$data_troops = load_data("Data/BT_Troops.rxdata")
$data_states = load_data("Data/BT_States.rxdata")
$data_animations = load_data("Data/BT_Animations.rxdata")
$data_tilesets = load_data("Data/BT_Tilesets.rxdata")
$data_common_events = load_data("Data/BT_CommonEvents.rxdata")
$data_system = load_data("Data/BT_System.rxdata")
# ?
Graphics.frame_count = 0
# ??
$game_temp = Game_Temp.new
$game_system = Game_System.new
$game_switches = Game_Switches.new
$game_variables = Game_Variables.new
$game_self_switches = Game_SelfSwitches.new
$game_screen = Game_Screen.new
$game_actors = Game_Actors.new
$game_party = Game_Party.new
$game_troop = Game_Troop.new
$game_map = Game_Map.new
$game_player = Game_Player.new
# ???
$game_party.setup_battle_test_members
# ? ID???
$game_temp.battle_troop_id = $data_system.test_troop_id
$game_temp.battle_can_escape = true
$game_map.battleback_name = $data_system.battleback_name
# ?? SE ???
$game_system.se_play($data_system.battle_start_se)
# ??? BGM ???
$game_system.bgm_play($game_system.battle_bgm)
# ?
$scene = Scene_Battle.new
end
end
Vou tentar anexar as imagens agora:
titlemeteor.png
- Spoiler:
titltcharacters.png
- Spoiler:
titlebackground.png
- Spoiler:
titletext.png
- Spoiler:
Mais uma vez, agradeço pela ajuda!
PS: Ah, e claro, quem quiser copiar esse script para si, pode, ok!
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