RPG Maker Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Bonys02
Bonys02
Novato
Novato
Masculino Mensagens : 6
Reputação : 12

Resolvido Cores e Curiosidades para Iniciantes.

Sex Jun 01, 2012 10:22 pm
Reputação da mensagem: 100% (2 votos)
Para começar peço-lhes que não sejam tão críticos quanto à esse tuto, pois é o meu primeiro...

Como o site está em construção resolvi colaborar com esse recurso do RPG Maker VX Ace que achei muito bom para enfatizar palavras importantes
no decorrer de missões. Sabe aquelas pessoas que, às vezes por falta de tempo ou vontade, não lêem a história do jogo e preferem pular para
chegar logo no final?
Então... É por causa delas que coloca-se um pequeno resumo daquilo que foi falado, destacando através da mudança de cores, as palavras-chave.

Para mudar a cor de um texto basta selecionar no menu de eventos o botão escrito Mostrar Mensagem, que por ventura está na primeira aba.
Após selecionado, antes de digitar o seu texto escreva o seguinte comando: \c[n] Onde n é o número de identificação da cor ou ID.

Mas como eu vou saber os ID's???

Fácil! Abaixo está uma lista dos ID's:

Cores e Curiosidades para Iniciantes. Coresdetextorpgmaker

Use o Número que se encontra antes da bola colorida para usar a cor referente, por exemplo:

Spoiler:

E sua mensagem ficaria assim:

Spoiler:

E como você sabe os ID's??

Para ver as cores vá na pasta onde o seu RPG Maker está instalado, lá procure pela pasta Graphics, e dentro desta há outra chamada System.
Ao abrir a System você verá vários arquivos no formato de imagem, procure por um chamado Window, abra e as cores presentes no canto inferior
direito são as mesmas que coloquei na lista, sendo que os ID's nesse arquivo não estão expostos, porém se você contar da esquerda para direita,
de cima para baixo, chegará ao mesmos ID's que eu relacionei.

Curiosidades para Iniciantes

Bom, colocarei nesse tópico sobre curiosidades para iniciantes apenas algumas coisas que aprendi, pois também sou iniciante. Portanto se algum
membro mais experiente pode continuar esse tópico com outras curiosidades.

Começaremos aqui com algo simples que muitos não sabem e tem dificuldade de executar: (Farei do meu jeito, desconheço uma maneira mais fácil...)
Como criar uma porta que abra e feche sem que o jogador precise teletransportar?
Eu procurei em vários lugares e não achei, resolvi tentar mais e acabei conseguindo. Dividirei as etapas por passos:

Passo 1: Use o recurso de Criação Rápida de portas fornecido pelo próprio RPG Maker. Ligue o modo Edição de Eventos e clique com
o botão direito do mouse no lugar que você quiser do seu mapa. Com isso será aberto um menu com várias opções, selecione aquela denominada
"Criação Rápida" e clique em "Porta...". Escolha o gráfico da sua porta e ignore o local de teletransporte. Não apague qualquer outra coisa
a menos que saiba o que está fazendo!


Passo 2: Após criada, clique com o botão direito do mouse em cima da porta (Atenção: o modo Edição de Eventos deve permanecer ligado)
e clique em "Editar Evento...". Lá você verá que o evento já editado pelo próprio programa. Para que você use essa porta sem teletransportar,
é necessário excluir a linha do script do evento que Teletransporta o jogador escrito: Teletransporte:[LocaldoMapa] (CoordenadasCartesianas)

Passo 3: Ainda na tela de edição do evento, por opção pessoal mude o som ao usar a porta escrito como "Reproduzir SE", edite esta linha
clicando nela com o botão direito do mouse. Após feito a exclusão do teletransporte, vá na primeira linha, clique com o botão direito do mouse
e clique em "Inserir..." e procure no menu de eventos, na primeira aba, no tema Controle de Fluxo e clique em Label, escreva
qualquer nome.

