RPG Maker Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Lucas™
Lucas™
Membro
Membro
Masculino Mensagens : 422
Reputação : 24
http://strangepolis.tumblr.com

[R2003] Sons aleatórios. Empty [R2003] Sons aleatórios.

Sex Dez 03, 2010 10:33 am
Alguém sabe como, no Maker 2003, reproduzir sons aleatórios? Quero fazer um mapa de floresta, e gostaria de deixar os sons dos pássaros aleatórios, para não dar um ar de 'combinado'. Dá?
ciberpyrata
ciberpyrata
Novo Membro
Novo Membro
Masculino Mensagens : 123
Reputação : 15

[R2003] Sons aleatórios. Empty Re: [R2003] Sons aleatórios.

Sex Dez 03, 2010 4:45 pm
Você pode por um evento paralelo que a cada intervalo de tempo altera uma variável nos valores aleatórios de 1 à 2. ai você por outro evento paralelo que ativa um som se a variável estiver 1 e não ativa som se ela estiver 2. se você por mais números na variável aleatória da pra por sons diferentes.
Lucas™
Lucas™
Membro
Membro
Masculino Mensagens : 422
Reputação : 24
http://strangepolis.tumblr.com

[R2003] Sons aleatórios. Empty Re: [R2003] Sons aleatórios.

Sex Dez 03, 2010 7:18 pm
Olha...

Não entendo esse negócio de Variável. Poderia me mostrar uma espécie de Tuto Passo a Passo? Malz! ;\
ciberpyrata
ciberpyrata
Novo Membro
Novo Membro
Masculino Mensagens : 123
Reputação : 15

[R2003] Sons aleatórios. Empty Tuto

Sex Dez 03, 2010 8:29 pm
Eu tirei as screenshots no RPG Maker VX, mas vai ser idêntico no 2003, pelo menos eu acho, faz tempo que eu não uso o 2003.
É bem facim, você só precisa de 1 variável e 1 evento no mapa onde vão estar os sons aleatórios.

Spoiler:
Crie um Ciclo e mude a Variável para um número aleatório, no caso de 1 à 2. Então crie uma Condição onde se a Variável for igual à 1 o som é ativado, ali eu usei Applause, mas é óbvio que você pode usar outro. Não é necessário colocar mais condições nas exceções, já que só existem dois resultados possíveis, mas se você quiser colocar mais sons é só você alterar os números que a variável pode ter e ir adicionando mais condições. Depois da condição coloque para esperar por um tempo, no caso eu usei 300 frames (5 segundo) ou seu evento vai reproduzir o som diversas vezes seguidas. Coloque o evento como Processo Paralelo e pronto!
Assim você tem que por um evento em cada mapa onde tiver os sons aleatórios, mas você pode fazer isso num Evento Comum e só vai precisar ativar uma switch para chamar o evento. Nesse caso a variável vai de 1 à 2, por tanto existe 50% de chance do som ser ativado, você pode por a variável aleatória de 1 à 100 e a condição para ativar o som se a variável estiver entre 1 e 80, então haverá 80% de chance, ou qualquer ou valor que você quiser.

Aé, se você puder me "emprestar" esses sons de pássaros aí pra mim usar no meu jogo eu até coloco nos créditos do meu jogo: Sistema de sons aleatórios - idéia do Lucas, feito por ciberpyrata.
Lucas™
Lucas™
Membro
Membro
Masculino Mensagens : 422
Reputação : 24
http://strangepolis.tumblr.com

[R2003] Sons aleatórios. Empty Re: [R2003] Sons aleatórios.

Sex Dez 03, 2010 8:59 pm
Obrigado ^^

Escuta, esses sons estão no meu antigo pack Bugigangas de Waves do Lucas, que está disponível no fórum. Dá uma olhada, se puder. ;D
Conteúdo patrocinado

[R2003] Sons aleatórios. Empty Re: [R2003] Sons aleatórios.

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos