[Tutorial]Sistema de forja
Dom Ago 08, 2010 4:14 pm
Bem, fiz este sistema há 1 ano atrás, enquanto ainda estava aprendendo RMVX e resolvi postar esse tutorial.
(Eu fiz essa porcaria sozinho, sem a ajuda de outros tutoriais, portanto, não sei o que há de diferente de outras demos de outros fórums)
1. Armas a serem aprimoradas
2. Catalizadores
3. O ferreiro
4.Configurando as demais páginas
DEMO
Link
(Eu fiz essa porcaria sozinho, sem a ajuda de outros tutoriais, portanto, não sei o que há de diferente de outras demos de outros fórums)
1. Armas a serem aprimoradas
- Spoiler:
Antes de mais nada, saiba que você terá que ter uma arma de nível diferente a cada vez que ela for "upada", ou seja, você terá que criar as armas de "nível maior", ex.: Você criou uma nova espada que pode ser aprimorada até o nível 4, agora, crie mais outras 4 espadas referentes aos outros níveis dela.
Espada comum
Espada comum +1
Espada comum +2
Espada comum +3
Espada comum +4
2. Catalizadores
- Spoiler:
Catalizadores são itens que "aumentam" a chance de a forja ser bem sucedida. Aqui, utilizei um tipo de catalizador, que dará 10% de chance a mais para a forja ocorrer bem e esse mesmo catalizador só poderá ser usado 1 por vez.
- Afeta: nada;
- Usável em: não usar;
- Atributos: tanto faz;
- Mudar status: tanto faz.
3. O ferreiro
- Spoiler:
1ª página
Na primeira página, inicie-a ao pressionar tecla, defina o gráfico e tudo mais. As escolhas de forja devem ser colocadas aqui e, por exemplo, ao selecionar aprimorar "espada comum", coloque a condição: [possuí espada comum]. Caso haja essa espada, ative a switch local "A". Faça o mesmo com os outros níveis para a espada, mudando apenas as switches a serem ligadas, sendo que, poderemos utilizar até 4 níveis diferentes (existem 4 switches locais, mas caso queira aumentar esse número, passe a usar swithces comuns).
Demais páginas
As outras páginas serão referentes aos equipamentos a serem aprimorados, cada uma deverá corresponder a um nível do equipamento (aqui, espada comum). O limite das páginas no VX é quase ilimitado (bem, no meu teste criei 35 páginas sem problema algum LOL) mas sugiro criar diferentes npcs para diferentes armas, até mesmo para evitar uma enorme confusão.
Essas páginas deverão ser iniciadas automaticamente (inicio automático), com a condição de início referente a switch ligada nas escolhas.
Variáveis
As variáveis são a "vida" desse meu sistema.
Aqui, você utilizará apenas 2:
Chance da forja: valor que define a chance da forja ser bem sucedida.
Aumento da forja: "acréscimo" de chance à primeira variável.
4.Configurando as demais páginas
- Spoiler:
Vá até uma das páginas que você criou para a forja da arma, coloque a opção de usar um catalizador.
Com catalizador:
[Condição: Possui catalizador]
[Mudar item: Catalizador -1]
[Efeitos sonoros e gráficos]
[Opções de variável: Aumento da forja +X]
[Opções de variável: Chance da forja - Aleatório 1...100]
[Opções de variável: Chance da forja + Variável: Aumento da forja]
[Condição: Chance da forja >= X]
[Efeitos sonoros e gráficos (sucesso)]
[Mudar itens: espada comum -1]
[Mudar itens: espada comum (+1)]
[Switch local "X" = OFF]
[Exceção]
[Efeitos sonoros e gráficos (falha)]
[Mudar itens: espada comum -1]
[Switch local "X" = OFF]
[Exceção]
[Mensagem: Você não possui um catalizador]
[Switch local "X" = OFF]
Sem catalizador
Opções de variável: Chance da forja - Aleatório 1...100]
[Condição: Chance da forja >= X]
[Efeitos sonoros e gráficos (sucesso)]
[Mudar itens: espada comum -1]
[Mudar itens: espada comum (+1) +1]
[Switch local "X" = OFF]
[Exceção]
[Efeitos sonoros e gráficos (falha)]
[Mudar itens: espada comum -1]
[Switch local "X" = OFF]
Atenção: Substitua todos os "X" por valores à sua escolha, lembrando que, quanto maior o nível, mais difícil é o aprimoramento.
E só para constar: ai em cima eu coloquei "Espada comum" e "Espada comum (+1)" como as armas, mas lembre-se de mudar isso para cada arma a ser aprimorada. Ex.: Caso o jogador escolha aprimorar uma "Espada comum (+1)", ele perderá uma "Espada comum (+1)" e ganhará uma "Espada comum (+2)", caso ocorra tudo bem.
DEMO
Link
Re: [Tutorial]Sistema de forja
Dom Ago 08, 2010 4:18 pm
Muito bom sistema! Parabéns!
Já tinha pensado em fazer um sistema destes quando jogava Metin 2 porque lá havia um sistema assim, mas entretanto esqueci-me e ganhei preguiça. xD
Já tinha pensado em fazer um sistema destes quando jogava Metin 2 porque lá havia um sistema assim, mas entretanto esqueci-me e ganhei preguiça. xD
- Spoiler:
- +rep
- kaiqueNovato
- Mensagens : 28
Reputação : 10
Re: [Tutorial]Sistema de forja
Seg Ago 09, 2010 2:59 pm
legal gostei muito bom seu tutorial de forjar espadas e nem é tão dificil brigadão valeu vlw até mais
Re: [Tutorial]Sistema de forja
Seg Ago 09, 2010 3:31 pm
Opa! Que bom que gostaram do sistema ^^
(É simples, funcional e substitui scrpts que podem dar erros ^^)
[new] Demo disponível. Está simples, sem efeitos sonoros/gráficos, mas dá para se divertir ^^[/new]
Link
(É simples, funcional e substitui scrpts que podem dar erros ^^)
[new] Demo disponível. Está simples, sem efeitos sonoros/gráficos, mas dá para se divertir ^^[/new]
Link
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|