Passo 4:: Depois de ter criado o seu Label, insira com "Inserir..." na linha logo abaixo do seu Label, procure no menu, também na
primeira aba e no Controle de Fluxo, a opção Condição. Nela você verá quatro abas, clique na quarta, desfaça a opção de Adicionar Exceção e selecione onde está escrito "Tecla" e escolha a tecla que preferir (OBS: A tecla C equivale à tecla Enter)

Passo 5: Copie tudo aquilo que o programa criou para a porta e que você não apagou e Cole na linha entre ond está escrito "Estru
tura condicional:Botão [quevocêescolheu] foi pressionado"
e "Fim". Após feito isso, edite a linha que está escrito: "Mover Evento: Jogador
(Ignorar se possível, Aguardar até o fim)"
, lá você presenciará uma grande lista de várias ações que podem ser executadas tanto pelo Jogador quanto por qualquer outro evento. Procure por "Avançar um Passo" e clique. Com isso você deverá ter dois Avançar um Passo, então clique em OK.

Passo 6: Na próxima linha insira um novo comando para o evento com "Inserir..." e na segunda aba onde como tema está "Movimento" clique em "Mover Evento". Você verá a mesma lista de antes porém agora você vai fazer o trabalho duro. Primeiramente,
procure por "Olhar acima" e selecione, então por "Esperar", coloque o número 3 no lugar do 60. Procure por "Olhar à Direita", selecione, e clique em "Esperar" novamente, inserindo o mesmo número (3). Procure e clique em "Olhar Abaixo" e, por último, selecione "Atravessar OFF".

Passo 7: Finalmente, insira ainda dentro do espaço da condição. Vá na primeira aba e procure por "Ir para Label..." dentro do Controle de Fluxo, coloque o Mesmo Nome da Label que você Criou no Passo 3 e clique em Ok.

Well Done sua porta está feita, agora é um problema a menos para resolver.

Espero ter ajudado!! Comente sobre esse tuto, sejam sinceros, Agradeço desde já.

Bonys~ Ralph :D Ralph :D
Alucard_2
Alucard_2
Administrador
Administrador
Masculino Mensagens : 823
Reputação : 57
http://www.não tenho site ainda.com.nada

Resolvido Re: Cores e Curiosidades para Iniciantes.

Sáb Jun 02, 2012 12:49 am
Opa, um tutorial para iniciantes!
Ultimamente tenho visto este tipo de assunto sendo muito requisitado por novatos, valeu a pena você ter tomado a iniciativa! Parabéns, ganhou um ponto de reputação pelo bom trabalho ;D Está de maneira clara, objetiva, e com uma parte prática separada da teórica, exatamente como nos livros de programação xD Congratulations o/
Naxus
Naxus
Veterano
Veterano
Masculino Mensagens : 500
Reputação : 68

Resolvido Re: Cores e Curiosidades para Iniciantes.

Sáb Jun 02, 2012 8:05 am
Olá camarada !
Hoje em dia é difícil ver um maker experiente se dedicar a passar seus conhecimentos para os leigos, se eu tivesse visto seu tutorial no início da minha "carreira" maker teria sido um mar de rosas.
Amei o tutorial, espero que continue a colaborar com a comunidade
Obrigado e até mais !
Best_Eventer
Best_Eventer
Novato
Novato
Masculino Mensagens : 50
Reputação : 16

Resolvido Re: Cores e Curiosidades para Iniciantes.

Sáb Jun 02, 2012 10:47 pm
Ótimo Tutorial, eu só lhe pergunto uma coisa quando mudo de window no meu jogo há cores diferente, e você me deu uma ideia pra fácil decoração, obrigado pela inspiração. Ralph :)
Bonys02
Bonys02
Novato
Novato
Masculino Mensagens : 6
Reputação : 12

Resolvido Re: Cores e Curiosidades para Iniciantes.

Sáb Jun 02, 2012 11:06 pm
Obrigado por todos os comentários positivos, a opinião de vocês é muito importante para mim. Estou planejando fazer outros tutoriais como continuação do "Curiosidades para Iniciantes", e reforço-lhes a ideia de também colaborar com esse tópico, pois acredito que isso será um grande passo para o crescimento do fórum.

Bonys~ Ralph :D Ralph :D
Conteúdo patrocinado

Resolvido Re: Cores e Curiosidades para Iniciantes.

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos